Beliani (DE) GmbH

Beliani - Cama com diversos defeitos em apenas 5 meses de uso

Cássia Lívia Silva Rodrigues
Cássia Rodrigues apresentou a reclamação
12 de agosto 2021
No dia 04/03/2021 comprei uma cama de casal 160 x 200 cm em madeira branca CASTRES. Com apenas 4 meses de uso, um dos alicerces de sustentação central do estrado cedeu enquanto dormíamos. A madeira, visivelmente de baixissíma qualidade, deslizou para frente, afundando o colchão. Meu marido e eu não pesamos nem perto do peso máximo que é proposto a cama suportar. Tentamos ajeitá-la para não termos de dormir no chão. Acontece que a cama, passado 1 mês do ocorrido, começou a ranger muito e começamos a perceber que a cama está a descascar em toda sua extensão, o que é, claro, nada tem a ver com o ocorrido com o estrado. No entanto, denota a má qualidade do produto que me venderam.
Entrei em contacto com a Beliani afim de devolver a cama e ter o reembolso do meu dinheiro. Porém, após envio de fotos e vídeos da cama que nos custara 369.99€, a loja me fez a proposta indecorosa de devolver apenas 70 euros em dinheiro ou 140 euros em voucher. Necessito de uma nova cama! Esses valores em nada ajudam a resolver o meu problema! Extremamente decepcionada com essa loja.
Data de ocorrência: 3 de agosto 2021
13 de agosto 2021
Prezados, boa tarde.

No dia 03 de agosto a cliente entrou em contacto connosco com a informação de irregularidades do produto adquiro.

Na Beliani, o nosso objetivo principal é a satisfação dos nossos clientes e pretendemos que seja sempre a nossa maior prioridade. Dado ao apresentado relembramos que em casos de garantia, a decisão recai sobre o vendedor. Pelo que podemos ter resoluções nas seguintes modalidades: a peça danificada ou defeituosa é substituída gratuitamente, podemos proporcionar uma redução parcial de preço ou reembolso, para reparação ou compra de peças de substituição ou outras soluções que sejam de comum acordo. Desejamos sempre encontrar uma solução que seja razoável para ambas as partes.

Nesta incidência, estamos a fornecer duas soluções para a cliente:

1 - O envio de uma nova cama sem custos para o cliente,

ou

2 - Voucher no valor total da cama.

A partir do momento em que a cliente não aceita nenhuma destas, a situação deixa de ser um caso de "reclamação", e passa a ser um caso de "devolução", onde se aplicam os nossos termos e condições. Na data da realização de ordem, as condições aceites pela cliente, quando finalizou a compra a referem o seguinte no que respeita a devoluções:

"Em caso de devolução dos artigos, o retorno ao armazém do vendedor será custeado pelo Cliente" caso a solicitação seja feita após o prazo de até 14 dias, a partir do momento em que o cliente recebe o produto e de encomendas feitas antes do dia 24.03.2021. Sendo assim, o dinheiro será reembolsado na forma de um voucher e o Cliente suportará os custos de transporte de retorno."

Relembramos que os nossos armazéns não ficam em Portugal, os nossos armazéns ficam na Alemanha. Se a cliente não estiver de acordo com o nosso valor proposto para os custos retorno, tem sempre a opção de fazer o retorno por ela mesma, sendo que os reembolsos em forma de voucher, só são processados após recebimento e inspeção do estado dos produtos devolvidos.

Ficamos no aguardo da resposta da cliente sobre a melhor forma de proceder nesta situação.
Caso seja necessário algum esclarecimento a nossa equipa de atendimento ao cliente está ao vosso dispor.

