43.0

Vodafone - Não reembolso de um equipamento mal instalado

Liliane Melen Dias Dias
Liliane Dias apresentou a reclamação
6 de agosto 2020
Na sexta-feira dia 24 de Julho de 2020, dirigi-me à Loja da Vodafone do Centro Comercial Colombo, para comprar um Hotspot de internet "Vodafone Mobile Wifi R219z", para me dirigir para fora do concelho em teletrabalho.
No domingo, dia 26 de Julho, fui ligar o aparelho e inserir o cartão SIM no hotspot. Acontece que existem 3 tamanhos de cartão SIM, e em lado NENHUM, no livro de instruções, na própria loja, foi indicado qual o tamanho a usar. O cartão maior é automaticamente excluído mas o médio e o pequeno são extremamente semelhantes e o local de inserção daria para a entrada de qualquer um deles. A olho, escolhi o mais pequeno, que entrou, e inclusive o equipamento ligou. A internet não estava 100% funcional, pelo que liguei para o apoio ao cliente da Vodafone, e como não conseguiram resolver o problema disseram-me para me dirigir à loja mais perto. Dirigi-me com urgência à loja do Centro Comercial de Portimão, visto que começava a trabalhar segunda-feira.
Cheguei à loja, e o senhor que me atendeu, identificou logo o problema, dizendo que não era a primeira vez que acontecia (!!!). Ou seja, eu tinha inserido o cartão errado, não era o pequeno mas sim o médio. Expliquei que não havia qualquer indicação de qual era o cartão a ser usado e que ambos poderiam caber no aparelho. O senhor disse que compreendia mas efetivamente não podia fazer nada, a não ser vender-me outro hotspot, assegurando-me que quando eu chegasse a Lisboa poderia ir ao Colombo pedir o reembolso visto que, e cito, "eles tinham a obrigação de me instalar o cartão no hotspot na loja". Dado o meu desespero de ter internet para conseguir trabalhar, aceitei de mau grado comprar outro equipamento, ou seja, mais 50 euros! O senhor instalou-me o cartão e ficou operacional.
Hoje, dia 6 de Agosto de 2020, regresso a Lisboa e dirijo-me às instalações da Vodafone no colombo. Explico a situação a uma senhora que me atendeu, à qual a mesma me responde que "Não fazemos o reembolso porque isso é considerado mau uso do utilizador (?!?); os colegas do Algarve não sabem o que estão a dizer porque isso (o que foi dito) não é verdade; QUE OS COLEGAS É QUE DEVIAM TER TROCADO O EQUIPAMENTO; não aceitamos equipamentos vindos de clientes; e não podemos fazer nada quanto a isso" - ora então:
1- Mau uso do utilizador como, se não está indicado em LADO NENHUM, qual o cartão a utilizar?! É suposto eu adivinhar?! O equipamento nem sequer foi utilizado! Porque é que põem um cartão que se for inserido vai ficar lá preso e danifica o mesmo?! Porque é que na loja não me informaram deste facto, nem em qualquer outro lado, como o livro de instruções?!
2- O facto de existir falta de comunicação entre colegas na mesma empresa, algo vergonhoso por si só, e de atirarem as culpas para cima uns dos outros, não é de todo um problema meu (Liliane), e se me foi dito que eu teria direito ao reembolso então escolhi acreditar nessa informação. Caso contrário, começarei a partir do princípio que os trabalhadores da Vodafone nunca dizem a verdade aos seus clientes. Porque embora o meu desespero de necessitar de internet para trabalhar fosse grande, eu nunca me iria embora da loja de Portimão caso achasse que não me iriam ser devolvidos os 50 euros. E mais, se a funcionária de Lisboa me diz "eles é que deviam ter trocado o equipamento" então é porque efetivamente é possível trocar o equipamento?! Então em que é que ficamos? Pode-se trocar o equipamento ou tinha de pagar um novo e exigir um reembolso que afinal não me dão?!.
No final da conversa com a funcionária de Lisboa, que em momento algum tentou arranjar um consenso para se resolver a situação, pedi o livro de reclamações, ao qual a mesma me responde "Ah, o nosso livro não está desinfetado" , e eu respondi "Não tem problema, eu mesma o desinfeto", sendo que a senhora insistiu para que o fizesse online. Como queria deixar tudo muito bem explicado, vim então para casa para articular o assunto adequadamente, qual é o meu espanto que o livro de reclamações online da Vodafone não funciona.
Posto isto, deixo aqui a minha reclamação, tal como irei deixar em muitas mais plataformas até o assunto estar devidamente resolvido pela Vodafone e eu ter os meus 50 euros de volta.
Obrigada.
Data de ocorrência: 6 de agosto 2020