Autoridade Tributária e Aduaneira

Autoridade Tributária e Aduaneira - Atendimento

Marta
Marta apresentou a reclamação
16 de outubro 2019
No início do ano 2019 solicitei através do portal das finanças uma reavaliação de imóvel, com o objetivo de obter uma diminuição do Imi. Após meses sem qualquer Feedback, recebi por correio uma notificação dos CTT em nome das finanças. Se fosse um dia normal de trabalho também não estaria em casa, visto que o serviço de ctt funciona sempre é apenas em horário laboral, mas por azar, estava de férias. Após os 6 dias nos ctt , a carta registada volta para a repartição de finanças. Dirijo-me à loja do cidadão, ao repetido balcão das finanças e após 40 minutos de espera referem que apesar de ser finanças , a carta foi devolvida para outra repartição. Dirijo-me a outra repartição. Ao chegar deparo-me com a habitual fila de espera de 30 pessoas à frente. Só venho levantar uma carta... por isso dirigi-me a uma das funcionárias e apresentei o documento dos ctt. Eu compreendo que o sistema e as burocracias do país não sejam de todo culpa das pessoas que diariamente fazem atendimento ao público, mas a falta de proatividade e de bom senso , ultrapassa qualquer compreensão, sobretudo quando pessoas idosas são encaminhavas de balcão em balcão , em divisões diferentes (em que é necessário ir à rua e voltar a entrar no edifício), e quando apenas questionam onde são os serviços, lhe respondem grosseiramente. Acho lamentável para levantar uma carta, que não recebi por estar a trabalhar, tenha de perder uma manhã de trabalho e durante 4horas assistir à falta de empatia e profissionalismo dos funcionários públicos. Para finalizar, dada a demora destes serviços, devia ser facultada uma justificação para os trabalhadores, quem sabe assim conseguissem percepcionar as eternas horas de espera!
Data de ocorrência: 16 de outubro 2019