85.4

Venca.pt - Diz, desdiz no reembolso

Joana Tomé
Joana Tomé apresentou a reclamação
21 de março 2019
Fiz uma reclamação aqui há uns dias onde disseram me contactar.
Contactaram no dia seguinte à tarde, apenas porque reclamei no Facebook de já se ter passado quase 24h e nada de chamada.
Situação que se arrasta desde dia 1 de março porque o prazo máximo são duas semanas para uma troca, mas mais de duas semanas depois não sabem dos artigos (viva!) e o cliente é que fica lesado.
Tenho de ligar imensas vezes porque ligar a comunicar seja o que for não é parte da política da Venca. Nem responder aos e-mails, visto que os 4 dias úteis máximos são 14 dias - isto quando respondem!
Hoje, mais uma vez, tenho de ser eu a contactar a Venca.
Perder tempo e gastar dinheiro é hábito já com a Venca, portanto pensem duas vezes.
5 minutos num diz, desdiz. Já tinha dito não ter conta para reembolso quando contactei a linha há uns dias, no entanto de nada valeu. Lá tive eu de ligar mais uma vez e gastar saldo porque a Venca não liga e é situação atrás de situação por resolver.
Dizem então que podiam fazer transferência bancária - uma operadora do único 707 que atendem verdadeiramente -, tento dar os dados, neste caso o NIB de uma familiar, mas logo a seguir dizem que não a fazem porque é apenas em título excecional.
Presumo então que isto seja recorrente e que tenham uma solução melhor para quem não tem conta, visto que o vosso método é um cheque a depositar numa conta em que se seja titular e, se não transferem o crédito para quem não tem conta porque não é excecional, então é porque de certeza a situação é recorrente ao ponto de existir uma solução que nem eu sei ou sei lá, uma forma de depositar um cheque numa conta sem ter de facto uma conta.
Dizem depois, mudando de discurso, para mudar a titularidade na conta Venca. Ou seja, para alterar o meu nome na conta para o cheque vir em nome de alguém com conta.
Pedem o nome da pessoa, mas logo muda a situação de novo: só vão alterar o nome na conta depois de receber a encomenda. Ou seja, a troca que espero desde o dia em que enviei para a Venca os artigos a trocar (1 de março) com entrega prevista (por muita insistência minha) para dia 26 ou 27 (hábito também no e-mail dizer uma data e no site dizer outra, isto quando não se recebe um e-mail passado uns dias e a data já alterou de novo) teria de ser recebida primeiro e só aí é que, supostamente, alteram o nome e emitem o cheque em nome de outra pessoa para depositar na conta dela.
Ou seja, tenho de incomodar alguém para perder tempo, horas de trabalho, para ir depositar o cheque, porque a Venca não quer transferir os 4 euros e 9 cêntimos por não ser excecional.
Ah. E o processo da emissão e entrega do cheque pode demorar 7 a 8 dias (mas não nos podemos guiar por aí, visto que dizem que pode demorar até duas semanas, isto se não acontecer algo caricato como com a troca!).
A Venca não me vai pagar o dinheiro que gasto a ligar para a linha. Pergunto se vão pagar as horas de trabalho perdidas por uma terceira pessoa para depositar o cheque.
O que eu estou a ver é a situação a arrastar-se e eu a ficar lesada, seja nos artigos, no reembolso ou no dinheiro que gasto a ligar para repetir o mesmo ou ouvir as alternativas que não têm.
Como tal, tenho de colocar uma nova reclamação, a ver se me ligam para resolver agora a nova questão: o reembolso.
Aguardo então a vossa chamada em como já trataram da transferência, uma vez que vou deixar o NIB aqui, visto que só me ligaram ontem à tarde porque reclamei no Facebook. Isto porque iam ligar no dia anterior mas quase 24h depois, nada de nada.
Enviam a mensagem automática em como vão ligar e o cliente que se aguente.
Ou então que reclame no Facebook e lhe peçam várias vezes o número de cliente já dado. Isto depois de o cliente ser ignorado e voltar a reclamar, ou seja, aí já têm o "cuidado" de averiguar as coisas, não vão os maus comentários afugentar clientela.
Concluindo, o tempo que espero pela resolução da situação de troca é absurdo. Quando me contactaram ontem podiam ter falado do reembolso e não teria de contactar de novo ou reclamar. Ou poderiam ter visto que já tinha mencionado em chamada que não tenho conta bancária e, portanto, me contactarem a oferecer uma solução. Mas tal não aconteceu.
O que sei é que não vou esperar mais 1 semana depois da entrega (isto se tudo corresse bem), ou seja, mais duas semanas, para ter o reembolso e artigos comigo.
Como tal, como dito acima, vou deixar aqui o NIB e aguardo o vosso contacto para me dizerem que já trataram disso.
Data de ocorrência: 21 de março 2019
Joana Tomé
Joana Tomé avaliou a marca
28 de março 2019

Na mesma chamada é possível ouvir mil e uma informações diferentes. Neste caso foi o ser possível por transferência, depois que já não faziam mas que mandavam o cheque em nome de outra pessoa, e no final a dizer que só o fariam quando chegasse a encomenda anterior. Triste é dizerem, e tenho a chamada gravada, que "é mais rápido para a Venca enviar o cheque". O cliente sou eu, eu saio prejudicada portanto sinceramente não me interessa se é rápido para a loja ou não porque não fazem contactos, não respondem a e-mails, não cumprem prazos, não informam de nada e a atitude é sempre a mesma. Espero que esta loja que diz ter um volume acentuado de encomendas perceba que com este atendimento só vão perder clientes. E que os que ganham, acabam por perder com estas situações. A mim perderam como cliente (desde 2015) e, apesar de vos ser indiferente (ainda mais para mim é!) por terem vários, a longo prazo verão as consequências do vosso método de trabalho. Não recomendo, lamento.