46.6

DHL Express - Clearance Delay

Alberto Luis da Cunha Afonso Fernandes
Alberto Fernandes apresentou a reclamação
13 de dezembro 2016

Enviei uma máquina fotográfica para o Japão (anexo do envio via CTT datado de 04/11/2016) para reparação ( a conselho da Canon Portugal), dado que estava na garantia.
No dia 08/12/2016 recebi email informando que a avaria estava resolvida e a referida máquina ia ser enviada via DHL Express para a morada que indiquei.
No email a encomenda estava referençiada como DHL(SPS) Air Waybill Number: 2564309753
A partir do endereço fornecido (* PROIBIDO *://www.dhl.co.jp/en.html) podia seguir o seu percurso.
No dia 13/12/2016, como aparecia "Clearance Delay" resolvi ligar para a DHL Express, fui informado que teria que enviar os documentos necessarios e o nº de contribuinte, para se proceder ao desalfandegamento, dado que não era um artigo comprado, mas enviado para reparação.
Assim fiz, entretanto fui contactado via telefone, informando o mesmo envio de documentos, além de custos a pagar, nomeadamente €89 de despesas para ser tratado o desalfandegamento.
Se enviei todos os documentos, se a encomenda não tem custos alfandegários por se tratar de uma reparação, não de uma compra, se tenho provas de ter enviado a referida encomenda, expliquem-me se faz favor como se justifica este valor, que na minha opinião não tenho que pagar?
No caso de uma compra fora da comunidade europeia, justifica-se que a DHL cobre para tratar do desalfandegamento, apesar de se puder tratar pessoalmente do assunto, é uma questão de escolha.
Mas não é de todo o caso.

Data de ocorrência: 13 de dezembro 2016
DHL
14 de dezembro 2016
Estimado Cliente,

Agradecemos a exposição enviada, alvo da nossa melhor atenção.
Iremos analisar o caso em detalhe e fazer-lhe chegar a nossa resposta, tão breve quanto possível.

Atentamente,

Serviço de Clientes
DHL Express Portugal

Questão: Declarou à AT a exportação temporária do produto (ou pagou a alguém para que o fizesse? Caso não o tenha feito, claro que o produto no regresso vai ser considerado como importação e terá de pagar os repetitivos direitos e impostos. A AT não têm como saber que foi para reparação, se não declarar a saída.