Transportes Sul do Tejo, SA

TST - Transportes Sul do Tejo - Título de transporte

Elisabete Glória Dias Silva Gonçalves
Elisabete Gonçalves apresentou a reclamação
1 de outubro 2018
Comprei o L123 para circular na corôa 3, do mapa de rede da TST. No entanto, não é aceite para circular em todas as carreiras dentro dessa área.

Ao adquirir o título de transporte, paguei adiantado, aceitando as condições de utilização que foram apresentadas pela empresa. Uma das condições é esta: é válido numa determinada área, indicada no mapa de rede da TST:
* PROIBIDO *://www.tsuldotejo.pt/ficheiros/file/COROA TST SITE_2018 copy.png

e no portal Lisboa Viva:

Não há outra informação disponível ao público.
Data de ocorrência: 1 de outubro 2018
9 de outubro 2018
Exma. Sra. D. Elisabete Gonçalves,

Acusamos a receção do seu e-mail de 8 de Outubro de 2018, o qual mereceu a nossa melhor atenção.

Relativamente à reclamação apresentada por V. Exa. somos a informar que a carreira 151 é um serviço que foi, desde o início, concebido para funcionar fora da lógica do sistema de passes multimodais tendo sido sempre publicitado nestes termos, o que permite ao cliente optar entre aderir ou não ao serviço.

Esta carreira foi concebida preferencialmente como uma alternativa para as pessoas que não são habitualmente utilizadores dos transportes públicos, razão pela qual foram definidos previamente títulos de transporte específicos para a sua utilização. Ao nivel dos passes, é possível utilizar o passe próprio da TST SAP (47,50€), os passes combinados LX 01 (45,45€) e 02 (58,25€), válidos na Carris e no Metro, consoante o local de origem da viagem. Mais se informa que estes passes são todos economicamente mais vantajosos do que o passe multimodal L123 (69,65€).

Encontramo-nos disponíveis para qualquer outro esclarecimento que considere necessário.

Com os nossos melhores cumprimentos
T.S.T. – Transportes Sul do Tejo, S.A.
10 de outubro 2018
Exmo. Srs.,

Agradeço a resposta e o esclarecimento. No entanto, a questão não ficou resolvida, pois não é correto que tenha "sido sempre publicitado nestes termos, o que permite ao cliente optar entre aderir ou não ao serviço". Pelo contrário, a informação disponível ao cliente é clara: o L123 abrange as carreiras da TST dentro da corôa 3. Ou seja, optei pela adesão ao serviço baseando-me em informação vinculada pela própria empresa TST. Assim, insisto: a carreira 151 circula na corôa 3, logo, tem de aceitar como válido o L123. Caso contrário, o cliente teria de ser claramente informado da exeção para poder decidir.

12 de novembro 2018
Caro Portal da Queixa,

Foi com enorme alegria que recebi resposta às minha reclamações, fazendo finalmente justiça a uma situação que prejudicava os cidadãos e não fazia sentido. Agora:

" o passe intermodal L123 passou a ser válido na carreira referida (151)"
e também em todo o percurso da 169!

Tenho de reconhecer e louvar a decisão, tal como reconheceram a minha reclamação, pelo que vou divulgá-la publicamente.

E obrigada, Portal da Queixa. A vossa ação é muito útil.
Anexo aqui a resposta da TST.

Ver perfil de
1 de outubro 2018

Toda a gente sabe que o L é o passe do estado.Toda a gente sabe que em todas as empresas só tem direito a viajar nas carreiras subsidiadas pelo estado.As carreiras em que os custos são suportados a 100% pela empresa é obvio que nao pode usar o passe social.
Daí se chamar "multimodal" que simplificando é social suportado por todos os contribuintes.