E-commerce: o que sabemos sobre a Temu?

Está, há várias semanas, no top 10 de Marcas mais pesquisadas no Portal da Queixa. A Temu Portugal tem despertado interesse nos consumidores, que procuram saber mais antes de comprar. O que se sabe sobre a chinesa Temu? Continua a ler!

A Temu tem dado que falar e também já chegou a Portugal. Está no Top 5 de aplicações mais descarregadas nos Estados Unidos e também na União Europeia. Com um posicionamento de vendas agressivo, apresenta-se como um Marketplace internacional onde é possível encontrar-se todo o tipo de produtos, vindos da China, com descontos elevados ou a preços imbatíveis. No entanto, o que se sabe sobre a Temu e qual a opinião dos consumidores relativamente à aplicação em Portugal? Continua a ler!

O que se sabe sobre a Temu?

A Temu é comparada ao Aliexpress ou à Shein e tem crescido rapidamente nos Estados Unidos e na Europa. Atualmente, está sediada em Boston, mas a sua origem não é americana. Até ao início do ano, a Pinduoduo – detentora da Temu – estava sediada em Xangai e sempre foi uma das plataformas de comércio eletrónico chinesas mais conhecidas. Nos últimos meses, mudou a sua sede para a Irlanda e tem apostado forte no mercado europeu, no qual se inclui Portugal.

Nasceu em 2022, e no seu primeiro ano de vida, atingiu vendas superiores aos 2.3 biliões de dólares. Na loja online da Temu, não se encontram apenas produtos de moda, sendo por isso quase vista como uma alternativa e uma junção numa só plataforma do que oferece o Aliexpress e a Shein em separado. Na Temu é possível encontrar produtos de categorias muito diferentes, entre eles, moda, desporto, beleza e saúde, casa e jardim, joias, acessórios, equipamentos eletrónicos, entre outros.

O que dizem os consumidores sobre a Temu Portugal?

A Temu Portugal está presente no Portal da Queixa desde agosto de 2023, mas conta já com mais de 187 mil visualizações. É, há várias semanas consecutivas, uma das marcas mais pesquisadas na plataforma, no entanto, apresenta baixos valores de reputação positiva. Atualmente, a Temu Portugal conta com um Índice de Satisfação de 14.8%, Taxa de Resposta de 15.4%. e de Solução de 0%.

Os consumidores referem sobretudo sobre problemas com pagamento, tempo de espera de encomendas ou dificuldades de comunicação.

“Bom dia, eu encomendei no dia 3 de setembro uma encomenda no site da Temu. A data prevista para a Entrega seria entre dia 10-21 de setembro, no entanto ontem ao verificar onde estava a encomenda, reparei que dizia que a Encomenda tinha sofrido uma devolução, o que eu não pedi. Neste momento não sei onde está a minha encomenda, a única coisa que sei é que o destino diz Espanha.”, diz Rafael Saraiva.

“Fiz uma encomenda na página Temu. Passado dias informaram que não tinham 2 dos 3 artigos que encomendei e creditaram para voltar a comprar outros artigos. Uma vez que o erro foi deles solicitei a devolução do dinheiro, pois não pretendo comprar outros artigos, mas a empresa não me devolve o montante, querem obrigar-me a manter o saldo na conta deles para outros artigos.”, diz também Fernando Silva.

Pesquisa antes da compra é muito importante

A Temu Portugal é um excelente exemplo de como a pesquisa antes da compra deve acontecer sempre. A sua presença no mercado português é muito recente, mas a marca conta já com 187 mil visitas no Portal da Queixa. Neste sentido, o impacto da reputação é real e muito importante, sobretudo em negócios recentes no país.

Por muita publicidade e ações de marketing que uma marca possa adotar, está comprovado que a maioria prefere a reputação em vez da notoriedade, ainda mais em negócios que ainda não estão consolidados no país.  Assim, indicadores altos de reputação positiva podem terminar numa compra e baixos indicadores de reputação podem resultar em desistência. Neste sentido, este é um exercício muito importante para as marcas, se querem prestar um serviço de atenção ao cliente de excelência e fidelizar o consumidor.

Comentários(3)

Ver perfil de Mário Rui Morais dos Santos

Mário Rui Morais dos Santos

Até á data não tenho razão de queixa. Ainda hoje recebi uma encomenda com 5 artigos.
Tem uma mal. Só envia se fizermos 20€ de compras.
Mesmo querendo pagar e transporte, não vendem.

Ver perfil de Eduardo paulino

Eduardo paulino

Já tenho feito algumas (pequenas compras)
Só deixam efetuar os pagamentos/pedidos, se fizermos mais de 10€
Afirmam que se não chegar no prazo destipulado, que oferecem 5€
Até agora está a correr tudo bem.
Todos os envios, são gratuitos!
Nada de mal tenho a dizer. (por enquanto)

Ver perfil de Maria Ferreira

Maria Ferreira

Sou cliente da TEMU há um ano, já fiz imensas compras, para mim e para minha irmã Na Belgica. Apenas uma encomenda se perdeu, e como estava atenta ao dia do recebimento prontamente reportei à TEMU, e apresentei reclamação na BPost . De imediato reembolsaram. NUNCA tive problemas, seja com a comunicação do assistente, sempre em tempo util prestável e atenciosa. Como ja devolvi dois artigos, um pk não gostei e outro que veio mal embalado e por isso estragado. De imediato resolveram.

Mais soluções.