Beliani (DE) GmbH
  • mail@beliani.pt

Beliani - Péssimo atendimento no serviço pós-venda

Ricardo Pinho apresentou a reclamação
2 de novembro 2023
Adquiri um sofá LUNCAN na empresa Beliani. O mesmo esteve armazenado em local seguro algum tempo antes de ser aberto e montado, dado que não necessitava de urgência na sua utilização.
Quando o abri e montei, reparei que faltava enchimento em dois locais do assento horizontal, estando, por isso, o artigo defeituoso e esteticamente comprometido. Reportei o defeito por telefone à Beliani no dia 2 de outubro. A funcionária, D. Suzana Aparecida, pediu-me fotos dos defeitos e imediatamente enviei e-mail com as mesmas.
Passarei a expor o insólito que se seguiu a esse contacto e que me leva a fazer esta reclamação, para que outros potenciais clientes estejam de sobreaviso.
No dia 9 de outubro, recebi e-mail a propor 80€ de reembolso direto (valor que nem sequer cobriria a despesa de um estofador corrigir os defeitos de enchimento) ou 160€ na forma de voucher.
Logicamente, o que me interessava era um sofá novo ou a devolução do dinheiro, pelo que declinei a proposta.
No dia 23 de outubro, recebi um e-mail a referir que "Nossa análise indica que este tipo de deterioração é resultado de uma pressão contínua sobre o móvel drurante um período de tempo prolongado". Impossível o defeito ser do armazenamento, quando este produto e outras peças da mesma encomenda foram armazenadas da mesma maneira, tendo o defeito sido registado apenas no sofá. Mas que análise foi esta??
Nova reclamação por e-mail, alegando que o caso já tinha sido encaminhado para o meu advogado.
Novo e-mail recebido no dia 30, a referirem que iriam enviar um sofá novo. Perguntei qual o procedimento habitual.
Disseram que não recolhiam o antigo e enviavam o novo no mesmo dia ("O sofa será recolhido e em seguida faremos o pedido de um novo.").
Enviei prontamente e-mail com a seguinte informação: "Nesse caso, agradeço que me informem o dia da recolha, para poder proceder ao embalamento do sofá."
Hoje, dia 2 de novembro (sim, UM MÊS depois de ter iniciado a reclamação), enviaram e-mail a referir "Precisamos, que o senhor nos envie fotos do sofá embalado para prosseguirmos com a recolha."
Fui comprar hoje material para embalar o sofá e fotografei o produto. Liguei para a empresa, fui atendido pela mesma funcionária, Suzana Aparecida, que me referiu "Ah, falta uma etiqueta na embalagem, de outra forma a transportadora não poderá fazer a recolha!"
É de lamentar a falta de profissionalismo do serviço de apoio ao cliente prestado por esta esta empresa.
Cada contacto que fazia com eles a propósito do defeito do artigo, protelaram sempre a indicação de toda a informação para, de forma célere e profissional, resolverem o problema.
Hoje, dia 2 de novembro,estou a aguardar que me enviem a etiqueta para colar no sofá e, muito provavelmente, a indicarem que falta outra coisa qualquer...
Enfim, muito cuidado com esta empresa. Caso as coisas correm mal, o serviço de pós-venda é medíocre.
Data de ocorrência: 2 de outubro 2023
7 de novembro 2023
Continuo a aguardar solução para o sofá danificado. O artigo está embalado e etiquetado desde sábado, pronto a ser recolhido, mas ainda não foi feita a recolha do mesmo.
A desculpa que deram por telefone hoje, dia 7 de novembro, foi o facto de a equipa ser pequena (3 pessoas) e de ser época de muitas encomendas, pelo que estão a pedir aos clientes para "terem paciência" (?!?!)
Pedi na passada quinta-feira, dia 2 de outubro, para falar com o supervisor dos empregados que atendem o telefone e, até hoje, quase uma semana depois, ninguém me contactou.
É mau demais.
8 de novembro 2023
Prezados, bom dia.

Esperamos que estejam bem.

Desejamos abordar a reclamação de número #101757323 de maneira apropriada e expressar nossos sinceros sentimentos diante desta situação. Em 02 de Outubro, uma segunda-feira, tomamos a iniciativa de registrar uma incidência interna para tratar da questão apresentada pelo cliente. Durante esse processo, oferecemos alternativas viáveis para a resolução do problema.

Após, uma análise minuciosa, verificamos que não poderíamos estar concluindo que seria um problema relacionado a qualidade do sofá, ao fabrico ou causado pelo transporte, visto que o cliente recebeu a encomenda em abril.

Como solução que oferecemos a nossos consumidores, lhe ofertamos uma compensação, onde o mesmo, levou dias pensando sobre a mesma, mas que negou no final.

Sendo assim, oferecemos o envio de um novo sofá, onde ele nos informou que não tinha a embalagem original para a devolução, o mesmo propôs que a equipa de recolha realizasse a recolha do antigo e a entrega do novo no mesmo dia. Um processo que não ocorre na empresa.

