54.4

Maria Emilia Cordeiro Bento
Maria Bento apresentou a reclamação
9 de outubro 2021
EXmºs Senhores,
Em data que não posso precisar,fui aliciada pela EDP para aderir, conjuntamente com a energia elétrica, ao fornecimento do Gás Natural. Por ter duas faturas distintas e dois débitos diretos, achei por conveniente fazê-lo.
O fornecedor de Gás Natural á altura, era a GALP Energia. Foi-me dito que a partir daquele momento seria aEDP Comercial. Tenho recebido faturas eletrónicas, mensalmente, com a descrição das duas energias sem qualquer menção a outro tipo de fornecedor que não a EDPComercial.Como o contador de luz transmite a contagem diretamente para a EDP e também mudei de contador de Gás por deteçãode fuga, pensei que a contagem do gás também fosse, da mesma forma, para a EDPComercial, sem ter que abrir a porta para contagem, dado que os contadores são dentro de casa.Nunca pensei que, mudando de fornecedor houvesse alguma ligação com a GALP e a EDP porque, se o soubesse,não teria feito esta adesão.Ouvi algumas histórias de tentativa de entrada na casa das pessoas, através de burlas (de que já fui vítima em comunicações de uma operadora (não me entraram em casa, mas no tlm) e da qual já fiz queixa, neste portal – foi resolvido, mas não me disseram a origem), e contactos telefónicos no sentido de pressionar as pessoas nesse e noutros sentidos pelo que, qualquer número não identificado na minha lista de contactos,eu não atendo. Infelizmente atravessamos um período em que temos que desconfiar de tudo e de todos.Tive alguns problemas de saúde e só agora me é possível fazer esta queixa que passo a descrever:Recebi um e-mail da EDP onde referiam a falta de contagem de Gás. Porém nada me foi dito nem marcada qualquer intervenção da GALP ou da EDP.Em 04.08.2021 foi-me enviada umaSMS dizendo: “Lisboagas – Relembramos que está agendada uma visita técnica para o dia 02-09-2021 no perío do horário entre as 14h e as 16h. Obrigado”
Relembram o quê?
Tentei telefonar para a EDP para saber da veracidade da mesma mas, vai sempre para uma gravação em que há a opção de escolha numérica de acordo com a questão pretendida mas, o contacto não é estabelecido. Sem qualquer confirmação da minha parte, sobre a minha disponibilidade para esse dia, pois teria que saber a verdade e utilizar um dia de férias, para justificar a minha ausência laboral,nem qualquer registo de e-mail do fornecedor (EDP Comercial )nesse sentido, no dia 02.09.2021, ás 14h07, recebi outra SMS com o texto: “A distribuição gasnatural informa que a equipa técnica esta a caminho para realizar a intervencao combinada. Obrigado. ”Que combinação? Onde está a minha resposta a que “combinação”?.Nesse mesmo dia, quando cheguei acasa, tinha o gás cortado.  Segundo me foi informado, nesta altura de pandemia não era permitido o corte de energias e/ou de comunicações.
Na caixa do correio tinha um a comunicação da GALP (anexo ). Isto é perseguição? Desvinculo-me de uma empresa e ela continua a insistir, sem a minha autorização?Se a SMS enviada no dia 02.09.2021 foi recebida ás 14h07, como é que no mesmo dia, ás 13h56 me foi enviado um e-mail com a observação:  cliente ausente?Não
Ora, se desisti do fornecimento da GALP, não sinto que tenha que responder seja ao que for relativo a esta empresa. Mesmo assim, tentei entrar em contacto com a GALP, através dos contactos indicados na internet mas não foi permitido sequer enviar.Em data não precisa, foi afixado um aviso da GALP, na porta de entrada do edifício onde resido, com 40 frações dizendo: “amanhã “ será feita a contagem sem indicação do dia e qual amanhã seria. Encontrei esse mesmo aviso, caído no chão, junto á porta de entrada do prédio, com escrita manual no verso, que não se percebia o seu significado. Segundo informação de alguns condóminos com quem conversei, não apareceu alguém para fazer a dita leitura.Pergunto: quando é/foi esse amanhã?Há pessoas mais idosas com receio de abrir a porta, sem saber a quem. Há várias burlas e assaltos nesta zona, com personagens vestidas com fardas de várias empresas e as pessoas, inclusive eu,têm receio de abrir a porta a desconhecidos, mesmo que com alguma farda. Sei que há pessoas que trabalham para este tipo de empresas, fazem trabalhos fora do seu horário de trabalho, sem passarem faturas e usando a farda da empresa e trabalhando em “rede”. Ora, se o fazem, quem me garante que não emprestam essa mesma farda para… Portanto, se usam a farda quem me garante que também não usam os impressos da empresa.Porém, como não tenho qualquer contrato com a GALP, mas com a EDP Comercial e não combinei nada, fosse com que empresa fosse, não senti que tivesse que estar em casa para a dita intervenção,não especificada.Pelo exposto e como continuo com o gás cortado pergunto: como hei-de fazer para que o fornecimento de gás seja reposto e face a esta situação, quem paga essa abertura? E ainda, como posso mudar para um fornecedor mais credível, já que me parece que há um “lobing” mesmo com outras empresas, que me têm assediado telefonicamente, mas, que segundo vim a saber,fazem parte do mesmo esquema?
Maria Emília Cordeiro Bento
Tlm: 963950983
e-mail: marembe22@gmail.com
P.S. não consigo mandar em anexo o referido mail da EDP. Noreplay
Data de ocorrência: 2 de setembro 2021
Maria Bento
26 de outubro 2021
Não, não está resolvida. Continuo sem gás. Continuo a pensar que há uma situação anómala com funcionários em rede. Será que tenho que denunciar através de outros meios? Vou até onde puder. Numa situação de pandemia em que não seria possível cortar energias e com débito direto, não percebo esta situação. Denunciarei seja por que meio for. Não permito que façam publicidade enganosa, nem que tenha que aquecer água para o que eu precisar. Abusar de mim não abusam.
Maria Bento
9 de novembro 2021
Ainda não recebi resposta alguma. É uma falta de consideração pelos clientes. Continuo com o gás cortado porque não conluio com publicidade enganosa e não consigo encontrar fornecedores fiáveis. Até porque a maioria fornece através da GALP sem que os clientes saibam. Só em situações similares é que se apercebem. Também continuo a ter débito direto com a EDP.
Agradeço alguma comunicação.

Grata pela atenção dispensada.
Lisboagás
12 de novembro 2021
Cara Maria Emília Bento,

Informamos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida através de e-mail no dia 12/11/2021.

Encontramo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional, através do e-mail lisboagas@galp.com ou do número 808 506 009 (dias úteis das 9h às 21h).

Serviço a Clientes

Gás Natural
Maria Emilia Cordeiro Bento
Maria Bento avaliou a marca
16 de janeiro 2022

É tudo publicidade enganosa. Não respeitam os clientes e infelizmente, há poucas, ou nenhumas alternativas para mudança.