55.0

Lisboagás - Má contagem do gás no contador antigo

Paula Alexandre Paulino do Carmo Sousa
Paula Sousa apresentou a reclamação
28 de junho 2019

Boa tarde , recebi uma carta em casa a informar que no mês de Maio iriam trocar os contadores do gás visto estes terem já 20 anos, de facto foram lá eu não estava presente e também não pediram para estar, o meu filho estava em casa e de fato viu pela porta que andava cá nos patamares do nosso andar uma pessoa com auriculares nos ouvidos e a cantar e a mudar os contadores ao mesmo tempo, até aí tudo bem, hoje qual não é o meu espanto veio a fatura da Endesa a cobrar - me 354.80€, liguei para a Endesa que de facto me disse que era impossível eu ter num mês gasto 304 Kwh de gás, pediram-me para ligar á Lisboa gás para dar a contagem do dia 04/05 e a de 29/05 o que batia certo com o que deram á Endesa, agora pergunto eu tenho uma casa particular ou tenho algum restaurante em casa ? a pessoa da Lisboa gás que devia estar atenta e não com auriculares nos ouvidos a ouvir musica é que deu mal a leitura porque se forem ver as minhas faturas anteriores eu não gasto nem por sombras esses Kwh por mês. Agora o que vou fazer é bloquear para já junto do banco este valor que a Endesa me vai cobrar no dia 18/07/2019 , sei que a Endesa simplesmente que está a cobrar uma informação que foi mal dada pela Lisboa Gás, mas o contrato que eu tenho é com a Endesa por isso não sou que deva tratar disto e sim a ENDESA com a LISBOA GÁS uma com a outra, em ultimo recurso eu quero ver com os meus olhos o contador que foi retirado da minha residência. Muito obrigado

Data de ocorrência: 28 de junho 2019
3 de julho 2019
ASSUNTO: Reclamação Portal da Queixa

Exma. Senhora Paula Sousa,

Na sequência do seu contacto de dia 28 de junho relativamente à reclamação apresentada no Portal da Queixa com o nº 29439519, sobre a substituição do contador de gás natural, informamos que a situação foi incorretamente encaminhada para a Lisboagás Comercialização, empresa comercializadora de Gás natural em Mercado Regulado.

Nesse sentido sugerimos que contacte o Operador de Rede de Distribuição através do e-mail distribuicao.lisboagas@ggnd.pt ou para o nº. 808 200 343.

Encontramo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional, através do e-mail lisboagas@galp.com ou do número 808 506 009 (dias úteis das 09h às 21h).

Pedro Costa

3 de julho 2019
A marca está a pedir-me para marcar a minha reclamação como resolvida, como é que posso marcar como resolvida se ainda não tive resposta da mesma?
4 de julho 2019
Informo que o meu banco já está informado para que no dia 18/07/2019 não seja levantado qualquer pagamento á Endesa enquanto não estiver resolvida a situação, na sequência disto se houver algum corte de gás ou de luz vou ser lesada injustamente pelos vossos erros profissionais e irei pedir uma indemnização pelos transtornos causados pela Lisboagás , porque não estamos a falar de uma quantia pequena mas sim de 354.80€ uma quantia bastante alta e de 304 kwh que eu não consumi , o meu advogado está ao corrente da situação e pronto a agir a qualquer momento , irei informar a Deco e a comunicação social e será escrito no livro de reclamações online, fico a aguardar resposta coerente dos vossos serviços.
9 de julho 2019
Bom dia.
Conforme resposta sem nexo da Lisboa Gás , informo que não me foi deixado nenhum relatório de visita técnica dos vossos serviços nesse dia, pergunto , quem me garante que a pessoa que estava com fones nos ouvidos e a cantar e a mudar os contadores ao mesmo tempo registou bem a contagem ? Está o Sr. a dizer-me que a contagem está correta ? E provas ? Existem fotografias ou vídeo da contagem do dito contador? É só dizer, e paga ? Se analisarem e pensarem como seres humanos acham que uma casa doméstica com 3 pessoas que estão o dia todo fora de cada consomem esses Kwh em gás num mês ?

Gostaria de ver o contador que me foi retirado o mais urgente possível, irei com todo o gosto comunicar com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para eles sim analisarem ao pormenor desta situação.

Irei escrever novamente no livro de reclamações online, e irei comunicar á comunicação social e a DECO.

Aguardo resposta urgente sff.
10 de julho 2019
ASSUNTO: Reclamação Portal da Queixa

Exma. Senhora Paula Sousa,

Na sequência dos seus contactos de dia 03, 04 e 09 de julho relativamente à reclamação apresentada no Portal da Queixa com o nº 29439519, sobre a substituição do contador de gás natural, informamos que a situação foi incorretamente encaminhada para a Lisboagás Comercialização, empresa comercializadora de gás natural em Mercado Regulado.