Beliani Team.
14 de agosto 2021
Prezados, boa noite!
A Beliani nunca me fez essa proposta de devolução INTEGRAL do valor da cama ou envio de uma cama nova. O que me foi oferecido foram 2 propostas que estão em meu email e em conversas que segundo eles, são gravadas: em uma das propostas, me devolveriam apenas 70 euros em dinheiro ou 140 em voucher e em outra proposta eu receberia um voucher com um desconto de 80 euros do armazem. Vejam que nas duas propostas que me foram feitas, perco dinheiro. Como se eu fosse culpada da péssima qualidade do material por eles vendido. Inclusive em uma dessas ligações a atendente deixou claro que não trocaria por uma outra cama igual, porque eu teria os mesmos problemas e a propria atendente disse que foi informada pela menina que lida com os produtos de que essa cama foi feita com material de qualidade muito ruim e apresentaria os mesmos problemas. Tendo em vista tudo isso e a falta de respeito com q fui tratada, nao me vejo mais comprando nessa loja. Onde ja propus em pagar o valor de armazém (80 euros) para ter, pelo menos, parte do meu valor devolvido. A cama deveria ser trabalho da Beliani vir buscar, eu não deveria pagar armazém, desde o inicio poderiam ter evitado todo esse transtorno me fornecendo o voucher de 100% do valor pago. Mas nao! Preferiram me deixar bem desconfortavel em fazer qualquer compra nessa loja novamente. Agora que expus o caso, deixam aparentar que desde o inicio tive em mãos um tratamento 5 estrelas? Esquecem que tenho tudo em email e conversas gravadas?
Sinto muito, mas não acho que vocês querem de fato a satisfação de vossos clientes.
Prezados, boa tarde

As soluções propostas para esta cliente, foram enviadas por email.

Em caso de dúvidas, a nossa equipa de atendimento ao cliente terá todo o gosto de responder.

Beliani Team
Prezados, boa tarde!
O Decreto-Lei n.º 67/2003, de 8 de Abril, posteriormente alterado pelo DecretoLei n.º 84/2008, de 21 de Maio, conhecido como a Lei das Garantias, regula a vendade bens de consumo e das garantias a ela relativas, com vista a assegurar a protecçãodos interesses dos consumidores.
"Para que seja reposta a conformidade, O CONSUMIDOR tem várias opções: exigir areparação do bem, pedir a sua substituição, acordar uma redução no preço, TERMINAR O CONTRATO DEVOLVENDO O BEM E RECEBENDO O DINHEIRO DE VOLTA, O QUE NÃO PODE IMPLICAR ENCARGOS PARA O CONSUMIDOR." Veja que no direito do consumidor tenho o DIREITO de escolha. Tendo em vista que me foi informado pela Sra que me atendeu ao telefone, que a cama que escolhi caso trocada por outra igual apresentaria o mesmo problema, não encontro em vosso site nada que me agrade e que componha o meu quarto. Sendo assim, opto pela devolução total do meu dinheiro, fazendo valer a LEI.
Cumprimentos
Prezados, boa tarde

Se a cliente quiser aceitar as soluções propostas teremos todo o gosto em ir ao encontro da sua escolha.

Se pretender a solução judicial, teremos que deixar de conversar e terá que enviar uma carta nominal (não registada), para o nosso departamento jurídico, na Suíça. A carta terá que ser em inglês ou alemão e todas as decisões que venham a ser tomadas estão fora do suporte do apoio ao cliente da Beliani Portugal.

Beliani Team
16 de agosto 2021
Boa tarde, até que eu tome minha escolha e ela fique concluida, o caso fica como não resolvido.
16 de agosto 2021
Vejam através dessa resposta a preocupação da Beliani com a satisfação dos clientes.
Claramente só se preocupam em manter o dinheiro circulando em vossa empresa. Estou a tratar minha escolha com o atendimento telefônico onde a atendente, apesar dos punhos atados, tem educação e interece em ajudar da melhor forma que lhe é possível. À empresa nota 0, à atendente 5 estrelas. Afinal, temos de compreender que quando os de cima não cooperam, os de baixo nada podem fazer.
Mas, caso alguem veja minha reclamação antes de uma compra na Beliani, digo-vos: não comprem nessa loja!
Cássia Lívia Silva Rodrigues
Cássia Rodrigues avaliou a marca