Barkyn, Lda

Barkyn - Falta de comunicação sobre cancelamento de seguro animal

Tiago Oliveira apresentou a reclamação
13 de setembro 2023
A Barkyn teve em tempos um plano "Prime" onde existia a possibilidade de ter um seguro de saúde animal associado.
Este seguro é originalmente providenciado pela RNA (all4pets) onde a Barkyn era apenas mediadora.

No meu caso, já tinha seguro com a all4pets, mas por conveniência (centralização de custos do animal na mesma entidade), aderi ao plano e migrei o meu seguro para a mediação da Barkyn, mudando assim de apólice.

Acontece que em Setembro de 2022, a Barkyn aparentemente anunciou a descontinuação do plano "Prime" e a subsequente descontinuação do seguro, e que portanto os segurados teriam algum tempo para fazer a migração da apólice diretamente com a seguradora.
Eu não recebi esta comunicação, e como o pagamento era trimestral e por débito direto, não reparei na falta de cobrança.

Passados alguns meses, durante Agosto de 2023, fui informado no veterinário que a apólice já não era válida, e portanto a vacina anual que era supostamente coberta pelo seguro, teria que ser paga.
Obviamente efetuei o pagamento, pois não sabia o que se estava a passar, e sendo um problema com a seguradora, de certo iriam devolver o valor pago, não tendo o veterinário qualquer culpa na situação.

Ao contactar a Barkyn informaram-me então do cancelamento em Setembro de 2022 (11 meses atrás) e que já tinha passado o período de migração, portanto teria que fazer nova adesão diretamente com a seguradora... Mostrei o meu descontentamento, pois não recebi qualquer aviso, mas para não criar problemas, comecei então com o processo de adesão diretamente com a seguradora (pagando mais, pois houve uma atualização de preço, mas pronto, quero é o seguro ativo).

A seguradora rejeitou o pedido de adesão, pois fui honesto e referi que enquanto cachorra, o meu animal foi submetido a um internamento (tendo no entanto recuperado completamente da situação). Justo, não são obrigados a aceitar novas adesões. No entanto, relembro que o meu animal desde os 2/3 meses é segurada pela all4pets, e portanto, todas estas ocorrências foram cobertas pelo seguro ao qual estou a tentar aderir...
Tentei esclarecer com a Seguradora a situação, e aguardo neste momento resposta, esperando bom senso de sua parte, e que aceitem a adesão pois a razão o cancelamento anterior foi um erro de um parceiro seu, e não culpa minha, tendo sempre pago todos e quaisquer custos associados ao seguro durante 6 anos.

Dado que foi negada a adesão, e enquanto espero por retorno da RNA, contactei a Barkyn para pedir ajuda no processo de adesão, pois foi originado por um erro da Barkyn por falta de comunicação. Novamente, neste contacto, não foi mostrado qualquer tipo de aceitação da responsabilidade da situação, e diversas vezes foi indicado que é algo que tenho que resolver com a Seguradora, e que a Barkyn não poderá intervir pois já expirou o tempo de migração.
De notar que "não têm como comprovar a falha de comunicação sobre o cancelamento", nem que "sim", nem que "não".
Para mim, isto é uma demonstração de falta de profissionalismo e empatia por parte da empresa, pois não assumem o erro, não têm como validar se houve ou não erro, não demonstram preocupação real sobre o animal (e o dono) lesado - como tanto prometem nas suas campanhas.

Serve esta reclamação para expor a situação ocorrida, alertando assim outros lesados que neste momento se encontrem sem seguro e não fazem ideia... Como mostrar que a Barkyn, para além da ração que tem disponível, não é uma empresa de confiança para qualquer outro tipo de serviços.
Data de ocorrência: 13 de setembro 2023
Barkyn
22 de setembro 2023
Olá Tiago,

Antes de mais queríamos agradecer o seu feedback e pedir desculpas por a sua experiência não ter sido a ideal que nós gostaríamos de ter proporcionado.

Podemos confirmar que o pagamento do seguro era feito por trimestre e o último registo que temos do pagamento do seguro na sua conta é no dia 24 de Abril de 2021, sendo que o seguro esteve apenas vigente nos 3 meses posteriores a essa data não tendo sido renovado.

