TST - Transportes Sul do Tejo

TST - Transportes Sul do Tejo - Impedimento de viagem

Mariana
Mariana apresentou a reclamação
3 de maio 2018

No passado dia 30 de abril, localizava-me numa paragem no centro da vila de Alcochete, onde esperei pelo autocarro que partia do Valbom (TST 432- 17:45). Ao chegar, entrei no autocarro e validei o meu módulo adquirido na estação do Oriente e carregado com 5 euros. Carreguei na seta e ok. Não escolhi a opção certa, sem nunca o condutor questionar se precisava de ajuda ou fazê-lo. Como primeira vez que andei num autocarro da TST para Alcochete, foi-me explicado, na viagem de ida, que deveria carregar na opção 8, no entanto, ao mexer com a seta pensei já ter selecionado a opção correta e carreguei ok. Mas afinal tinha selecionado a opção 6. O motorista perguntou-me qual era o meu destino ao qual eu respondi "Oriente" e ele rematou com "Essa não é a opção correta" e eu disse-lhe que me tinha enganado. Dado isto, obrigou-me a revalidar o bilhete que já não tinha saldo disponível dado que os 5 euros carregados só davam para uma ida e uma volta e eu já tinha validado com o número incorreto. Ainda assim, revalidei e apareceu a mensagem que dizia saldo indisponível. Posteriormente, o motorista com uma entoação bastante agressiva, disse-me "agora ou paga ou sai" e eu disse que não tinha mais dinheiro comigo, não sabia onde estava porque tal como disse acima, foi a minha primeira viagem a Alcochete e tentei mostrar-lhe o comprovativo de carregamento do módulo. Ele disse-me nestas mesmas palavras: "Não quero saber. Como é que vai ser? Ou paga ou sai" e eu respondi "Sair para onde? vou ficar aqui na rua sozinha, sem saber onde estou e sem dinheiro?" e ele abriu a porta e disse "Saia que eu tenho mais que fazer", deixando-me ali sozinha na paragem antes do Freeport de Alcochete. A minha sorte foi passar uma senhora que me viu a chorar e emprestou-me o dinheiro necessário para a viagem de volta para Lisboa, sendo que, tive ainda cerca de 1 hora à espera do autocarro.

Data de ocorrência: 3 de maio 2018
Exma. Senhora
Rececionamos a sua reclamação a qual mereceu a nossa melhor atenção.
Lamentamos o transtorno causado para o qual pedimos as nossas desculpas.
Informamos que o nosso motorista irá ser chamos a atenção, e iremos agir de acordo com as normas da empresa.
Sempre ao seu dispor, com os melhores cumprimentos
TST - Transportes Sul do Tejo, SA

Só dizendo que era a primeira vez e soube fazer validação... Algo me escapou.. E o motorista não é obrigado a perguntar se precisa de ajuda, se está já com a "faca e o queijo na mao". De facto viagem para Lisboa é o 8, se marcou o 6, não ia marcar o 8, talvez o 2...
"ele rematou com "Essa não é a opção correta" Rematou?! Nem foi mal educado, mas de facto não era a mais correcta.
Só o facto ter dito que carregou com 5,00€, precisava de mais de 5,00€ para ter o "volta". O bilhete do motorista são 3,50€, com pre-comprado/modulos fica a 2,97€, ou seja, 2,97+2,97=5,94€. Será que na primeira viagem carregou no 8?!