Aluguer de Automóveis

Turiscar - Caução retida por dano que não causei

Ruben Mendes
Ruben Mendes apresentou a reclamação
7 de fevereiro 2018

Venho pelo presente e-mail reclamar uma situação que se passou na Turiscar de Mem-Martins.

Obtive um carro de substituição, Renault Megane , a dia 05/02/2018 pelas 18.30 que foi entregue no dia 6, pela mesma hora.

Aquando do levantamento, noite e sem qualquer iluminação, não me foi possível apurar a existência de danos no carro. Nem eu nem o colaborador fizemos uma vistoria minunciosa ao carro, eu vou de boa fé, eu dei uma volta ao carro e pareceu-me ok. Usei o carro para ir e vir do trabalho.

O carro pernoitou num sitio onde tem passeio do lado do pendura, e estacionei no meu local de trabalho, em estacionamento privado sem qualquer hipotese de raspar em algum local ou viatura.

Durante a entrega é localizado um dano no espelho. a minha caução de 80€ foi usada para cobrir esse dano. Esses 80€ eram de combustivel, e o carro foi entregue com depósito cheio, esta parte, não percebo, para mim não é permitido reter o valor.

Na entrega ao contrario de quando recebi o carro, foi feita uma verificação minuciosa ao carro, em plena noite e sem iluminação adequada. E lá apareceu um risco, que mais uma vez não fui eu que o fiz.

Eu , caso existisse qualquer hipotese de ter sido culpado, aceitava a situação, mas tendo todo o cuidado , limitando o uso para o estrito necessário, não posso aceitar ter de pagar por algo que não fui eu a fazer.

Irei reclamar no livro de reclamações mas primeiro, venho expor convosco a situação, na esperança de conseguir resolver isto primeiro, Isto não é aceitável, o dano não foi feito por mim nem durante a minha utilização

Gostaria de reaver o meu dinheiro, Uma pessoa trabalha honestamente, para andar a pagar coisas que não tenho de pagar.

Obrigado

Data de ocorrência: 7 de fevereiro 2018
Turiscar
9 de fevereiro 2018
Exmo Senhor Ruben Mendes,

No seguimento do exposto que mereceu a nossa melhor atenção e, após análise, esclarecemos que, aquando da entrega da viatura, a mesma foi verificada pelo colaborador da Turiscar em conjunto com V. Exa., tendo sido registado o seu estado no check out , que foi assinado por ambas as partes.

Aquando da devolução da viatura foi detetado que a capa do espelho direito estava riscada e que o dano, bastante visível e com evidências de ser recente, não estava assinalado no check out.

De acordo com as suas características e localização, o referido dano seria facilmente detetado na entrega caso já existisse. Verificou-se o histórico da viatura e este dano não foi identificado em alugueres anteriores, pelo que se concluiu que o mesmo ocorreu durante o aluguer em que V. Exa. figura como Locatário.

Lamentamos a insatisfação manifestada, contudo, face ao exposto, somos a manter o débito.

Salientamos ainda que a Turiscar é uma empresa séria e idónea, que em circunstância alguma age deliberadamente ou de má-fé para com os seus Clientes. Não obstante, não poderemos assumir o ónus de uma situação ocorrida na sequência da utilização da viatura em aluguer e à responsabilidade de V. Exa..

Ao dispor para prestar os esclarecimentos adicionais que entender por necessários.

Com os melhores cumprimentos

Provedor do Cliente
Ruben Mendes
Ruben Mendes avaliou a marca
29 de março 2022

A Evitar

Não sou especialista nesta área mas a Turiscar, ou outra Rent-A-Car, podem dizer-se idóneas ou serias mas abusam do seu papel impondo medo às pessoas comuns. Pelo pouco que pesquisei percebi que o "carro de substituição" é uma prestação de serviços acordada entre a seguradora e a empresa de Rent-A-Car e é a seguradora a responsável de entregar o carro tal como este se encontrava antes de ser requisitado. Não deve ser quem, por necessitada, solicitou um serviço da seguradora, coisa que esta é obrigada a fazer pela reguladora.