Balcão Nacional do Arrendamento
Balcão Nacional do Arrendamento19.1
Direção-Geral da Administração da Justiça
  • Av. D. João II, 1.08.01 D/E - Edifício H - Pisos 0, 9 a 14
    1990-097 Lisboa

Balcão Nacional do Arrendamento - Água a fluir do teto devido as obras executados de forma negligente

Isabel dos Reis Ferreira Vasco
Isabel Vasco apresentou a reclamação
4 de agosto 2023
Durante a visita, ao inspecionar o apartamento para assinar o contrato, descobri que numa das divisões do apartamento corria água pelo teto. Apontei isto para o proprietário, ao qual recebi uma resposta de que os construtores do andar de cima despejavam água diretamente no chão, o que levou a este resultado. 3 meses depois de assinar o contrato, em 5 de fevereiro de 2023, o apartamento do andar de cima foi alugado e a água começou a escorrer pelo teto. O proprietário não reagiu a isto como uma emergência. Demorou 2 meses completos para corrigir o problema. Neste período, eu tinha que desmontar a cama todos os dias e tirar o colchão do quarto para não o ter molhado novamente. Em 27 de fevereiro, o proprietário decidiu abrir parte do teto do meu apartamento. O teto continuou a ser aberto em outras partes por um mês. Assim, quase metade do teto da área de dormir foi aberta. No período das obras, não me ofereceram mudança para outro apartamento ou hotel. A certa altura, a água começou a fluir do teto. Parecia uma cascata. A esta altura, há mais de uma semana que estava dormir no chão do corredor-cozinha. Fiquei muito constipada, tive conjuntivite nos olhos. No dia 29 de março, saí do apartamento por 3 dias por minha própria vontade, exigindo que o proprietário resolvesse o problema durante minha ausência. O problema foi eliminado da seguinte forma: foram substituídas as bases de duche do apartamento de cima, foi colocado o silicone nos chuveiros do apartamento de cima. No meu apartamento, os buracos no teto foram fechados com painéis previamente rasgados, as partes quebradas foram cobertas com massa tapafissuras, pintaram as paredes (pelo meu pedido!), nenhum isolamento foi colocado, então eu podia até ouvir os vizinhos de cima ir a casa de banho a fazer xixi e mais coisas. O proprietário não reagiu ao meu pedido para instalar um desumidifacdor porque as paredes continuaram a ficar amarelas. A isto o proprietário respondeu: "o que você quer, porque tudo dentro está molhado, as paredes vão continuar a ser amarelas!". Duas semanas após a conclusão do trabalho, ouvi centenas de ratos correndo pelo teto diretamente acima da minha cama. Então ficou claro que o isolamento que foi tirado do teto ao ser aberto, ninguém voltou a colocar. Em 9 de julho, uma nova mancha amarela apareceu no teto. Em 12 de julho, a água começou a pingar deste ponto. No dia 14 de julho, no apartamento do andar de cima, foi trocado o silicone dos chuveiros. Em 3 de agosto, começou a pingar do teto, mas em outro local. Nas minhas tentativas de entrar em contato com o proprietário, não obtive resposta. Poucas horas depois, foi respondido que se o canalizador tivesse tempo, hoje eles dariam uma olhada no meu apartamento. Nesta fase, procuro um novo apartamento onde possa viver tranquilamente e dormir à noite, porque a insônia tornou-se o resultado do inferno que passei desde fevereiro. Como o contrato de arrendamento não exige aviso prévio ao proprietário de que desejo cancelar o contrato, notificarei o proprietário assim que encontrar um apartamento adequado.
Data de ocorrência: 4 de agosto 2023
Isabel Vasco