Transportes Sul do Tejo, SA
  • Rua Marcos de Portugal
    Laranjeiro
    2810-260 Almada
  • info@tst.com.pt

TST - Transportes Sul do Tejo - Má conduta profissional, má fé, falta de empatia

Em tratamento
Sara Séca
Sara Séca apresentou a reclamação
13 de março 2024
Na segunda feira dia 11 de Março, por volta das 17h40m, o meu filho de 14 anos saiu da escola e apanhou o autocarro carreira 3601 na Rua dos Três Vales, Monte de Caparica, frente à Escola C+S, para sair nas Casas Velhas para ir para casa.
Na paragem que tinha de sair, e como chegou mais tarde à porta de saida, o senhor motorista já estava a fechar a porta quando o meu filho lhe pediu se podia abrir a porta novamente para descer. O motorista respondeu que não e que agora só abriria na proxima paragem. O meu filho disse-lhe que morava ali e tinha de sair. O motorista voltou a dizer-lhe que não abria e para se sentar que só na proxima abriria.
Ora, o motorista sabia de antemão que a proxima paragem seria a mais de 20km da paragem anterior, onde o meu filho deveria sair e pediu para sair e alertou que morava ali! Então o meu filho sentou-se e na paragem seguinte saiu, e foi quando o motorista lhe perguntou se não queria ajuda para voltar. O meu filho disse-lhe que não,
saiu do autocarro e pegou no telefone e ligou para mim, pois felizmente o autocarro tem sitio onde carregar o telefone porque estava sem bateria inclusive. O meu filho menor, de 14 anos, foi impedido de sair na paragem que queria e deveria sair pelo motorista que o conduzia, sabendo que a paragem seguinte seria a mais de 20km da paragem anterior. Quando me ligou estava super assustado, sem saber onde estava porque o motorista não o deixou sair na paragem dele!! Felizmente conseguiu enviar-me a localização e eu tive de deixar o meu trabalho e ir a correr ao encontro dele, pois foi deixado numa estrada desconhecida e super perigosa quer a nivel de transito, quer a outros niveis, por um motorista de autocarro publico, que alem de não ter tido empatia por um ser menor, ainda com ar de gozo lhe pergunta se quer ajuda 20km depois!! O motorista além de ter impedido o meu filho de sair do autocarro ainda o abandonou numa estrada super perigosa, deixando super nervoso e ansioso e a mim, mãe dele também!!
Data de ocorrência: 12 de março 2024
22 de março 2024
Exmos. Senhores,

Rececionámos a reclamação V/ Ref.ª 109270924 de 13/03/2024, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Relativamente ao conteúdo da mesma, informamos que procedemos internamente à averiguação da situação relatada.

Os factos apurados junto do Colaborador que se encontrava afeto ao serviço em causa, apresentam algumas diferenças face ao relatado, uma vez que apurámos que a solicitação para saída da viatura terá ocorrido após a paragem das Casa Velhas, já na rotunda de acesso à A33.

Importa esclarecer que, por questões de segurança, não é permitido apanhar ou largar Passageiros fora das paragens estipuladas para a Linha em causa.
Assim, e uma vez que a solicitação para saída da viatura terá ocorrido já no início da A33, e por se tratar de uma autoestrada não sendo permitido nestas vias que estejam pessoas em pé no interior da Viatura, levou a que o Motorista tenha solicitado ao filho da reclamante que se sentasse.

Efetivamente, a paragem da Flor da Mata dista cerca de 13 km da paragem das Casas Velhas, facto que levou o Motorista a questionar o jovem, se necessitava de algum apoio, nomeadamente para ligar a alguém, tendo sido informado que não, pois iria ligar à Mãe.

Assim, e embora perante a situação o nosso Motorista tenha cumprido com todas as regras a aplicar à situação em causa, consideramos tratar-se de uma ocorrência bastante sensível e delicada que nos merece uma atenção particular, pelo que a iremos expor à Autoridade competente, no sentido de termos informação sobre que outros procedimentos poderão ser adotados com vista a evitar situações semelhantes que possam ocorrer.

Lamentamos toda a preocupação que esta situação certamente terá causado.

Com os nossos melhores cumprimentos,
T.S.T. - Transportes Sul do Tejo, S. A.
Sara Séca
20 de abril 2024
Não esperava outra resposta da vossa parte senão essa.
Mas a versão do meu filho, menor, não é essa.
Quando foi solicitada a abertura da porta ao motorista, o autocarro ainda não se encontrava em andamento.
Compreendo que haverá muitas situações deste tipo com crianças mais afoitas da idade do meu filho. Mas o meu filho não se enquadra nesses parametros. E é nele que acredito, pois foi sempre foi ensinado e educado a dizer a verdade, seja em qualquer situação.
E mais sabemos nós, passageiros utilizadores dos vossos servicos, e quantas vezes já assistimos a "paragens" dos motoristas em locais "inapropriados" para "dar o jeito" a familiares e amigos!
Portanto, continuo a aguardar a identificação do senhor motorista dessa carreira, nesse dia, à hora indicada para proceder à respectiva queixa crime.
Recordo que o meu filho foi impedido de sair na paragem que lhe dava acesso a ir para casa, e deixado a muitos kilometros depois, tendo o motorista lhe dito então nessa altura e só nessa altura lhe oferecido "ajuda" para voltar para casa, quando poderia ter perfeitamente e em condições de segurança evitado toda esta situacaode stress e que muito transtorno causou tanto ao meu filho, menor, e a mim!
Exma. Sra. D. Sara Séco,

Rececionámos a sua mensagem proveniente do Portal da Queixa com a Refª. 109270924, a qual mereceu a nossa melhor atenção.

Em resposta ao seu pedido de identificação do Motorista, informamos que, no cumprimento do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) não é possível fornecer-lhe estes dados.

A identificação de Trabalhadores da TST, apenas é feita mediante pedido escrito das Autoridades com competências para tal.

Melhores Cumprimentos,
T.S.T. - Transportes Sul do Tejo, S. A.
TST - Transportes Sul do Tejo está a aguardar resposta do utilizador