Entretanto deixou de ser possível fazer a adesão e a renovação do seguro da seguradora RNA através da Barkyn a partir de Outubro do ano passado. Nesse mês foi enviado um email a todos os clientes com o seguro ativo a avisar da descontinuação mas, como nesse momento o seu seguro já não se encontrava ativo, essa comunicação não lhe foi enviada.

Neste momento, sendo que a Barkyn não possui mais uma parceria com a seguradora RNA, não nos é possível auxiliar na questão da readesão.

Mais uma vez pedimos desculpa por todo o incómodo causado.

Caso tenha mais alguma questão, teremos todo o gosto em ajudar via e-mail (help@barkyn.com), chat ou WhatsApp.

Desejamos-lhe um ótimo dia!

Obrigada,

Equipa Barkyn
22 de setembro 2023
Olá novamente,

24 de Abril de 2021 foi a data de adesão ao Seguro por minha parte, ou seja, o primeiro pagamento.
Após essa data, como eram cobrados os pagamentos do Seguro? Débito Direto, Cartão multibanco, etc? Pergunto isto porque não encontro qualquer informação no vosso site de tentativas de pagamento falhadas, mas também não encontro qualquer referencia ao Seguro.
Apenas sei esta data, por fonte de um Email recebido aquando da adesão (porque cobraram indevidamente um valor e entrei em contacto por email):
May 3, 2021, 2:43 PM
"Olá Tiago?

O seguro da Quinoa foi aprovado e pode começar já a usar os seus benefícios!?
O seu cartão está a ser preparado e será enviado para a morada que nos indicou. Entretanto, pode já usufruir dos benefícios do Seguro Barkyn, usando o seu número de cartão B050246721 diretamente numa das clínicas aderentes.

Consulte a rede de clínicas na sua área pessoal.
Recomendamos que, com o seguro Barkyn tem:
- Vacinação anual incluída
- Consultas a 12,50€
- Exames e cirurgias comparticipados
- Acesso à rede com mais de 200 parceiros
- Apoio telefónico 24/7

O valor do seguro é de 25€ trimestral por patudo, mas como aderiu ao programa Barkyn Prime tem acesso a 30% de desconto.
Verifiquei que este desconto não foi aplicado corretamente no momento de adesão ao seguro, mil desculpas Tiago! Vamos proceder à devolução da diferença do valor diretamente para a sua conta.

Se tiver mais questões, estou aqui para ajudar.?
Joana Silva"
--------------

Em Setembro recebi um email acerca do seguro, sobre a adição de cobertura para "responsabilidade civil", onde claramente é dito que o meu seguro está ativo (excerto):
Sep 14, 2021, 10:09 AM
"Hoje trago-lhe uma boa notícia sobre o seu Seguro Barkyn ?"
--------------

Novamente, como já referido na primeira mensagem, partilho que todas as comunicações são feitas por email (tal como indicou) e eu não tenho no meu email qualquer outro relativo ao seguro (nem pagamentos em falta, nem sobre o cancelamento). Também como referido, tenho adicionado na minha conta o pagamento por débito direto assim que essa foi uma possibilidade, portanto como é obvio, não controlo se o pagamento é debitado ou não, ainda mais numa operação unica a cada 3 mêses.

Peço que dê referência para:
* dia / hora, do email de comunicação de qualquer tipo de falha de pagamento ou de cancelamento do seguro, assim como o "assunto" do email, e o destinatário (como comprovativo de comunicação por vossa parte).
* que me forneçam a lista cronológica dos pagamentos feitos à vossa entidade para fins do "seguro", visto não haver visibilidade disso no vosso site.

Aproveito para adicionar, que se confirma que a RNA (app4pets) neste momento não aceita o meu animal para seguro, que não aconteceria caso tivesse sido migrado aquando da paragem de mediação por parte da Barkyn.
Ou seja, encontra-se neste momento sem seguro de saúde.
4 de novembro 2023
Mais de um mês depois, ainda sem resposta...
Tiago Oliveira avaliou a marca
18 de dezembro 2023

Comida é boa, mas o profissionalismo no apoio a cliente é uma vergonha...