46.6

DHL Express - Omissões relativas a processo desalfandegário

Ana Rego
Ana Rego apresentou a reclamação
24 de maio 2017

Ha cerca de 3 semanas realizei uma compra online num site fora da UE. Essa mesma encomenda foi expedida pela DHL uma vez que requisitei um serviço mais rápido de entrega por ter pressa para receber a encomenda. Sem me ser questionado foi escolhida, pelo expedidor, a DHL express. Algund dias depois recebo uma SMS a referir que a encomenda já se encontrava em Portugal mas estava retida na alfandega e sujeita a controlo aduaneiro.

Ora, primeiro a minha questão prende-se com: por que razao a minha encomenda fica retida se conheço pessoas que fizeram compras no mesmo site com o mesmo valor e simplesmente receberam a sua encomenda em casa entregue pela DHL sem nenhum problema? Qual é a lógica de o processo alfandegário ser, alegadamente, aleatório?

Bem, posto isto entrei então em contacto com a DHL para tentar perceber como resolver a situação. Uns funcionários mais simpaticos do que outros (sim porque foram mais de 5 contactos) foram tentando "explicar" e sempre falaram em alfândega mas nunca especificaram qual ou onde. Simplesmente referiam que a alfandega estava a pedir os documentos X para se poder proceder ao desalfandegamento.

Qual nao e o meu espanto quando entro em contacto com a alfandega "publica" que achava eu que era onde estava a minha encomenda eme dizem que nunca tinha estado nada bloqueado em meu nome. Ora, como não?? De facto nunca recebi nenhuma carta da alfandega propriamente dita.

Parece que afinal a DHL tem uma espécie de alfandega particular em parceria com a publica (??) que retém as encomendas de modo a sugar mais dinheiro as pessoas. Em 5 chamadas nunca foram capazes de referir que a alfandega era a "deles" ou explicar a situação devidamente? Entao eu pago um transporte (ainda por cima mais caro por ser express) e é a propria empresa de transporte que me lixa? Onde está a lógica disto?
Nem tão pouco são claros quanto aos procedimentos.

Infelizmente para mim, esta historia acaba comigo a perder o dinheiro que gastei na encomenda mais transporte mais tempo e paciência depois de tentar resolver isto um infinito de vezes e anão receber a minha encomenda que eventualmente até será destruida pois o expedidor tambem nao a quer de volta referindo que lhe serao cobradas taxas por essa devolução. Ridiculo, absolutamente ridiculo.

A todas as pessoas que eventualmente lerem esta reclamação recomendo vivamente que NUNCA utilizem a DHL como transportadora.

Data de ocorrência: 24 de maio 2017
DHL
25 de maio 2017
Exma. Sra.

Agradecemos a sua comunicação, que mereceu a nossa melhor atenção.

Iremos analisar o exposto e voltar ao seu contacto com a melhor brevidade possível.

Lamentamos os inconvenientes causados e subscrevemo-nos com os nossos melhores cumprimentos,

Customer Service
DHL Express Portugal

Gestores * PROIBIDO * a margem da lei...só esquemas.A PJ não consegue dar conta de tantos casos.

Façam relatorios claros destes pormenores as empresas que têm parceria com estes burlões. Se todos nos pararmos de usar a dhl temos mais peso que as empresas. E é importante deixar claro o porquê de nao voltarmos a fazer mais encomendas dos sites por causa da dhl burlões