Autoridade Tributária e Aduaneira
86.5
  • 217206707
  • Rua da Prata, 10
  • dscpac@at.gov.pt

Autoridade Tributária e Aduaneira - Falta de comumunicação, demora de resposta, falta de ética

Jorge Azevedo
Jorge Azevedo apresentou a reclamação
30 de maio 2018

Reclamo sobre Autoridade Tributária e Aduadeira, no mês de Abril paguei 6 mil euros de dívidas ao estado, devido a juros e afins. Se devo como cidadão tenho que pagar, embora com taxas de juros altíssimas, não tive outra solução senão pagar para ter a minha situação fiscal limpa. Passaram-me uma declaração a dizer que tinha tudo liquidado, ou seja, não devida nada ao estado nem a nimguém, o que é uma lufada de ar fresco. Posso recomeçar o ano fiscal sem problemas e sem ser penalizado por nada mais, pensava eu para os meus botões!!
Faço o meu IRS como qualquer portugues, contente por saber que vou receber algum, pois ja tinha as minhas dívidas todas saldadas e para meu espanto o meu irs foi penhorado por terceiros!!!!
Será que devo a mais alguem e não sei!! será que as autoridades se iquivocaram em alguma coisa? Alias com é gerido por seres humanos é normal que haja algum erro! Contactei via telefone com algum custo ( passado 9 tentativas) alguem me atende perguntei se precisava dos meus dados para aceder logo a informação mas a senhora explicou que dali é que iria passar para o departamente que queria falar! Já mais aliviado porque iria recerber uma respota, acontece que mandam-me para a "caixa de correio". Estou a falar que são 10H da manha e continuo a insistir em ligar e nimguem atende! não sei se teem falta de gente, não sei se não querem trabalhar. Só sei que se desconto o que desconto para o estado, o que faz com que seja contribuido para os ordenados destas pessoas que trabalham para o estado e teem o meu maixmo respeito porque entendo que não é facil o atendidmento a publivo principlamente no serviço das finanças. Contudo é um trabalho, é uma responsabilidade e nimguém os obriga a estar la, agradeço é que sejam profissionais assumam com as responsabilidades do trabalho ou que o estado mude o sistema. Tenho tudo imaculado como cidadão e é extremamente aborrecido digo até frustrante continuar a haver tanta falta de profissionalismo e leviandade sobre esta matéria, principalmente quando colocam os portugueses de pés e mãos atadas com os juros altíssimos que nos colocam quando devemos algo, deixando uma margem muito pequena para conseguir pagar, o que obriga somente a pagar juros sobre juros, ou seja , não dá para sair deste ciclo vicioso a não ser que alguém nos financie ou na realidade coloquemos uma corda ao pescoço e façamos um crédito para pagar tudo!
Para finalizar, se é um serviço do estado e está aberto até as 16H, então que criem um sistema ou coloquem mais gente para não haver falta de entidades ao serviço! nimguém me atendeu o telefone das 11:50h até as 14h
Não entendo porque!

Data de ocorrência: 30 de maio 2018