SU ELETRICIDADE Marca Recomendada Marca do Mês
83.0
SU ELETRICIDADE (antes EDP Serviço Universal)
  • A SU ELETRICIDADE é a empresa que comercializa eletricidade no mercado regulado de energia.
    Estamos sujeitos a um conjunto de obrigações de serviço público determinadas pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), tais como:
    - aplicação das tarifas e preços publicados pelo Regulador
    - fornecimento universal de eletricidade a todos os Clientes elegíveis que necessitem
    - aquisição de energia dos Produtores em Regime Especial com tarifas bonificadas fixadas por legislação específica

• Apartado 12115 - Loja CTT Picoas,

EDP Serviço Universal - Cartão SIM, EDP M2M - telecontagem

Paulo Baptista apresentou a reclamação
11 de setembro 2018

Em Junho de 2009 fiz um contrato com a EDP como microprodutor, no qual a EDP se obriga a adquirir ao Produtor a totalidade da energia eléctrica solar produzida.
Os equipamentos de comunicação e medição foram fornecidos pelo microprodutor, com a excepção do cartão GSM/GPRS que me foi fornecido pela EDP.
Após 9 anos, deixei de receber a transferência habitual que servia para liquidar o empréstimo da aquisição dos painéis fotovoltaicos e fui informado por um assistente da EDP que a razão mais previsível para não existir leitura era o facto do cartão GSM/GPRS ter sido desactivado pela ALTICE.
Não fui previamente avisada de tal facto.
Aliás, o dito cartão SIM da EDP M2M foi fornecido como parte integrante do serviço. AO deixar que a entidade emissora efectuasse o seu cancelamento sem previamente ter dado conhecimento ao cliente/produtor é um acto de má fé, pois que este não têm capacidade de, por si só, fazer uma negociação com operadoras telecomunicações para arranjar uma alternativa economicamente razoavel para situação.
Trata-se de uma situação que vai afectar TODOS os produtores com cartões EDP M2M !
E muitos só irão ter conhecimento da situação quando começarem a verificar que não estão a ser creditados pela energia electrica que estão a produzir e entregar á EDP, correndo risco de haver eventuais problemas com equipamentos/rede e não virem a ser ressarcidos da sua produção.

Data de ocorrência: 11 de setembro 2018
11 de setembro 2018
Caro cliente, estamos a analisar a situação que nos apresentou.
Entraremos em contacto consigo assim que possível.

Apoio ao cliente
13 de setembro 2018
Caro cliente, na sequência da resposta prestada, consideramos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida.

Estamos ao seu dispor para qualquer esclarecimento adicional pelos canais habituais – formulário edpsu.pt - contactos, portal do cliente - edponline.edp.pt, linha de atendimento 808505505 (dias úteis, das 8h às 22h), ou nas nossas lojas.

Apoio ao cliente
13 de setembro 2018
EDP respondeu, respondendo que não respondia a outrem que não fosse o titular da instalação e, em caso de falecimento só respondia mediante apresentação de Documento Legal, tipo Habilitação de Herdeiros !!!

Portanto, não sendo a reclamação sido apresentada pelo próptio titular ou outrem devidamente identificado como legalmente habilitado, a EDP invocando o RGPDados, nada diz .

Talvez seja por isso que não informaram em tempo oportuno e devido os seus clientes da microprodução que os cartões M2M que a mesma instalou e que servem para o envio dos dados de contagem mensal da energia produzida tem vindo a ser cancelados e, pelos vistos, serão todos cancelados, ficando os produtores sem capacidade de resolução imediata da situação !

Já agora, se alguem já consegui contratar o fornecimento de um cartão SIM M2M, que diga por favor pois que está a ser uma tarefa muito dificil junto dos operadores de telecom. !!
Paulo Baptista avaliou a marca
13 de setembro 2018

EDP, fazendo uso da sua posição dominante de mercado de microprodução, altera condições fisiicas dos equipamentos sem prévio conhecimento dos produtores de energia electrica e deixa estes a produzir gratuitamente energia até que eles consigam resolver uma situação operacional que foi assegurada pela EDP : colocação cartões SIM EDP M2M

Tambem estou na mesma situação, sem leitura de contagem desde Setembro. O instalador diz que está tudo bem e a EDP diz que não consegue ler. Questionados sobre a hipotese de ser o cartão dizem que é da minha responsbilidade, quando o cartão é deles. Mas nada dizem a um possivel cancelamento.

Boa tarde a todos, também estou na mesma situação . O meu contrato tb começou em 2009.
Há dois dias atrás recebi um telefonema da EDP para informar que não conseguiam fazer a leitura e que tinha um problema no contador.
Depois de fazer testes chego á conclusão que o contador (Janz 1700) e modem ( contar Ms-com) estão OK . O sim é que está desativado.
Tanta incompetência e desconsideração pelos clientes são típicas de empresas monopolistas .
Vou reclamar até resolverem o problema.

Olá, boa tarde,

Eu também estou sem receber o valor da produção desde abril de 2018. Foi lá a assitência técnica da EDP e indicaram-me que o cartão M2M estava partido (já desconfio pelos vossos relatos que a situação não deve ter sido essa) e que deveria pedir eu um novo cartão. O problema adicional é que os raros colaboradores de operadoras que sabem o que é um cartão M2M dizem que só os atribuem a empresas e eu, como sou particular, não o posso obter. A EDP também diz que entregava antigamente os cartões por "cortesia" mas agora tem de ser o fornecedor a obtê-lo. Ou seja, estou numa "pescadinha de rabo na boca". Alguém já conseguiu obter o cartão M2M? E como?

Entrentanto, também fiz reclamação aqui no portal.

Obrigado!

CIL: 0110431027 CPE: PT0002990110431027PT

Depois de reclamar através do portal da net ( no meu caso através da app EDP para IOS) e de ter pedido um teste de comunicação lá me enviaram hoje a factura em falta . Há qq coisa errada aqui , parece q a EDP anda a tentar enganar os microprodutores. No meu caso , ligaram-me para o telemóvel a dizer q o meu contador estava avariado !! Se eu não tivesse conhecimentos na área tinha acreditado e já teria pago a alguém para lá ir trocar o contador .

Caros senhores boa tarde,
Tenho o mesmo problema desde Novembro 2018, troquei de modem mas o problema persiste. Agora, adquiri um cartão internacional M2M sem mensalidade e custo de transmissão de 0.6€. os energúmenos da edp dizem que o operador do cartão SIM tem que ser português! Ainda não encontrei legislação que refere este assunto.. Se alguém souber alguma coisa que se manifeste.
Obrigado