Informamos, que necessitávamos de fotos da mercadoria embalada, pois deve estar adequado para que o envio seja realizado para o nosso armazém na Alemanha, uma vez que a embalagem seria providenciada pelo cliente. Após, essa análise poderíamos agendar a coleta.

Durante esse processo foi informado, que só poderíamos indicar uma data de recolha após verificarmos a mercadoria embalada, e sim, providenciar a documentação necessária para a coleta.

Após, um acondicionamento apropriado, foi agendado o dia da retirada e após esse serviço, realizaremos um novo pedido ao cliente.

Também, gostaria de informar que todos os nossos processos de recolha estão visíveis em nossos termos e condições em nosso website.

Caso seja necessário algum esclarecimento a nossa equipa de atendimento ao cliente está ao vosso dispor.

Melhores Cumprimentos,
8 de novembro 2023
Na sequência da V/ resposta à minha reclamação no portal da queixa, quero esclarecer o seguinte.
O facto de ter adquirido o artigo em abril e de o ter montado em setembro não justifica os danos que o sofá apresenta, por isso não aceito as conclusões a que chegaram com a vossa "análise minuciosa", que decorreu apenas da mera observação de fotografias.
Foi a mesma "técnica minuciosa" que me levou a adquirir os artigos no vosso site, através da observação indireta dos artigos publicitados.
Como já referi, fiz várias encomendas pelo vosso site, que foram armazenadas num local amplo, seguro e livre de obstáculos. Só o sofá apresenta defeitos e a reclamação que fiz tem apenas como objeto este artigo.
Acresce o facto de ter contactado outros fabricantes, que me confirmaram que os defeitos apresentados neste artigo da Beliani se deviam à má qualidade das espumas e do enchimento.
Discordo completamente quando afirmam que apresentaram "alternativas viáveis para a resolução do problema."
No dia 9/10, ofereceram-me duas opções: reembolso de 80€ diretos e voucher de 160€ para utilização numa próxima compra. Demorei alguns dias a responder, embora menos do que os que vocês levaram para apresentar estas "soluções", porque estive a colher orçamentos de estofadores para o arranjo dos defeitos do sofá, orçamentos esses que não eram compatíveis com a quantia reduzida de 80€ que vocês propuseram.
Mais uma vez, manifestei o meu desagrado em email posterior, afirmando que "As propostas apresentadas pela Beliani não me parecem razoáveis nem justas."
Vocês responderam passados 4 dias, a informar "desejamos reiterar nossa oferta de compensação. Propomos um reembolso de 80€ que pode ser processado imediatamente ou, alternativamente, um voucher no valor de 160€ que poderá utilizar em compras futuras."
É a isto que chamam oferecer "alternativas viáveis" a um cliente que vos fez diversas encomendas e que detetou defeitos num dos artigos?
Só quando vos informei por e-mail que tinha reencaminhado a troca de emails para o meu advogado é que vocês, 4 dias mais tarde, me informaram por e-mail que iriam enviar um sofá novo.
Resta-me esperar a máxima celeridade na recolha do sofá e no envio de um novo artigo, sem defeitos, com a certeza de que perderão um cliente e na expectativa de ter alertado outros potenciais clientes para não cometerem o mesmo erro que eu cometi, ao confiar na V/ empresa.
15 de novembro 2023
Prezados, boa tarde

Esperamos que estejam bem.

Gostaria de informar que nosso processo de recolha já foi realizado e que logo mais o senhor receberá a sua nova encomenda.

E informo que todos os nossos processos de devoluções estão disponíveis em nosso website e todos os passos foram seguidos por nós, time do atendimento ao cliente, de acordo com todas as informações disponibilizadas pelo cliente.

Melhores Cumprimentos,
25 de novembro 2023
Recebi, na terça feira passada, o sofá novo.
Ainda assim, não aconselho a compra nesta empresa, pelos motivos acima expostos.
1 de dezembro 2023
Prezado Cliente,

Espero que esteja tudo bem. Gostaríamos de fazer um breve acompanhamento em relação ao novo sofá que foi entregue recentemente. Nosso objetivo é garantir que a sua experiência atenda completamente às suas expectativas.

Você teve a chance de testar e avaliar o novo sofá? Está atendendo às suas necessidades e expectativas de conforto e qualidade?

Caso esteja totalmente satisfeito com o sofá e considere que sua aquisição está de acordo com o que esperava, ficaríamos extremamente agradecidos se pudesse confirmar isso. Sua opinião é valiosa para nós e, se estiver tudo conforme desejado, ficaríamos felizes em considerar o caso aqui como resolvido.

Agradecemos antecipadamente pela sua resposta.

Atenciosamente,
Ricardo Pinho avaliou a marca
15 de dezembro 2023

O serviço pós-venda é mau.

É por estas e por outras que mais vale comprar presencialmente e não online. Pensei em comprar por lá mas mudei de ideias vendo todos estes comentários. E analisando, até nas respostas, se vê a falta de cuidado na escrita, nas respostas da empresa.