47.9

Uniplaces - Pedido de reembolso - acomodação não corresponde ao anúncio

Gabriel Bordalo
Gabriel Bordalo apresentou a reclamação
11 de março 2019
Através deste portal, gostaria de formalizar minha indignação com a empresa Uniplaces pela falta de apoio e celeridade ao prestar assistência ao meu caso. Ainda que claramente a política do site tenha sido desrespeitada por parte da Senhoria responsável (algo que informei apenas cerca de 12 horas após a reserva e 27 dias antes do início do contrato), o Uniplaces até hoje não respondeu às minhas diversas tentativas de solucionar o caso: Fiz 2 requerimentos pelo Portal, enviei E-mail e fiz ligações telefónicas.
Para efetuar a reserva, a empresa bloqueou 884 euros do meu cartão de crédito, valor que é de extrema importância. Meu contrato atual de acomodação termina no dia 31 deste mês (março) e preciso urgentemente encontrar uma acomodação, algo que estou sendo impedido de fazer.
O Caso:
Fui enganado pela Senhoria (dona do apartamento) responsável pela acomodação que selecionei por meio deste site.
No dia 05/03/2019 (terça-feira), por volta das 23h, fiz uma reserva de apartamento T0, para duas pessoas, intermediado pelo portal uniplaces (inclusive consta como visitado pela empresa). Ao entrar em contacto com a senhoria, descobri diversos problemas, como:
1) Recusa em receber visitas que pernoitem. Gostaria de receber meus pais que passariam alguns dias comigo durante a mudança e, por essa razão, optei por um anúncio que constasse como permitido. A Senhoria afirmou ser dona de todos os apartamentos do edifício e que não aceitaria convidados mesmo que seu anúncio constasse como permitido. Vale ressaltar que a característica foi de vital importância para a minha escolha. Em contacto telefônico, ela também admitiu que a acomodação não seria nem mesmo adequada a duas pessoas, mas aceitou por se tratar de um casal. Pode-se notar a total falta de respeito com as pessoas para maximizar lucros.

2) Durante a conversa, ela informou que o teto do apartamento possui apenas 2 metros de altura. Isto é inviável para nossa acomodação, visto que em momento algum isso foi mencionado na descrição do apartamento (isso sem considerar as luzes, portas, etc). Para que alguém concorde em viver em um ambiente com tais condições claustrofóbicas e insalubres, deveria estar claro, visto que um homem adulto não se comporta a tais condições (o que é meu caso). Também inviabiliza que eu posicione móveis que possuo para o apartamento.
Gostaria também de demonstrar que não explicar a condição na descrição do apartamento é, no mínimo, “negligente”. Mostra-se abaixo que, além de inadequada, a habitação também é irregular. Segue trecho do Regulamento Geral das Edificações Urbanas (RGEU):

"CAPÍTULO III
Disposições interiores das edificações e espaços livres
Artigo 65.º
1- A altura mínima, piso a piso, em edificações destinadas à habitação é de
2,70m (27m), não podendo ser o pé-direito livre mínimo inferior a 2,40 m (24m).
2- Excepcionalmente, em vestíbulos, corredores, instalações sanitárias,
despensas e arrecadações será admissível que o pé-direito se reduza ao mínimo
de 2,20m (22m).
3- O pé-direito livre mínimo dos pisos destinados a estabelecimentos comerciais é
de 3m (30m).
4- Nos tectos com vigas, inclinados, abobadados ou, em geral, contendo
superfícies salientes altura piso a piso e ou o pé-direito mínimo; definidos nos
n.°s 1 e 3 devem ser mantidos, pelo menos, em 80 % da superfície do tecto,
admitindo-se na superfície restante que o pé-direito livre possa descer até ao
mínimo de 2,20m ou de 2,70m, respectivamente, nos casos de habitação e de
comércio. "

Segundo o regulamento, o pé direito do apartamento estaria muito abaixo do permitido para habitação (2,40m) e até mesmo para instalações sanitárias (2,20).

3) Hostilidade por parte da senhoria. Desde o primeiro contato por telefone, mostrou-se sem paciência para resolver nossas dúvidas, disse que não gostaria de reunir-se conosco, nem mostrar a acomodação ou alguma semelhante. Disse que não iria cancelar a reserva mesmo que isso não lhe causasse ônus financeiro. Afirmou que qualquer dúvida adicional minha deveria ser resolvida diretamente com o Uniplaces, inclusive um possível cancelamento.

Acredito que, como diversos fatores não constam no anúncio, não é um simples cancelamento e sim um desrespeito às normas do Consumidor. O serviço contratado não corresponde ao anúncio e por ser um espaço já visitado pelo site, torna-se ainda mais grave. Acredito que há quebra de confiança por parte da dona do apartamento e, principalmente, do Uniplaces, que deveria proteger sua credibilidade. Gostaria de cancelar a minha reserva com o reembolso total (inclusive as taxas do site), visto que fui desrespeitado e negligenciado pelo site. Preciso do dinheiro de forma imediata, pois atualmente corro contra o tempo. Gostaria que meu problema fosse resolvido com agilidade por parte da empresa, visto que preciso rapidamente encontrar uma acomodação. Não reconheço esta cobrança e, infelizmente, a minha experiência com o Uniplaces tem sido traumática.
Data de ocorrência: 11 de março 2019
Uniplaces
20 de maio 2019
Estimado Gabriel,

Obrigado pelo seu feedback que nos é sempre muito útil.

Lamentamos saber que não se sente satisfeito com o nosso serviço.
Sendo um caso particularmente complexo, infelizmente envolveu mais tempo que aquele que seria ideal para se alcançar uma solução, mas também ficamos contentes por saber que pudemos, juntos, chegar à mesma.

Como sabe, após a comunicação direta com a nossa equipa de Apoio ao Cliente, foi emitido um total reembolso para si, atendendo às circunstâncias do caso.

Esperamos que o possamos ter esclarecido.
Por favor não hesite em contactar-nos se pudermos ajudar com algo mais!

A Equipa Uniplaces
Gabriel Bordalo
Gabriel Bordalo avaliou a marca
20 de maio 2019

Depois de diversas tentativas de resolver o caso de forma interna, fui obrigado a recorrer a outras esferas para resolver meu problema (como esta). Ainda assim, me senti desamparado pela empresa durante quase todo o processo (o que gerou problemas pessoas, profissionais e financeiros). No entanto, me sinto satisfeito de ter este assunto como encerrado. Agradeço ao Portal pelo apoio.