17.4
Transportes Urbanos de Braga E.M.
  • Rua Quinta de Sta. Maria
    Apartado 2383,
    4700-244 Braga
  • qualidade@tub.pt

TUB - Coima indevida

Domingos Moura
Domingos Moura apresentou a reclamação
16 de dezembro 2023 (editada a 10 de janeiro 2024)
Exmos, EUB e TUB

Sou Residente e natural de Braga, venho por meio desta apresentar uma queixa devido ao tratamento inadequado e humilhante que recebi por parte dos vossos serviços, especialmente de uma senhora que aparenta ser a responsável pela "loja" ou escritório de atendimento ao público,
Na praça Conde de Argolongo.

Como pessoa com uma grave incapacidade para a vida, diagnosticada com transtornos de adaptação causados por doença,

Sou pessoa com grave incapacidade para a vida, ou seja:

COM DIAGNOSTICO:

Transtornos de adaptação englobam sintomas emocionais e/ou comportamentais extremamente angustiantes e debilitantes causados por doença.

E isto é confidencial não tenho que apresentar a ninguém, mas nesta cidade parece que faz falta.

Basta apresentar Multiusos eu qualquer cidade europeia.

Além de sequelas visíveis em todo o corpo, não posso ocultar, por exemplo, as mãos.

Anexo fotos que evidenciam o problema.

Lamento constatar que a referida senhora parece carecer não apenas de ética, mas também de formação profissional adequada para a função que desempenha.

É crucial que qualquer cidadão com dificuldades físicas ou emocionais receba um tratamento respeitoso.

A atitude arrogante e prepotente da senhora em questão, que inclusive baixou ao nível de questionar-me se eu sabia com quem estava a falar, causou-me momentos traumáticos.

Infelizmente, esta não é uma situação isolada, pois tenho enfrentado tratamento semelhante em diversas instituições públicas de Braga, incluindo a câmara municipal.

A referida senhora demonstrou desconhecimento dos direitos de estacionamento para pessoas com incapacidade motora,

alegando que nos sítios reservados a deficientes também podem faturar, mas estão a ser toleráveis.

Para uma pessoa com dificuldade para a vida diária é realmente aberrante o discurso daquela senhora.

Estacionei o meu veículo o mais próximo possível do destino, e, diante da ocupação do local reservado, estacionei do outro lado, exibindo o dístico no para-brisas.

Contudo, fui indevidamente multado, ignorando as instruções do dístico e a legislação europeia.

Podia inclusive estacionar em cima do passeio desde que não impedisse a circulação de pessoas ou veículos.

Solicito, portanto, que proporcionem formação adequada aos vossos funcionários, promovendo um ambiente de harmonia e respeito, e revejam a aplicação da coima.

Sem mais, apresento cumprimentos
Data de ocorrência: 16 de dezembro 2023