15 de julho 2019
A reclamação continua por resolver, já pedi que me fosse facultado fotos ou vídeo ou ver pessoalmente o contador que me foi retirado da minha habitação a justificar a contagem certa do contador que foi feita pelo colaborador (dos fones e cantor) da Lisboagás e até agora nada foi resolvido, continuo a aguardar que alguém se resolva.
18 de julho 2019
Para conhecimento dos consumidores Portugueses , peço que leiam com atenção :

411 mil contadores de gás para substituir em cinco anos

13/1/2019, 10:59

O limite legal para os contadores é de 20 anos. A sua substituição nos próximos cinco anos vai implicar um investimento de mais de 17 milhões de euros.

Até 2023, 411 mil contadores de gás de clientes privados terão de ser substituídos por terem atingido a idade máxima de 20 anos. Os 17,1 milhões de euros gastos nestas operações serão totalmente suportados pelas empresas, noticiou o Correio da Manhã.

A substituição dos contadores, assim como outros investimentos para a manutenção do abastecimento aos clientes e para a expansão da rede, está prevista nos planos de investimento dos 11 operadores espalhados pelo país, em consulta pública na Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) até dia 28 deste mês.

O investimento total chegará aos 306 milhões de euros e será, em grande medida, suportado pelos clientes, o que obriga a um grande escrutínio por parte das entidades responsáveis, incluindo a ERSE e a Assembleia da República.
22 de julho 2019
Exma. Senhora Paula Sousa,

Na sequência do seu contacto de dia 15 de julho relativamente à reclamação apresentada no Portal da Queixa com o nº 29439519, esclarecemos que a Lisboagás Comercialização é uma empresa que comercializa gás natural em Mercado Regulado, não efetuando serviços técnicos como substituições de contador.

A situação reportada é do âmbito do Operador de Rede de Distribuição da sua área de residência, pelo que para mais esclarecimentos sugerimos que contacte o seu atual comercializador ou esta entidade através do e-mail distribuicao.lisboagas@ggnd.pt ou para o nº. 808 200 343.

30 de julho 2019
Exma. Senhora Paula Sousa,

Em resposta aos seus contactos dos dias 09 e 18 de julho de 2019, onde relata a ocorrência de uma situação invulgar e divergente dos procedimentos estabelecidos, foi averiguada a execução do serviço a que respeita o seu pedido de esclarecimentos.

Confirmamos que no dia 29 de maio de 2019, o equipamento de medida foi substituído no âmbito da legislação em vigor que exige a verificação de todos os contadores de gás com mais de 20 anos.

Na intervenção, o contador nº 8400531999035651 da marca Samgás foi retirado com leitura 3471m3 e foi instalado o contador nº 10532007261918 da marca Samgás foi retirado com leitura 3471m3 e foi instalado o contador nº 10532007261918 da marca Samgás com 2590m3, conforme indica relatório de visita técnica cuja cópia anexamos. Esta informação foi comunicada ao seu Comercializador para processamento.

Relativamente ao comportamento inadequado do técnico, agradecemos o seu alerta que nos permite reforçar as competências comportamentais na relação com o Consumidor, bem como adotar as medidas formativas e corretivas necessárias.

Lamentamos qualquer transtorno causado e agradecemos seu contributo, que entendemos fundamental para a melhoria contínua dos serviços prestados.

Mantemo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.
Atentamente,

João Sertório

Distribuição Gás Natural

Minha Resposta :
Com esta conversa da treta , o que é que querem dizer ? O que é que essa cópia que anexaram mal escrita me justifica que a contagem está correta? Se o vosso funcionário dos fones e musico lhe apetecesse colocar mais Kwh eu tinha de pagar não? Torno a repetir a contagem está mal feita, uma habitação com 3 pessoas que passam o dia todo fora de casa não consome esse gás , quero ver fotos ou vídeo do contador que foi retirado da minha residência nesse dia o mais urgente, irei contatar novamente a ERSE e após resposta deles irei ou não recorrer ao centro de arbitragem da mesma. Não irei suportar um custo que eu não consumi.

Mas será possível que não á ninguém competente nessa empresa que vá ver o contador e tire fotos ou vídeo da contagem deste ? Onde é que está o dito contador? Estará em outra habitação ? Se sim vejam a contagem inicial , é assim tão difícil ? Ou foi para o lixo ? Não me

interessa , quero algo concreto que me diga a contagem correta sff não é uma simples papel que justifica esta contagem MAL FEITA PELA INCOMPETÊNCIA DO VOSSO TÉCNICO E DOS VOSSOS SERVIÇOS EM GERAL.
1 de agosto 2019
Exma. Senhora Paula Sousa,

Na sequência do seu contacto de dia 30 de julho relativamente à reclamação apresentada no Portal da Queixa com o nº 29439519, esclarecemos que a Lisboagás Comercialização é uma empresa que comercializa gás natural em Mercado Regulado, sendo que a situação reportada é do âmbito do Operador de Rede de Distribuição da sua área de residência.

Deste modo e para mais esclarecimentos sugerimos que contacte o seu atual comercializador ou esta entidade através do e-mail distribuicao.lisboagas@ggnd.pt ou para o nº. 808 200 343.