Autoridade Tributária e Aduaneira
  • dscpac@at.gov.pt

Autoridade Tributária e Aduaneira - Irs 2021

Cristina Caratão apresentou a reclamação
8 de agosto 2022

Passo a expor uma parte da minha posição relativamente à vossa comunicação de 19/07/2022.
Parece-me perfeitamente aceitável que a AT tenha selecionado a minha declaração de IRS de 2021 para análise. Tal como me aconteceu, seguramente aconteceu a outros contribuintes. É natural que assim seja pois, como qualquer um de nós, o Estado tem de zelar pelos seus interesses.
O que já não me parece aceitável, é que depois de todos os esclarecimentos prestados por mim, quer presencialmente no Serviço de Finanças 3239 – Lisboa – 7 quer por email, continuem a insistir que o Anexo G da declaração de IRS de 2021 por mim apresentado registe irregularidades. Objetivamente, poder-se-á pensar que ou estão de má fé ou não prestaram a devida atenção aos elementos por mim apresentados. Como quero acreditar que é a segunda opção, passo a expor novamente os factos que estão na base da entrega do dito Anexo G nos moldes em que o foi.
Argumentam os srs.(as) que “Deve substituir a declaração corrigindo o anexo G, o valor de aquisição referente ao ano de 201X foi de XX.725,00. Deve comprovar o valor das despesas/encargos, enviar escritura de alienação e corrigir o valor em dívida à data da alienação, de acordo com o valor do empréstimo à UCI”.

Permitam-me terminar acrescentando que sou uma contribuinte que sempre fez questão de cumprir com as suas obrigações. Não sendo, nem fazendo tenções de o ser, uma especialista em fiscalidade, não posso aceitar de ânimo leve que os fatos e provas por mim apresentados sejam questionados sem qualquer tipo de lógica como aconteceu na reunião que tive no vosso serviços de finanças.

Melhores cumprimentos,

Ana Cristina Guedes Caratão Rodrigues

NIF 188727337

Morada: Av. Dr. Mário Moutinho, 31 - 9 dto. 1400-136 Lisboa

Indicação da Declaração de rendimentos: J5428/68
Data de ocorrência: 22 de julho 2022
Exª Senhora
Cristina Guedes Caratão

Com o objetivo de assegurar a identidade de quem se nos dirige e podermos dar a devida atenção às suas questões, respeitando o dever de sigilo fiscal e as regras de proteção de dados pessoais, agradecemos que utilize os canais de comunicação da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Assim, convidamos V. Exa, colocar os seus pedidos/esclarecimentos, através do serviço eletrónico “e-balcão“ que pode aceder através do seguinte link:

Aproveitamos para esclarecer V. Exa que o serviço de atendimento eletrónico e-balcão permite-lhe colocar todas as suas questões à Autoridade Tributária e Aduaneira, como se estivesse presencialmente no Serviço, bem como, anexar documentos ao seu pedido.

Para uma melhor visualização da forma como deve realizar o seu pedido, pode sempre consultar o folheto informativo, disponível no Portal das Finanças, e cujo link se identifica.

Para que a Tributária e Aduaneira seja feita de forma segura e eficaz sugerimos que tenha os seus contactos fiabilizados e atualizados no Portal das Finanças.
Fiabilize os seus contactos (e-mail e telemóvel) em Portal das Finanças (www.portaldasfinancas.gov.pt) > Iniciar Sessão > Menu "A minha Área" Dados Pessoais > Dados de contacto portal das finanças (email e telefone) > Fiabilizar

Ex. ª Senhora
Cristina Guedes Caratão

Com o objetivo de assegurar a identidade de quem se nos dirige e podermos dar a devida atenção às suas questões, respeitando o dever de sigilo fiscal e as regras de proteção de dados pessoais, sugerimos a V.Exa que utilize os canais de comunicação da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Neste âmbito, a Autoridade Tributária e Aduaneira tem ao dispor do cidadão:
 O serviço de atendimento eletrónico “e-balcão”.

 A linha de atendimento telefónica-(CAT) 217 206 707

 E, caso a sua situação não seja possível de solucionar, através dos canais de comunicação não presenciais, dispõe da possibilidade de agendar um atendimento presencial por marcação no Portal das Finanças.

Caso o seu pedido consubstancie um pedido de esclarecimentos, pode sempre utilizar a ajuda on line, que se encontra disponível no Portal das Finanças utilizando o browser Chrome.

Para que a comunicação com a Autoridade Tributária e Aduaneira seja feita de forma segura e eficaz sugerimos que tenha os seus contactos fiabilizados e atualizados no Portal das Finanças.

Cristina Caratão
30 de agosto 2022
Não posso deixar a reclamação fechar!! Como devem calcular o dinheiro custa a todos (a uns mais que outros, seguramente) Fica aqui a minha posição. Em frente!!!
Cristina Caratão
30 de agosto 2022
Ainda não tenho o reembolso nem a nota de liquidação.
Ex.ª Senhora
Cristina Guedes Caratão

Para que a sua comunicação com a Autoridade Tributária e Aduaneira seja feita de forma segura e eficaz sugerimos que tenha os seus contactos fiabilizados/atualizados no Portal das Finanças.

Cristina Caratão avaliou a marca
16 de setembro 2022

não tenho como não negociar com eles!!! aliás sou mesmo obrigada a fazê-lo