GLS Marca Recomendada
    2665-608 Venda do Pinheiro

GLS - Atraso de entrega / perda de encomenda

Carlos Humberto Gomes e Silva
Carlos Silva apresentou a reclamação
30 de janeiro 2020 (editada a 20 de fevereiro 2020)
Efetuei uma compra online num site internacional em 15-12-2019.
O produto foi expedido em 17-12-2019 de acordo com os prazos pré estabelecidos.
A empresa subcontratada para fazer a entrega foi a GLS.
No dia 29-12-2019 recebi um e-mail da GLS a agendar a entrega da encomenda para o dia seguinte 30-12-2019. Nesse dia não recebi qualquer encomenda. Aguardei até ao dia 03-01-2020 e como não recebi nada, nem mais nenhuma informação, contactei a GLS telefonicamente para esclarecer a situação e saber quando iria receber a minha encomenda. Não me foi dada grande informação, apenas me foi dito que a encomenda ainda não estava na sua posse ( GLS Leiria ) e que ainda se encontrava no armazém em Espanha, para aguardar...
Ao fazer o rastreamento obtenho a confirmação de que se encontra em Espanha desde o dia 29-12-2019:
Number: 611316974825
Package status: In transit
2019-12-29 16:05 San Fernando de Henares (Madrid), The parcel has reached the parcel center.
2019-12-26 21:43 Puurs, The parcel has reached the parcel center.
2019-12-26 21:43 Puurs, The parcel was handed over to GLS.
2019-12-16 07:14 Puurs, The parcel data was entered into the GLS IT system; the parcel was not yet handed over to GLS

Esta informação permanece inalterada desde o dia 29-12-2019.
Aguardei até ao dia 07-01-2020, como não recebi mais nenhuma informação voltei a contactar por telefone a GLS ( desta vez Venda do Pinheiro).
Após um longo tempo de espera fui informado de que a encomenda se encontrava em Espanha ( não em Portugal…) pelo que não me podiam dizer mais nada… finalmente, após muita insistência minha, fui informado de que “não era possível localizar a encomenda e que possivelmente iria ser dada como perdida!...”, que a GLS já tinha contactado o expedidor a relatar a situação e que eu deveria fazer o mesmo .
Contactei o expedidor e ao contrário do que me foi dito, este desconhecia o problema, confirmando de que não foi informado pela GLS desta situação.
Perante isto, fui solicitado para aguardar e para contactar a empresa responsável pela entrega (GLS) para resolver a situação, uma vez que o expedidor ao fazer o rastreamento, obtém a informação de que a encomenda se encontra em distribuição… pelo que não pode fazer nada.
Posteriormente enviei 2 e-mails à GLS a solicitar um esclarecimento da situação e a questionar para quando seria a entrega, até à data, 30-01-2020 não obtive qualquer resposta.

Neste momento pretendo saber o seguinte:
Onde está a minha encomenda e quando a vou receber?
Uma vez que o ultimo registo válido indica que a encomenda estava na posse da GLS e se “desapareceu”! De quem é a responsabilidade pela perda/ extravio da mesma?
Já que a GLS se encontra em incumprimento e é responsável pelo atraso, pela perda e extravio da encomenda, de que forma vai agir para me reembolsar dos meus prejuízos?
Agradeço uma resposta rápida e com um comprovativo a assumir a responsabilidade da GLS pelo incumprimento desta entrega, de forma a que eu possa enviar ao expedidor.
Não bastam respostas do género : “aconselhamos que inicie um processo de verificação junto do expedidor de modo a esclarecer a situação, sendo uma importação é esse procedimento correto”.
Data de ocorrência: 30 de janeiro 2020
30 de janeiro 2020
Estimado cliente

Lamentamos desde já o transtorno causado.

Verificamos que o envio ainda não chegou a Portugal. O email que recebeu é enviado de forma automática quando o volume passa num scan em Espanha.

Assim, deverá apresentar esta reclamação ao expedidor para que o mesmo possa verificar o trânsito da encomenda e solucionar esta questão.

Como país de destino não nos é possível verificar ou interferir no trânsito do volume.

30 de janeiro 2020
Tal como eu suspeitava e apesar de eu ter referido isso, mais uma resposta automática pré formatada! Agradecia mais cuidado e rigor na interpretação e análise da minha descrição dos factos.

Na minha reclamação eu já referi que contactei o expedidor.
O expedidor verificou o transito da encomenda e concluiu que a mesma se encontra em Espanha sob responsabilidade da GLS. Enquanto a GLS não comunicar ao expedidor que "perdeu" a encomenda , o expedidor não pode fazer nada para solucionar o problema! Isto foi o que me foi dito pelo expedidor, a GLS tem alguma dúvida acerca disto?...
Eu sei que Portugal é o país de destino!.. mas não basta dizer que a culpa é da GLS Espanha ou outra... e que a GLS Portugal não tem nada a ver e que não pode fazer nada! É muito fácil: a culpa é sempre dos outros! Mas se eu enviei 2 e-mails a questionar a situação porque não obtive qualquer resposta? Porque me disseram por telefone que iam contactar o expedidor e não o fizeram? Para uma empresa de bem isto não é uma atitude correta!

Ao fazer o rastreamento da encomenda, este esteve sem alterações até 29-01-2020... Depois de fazer esta reclamação mudou logo, porquê? Passou de " chegou ao armazém central" para " em transito para o destinatário", porquê? Isto quer dizer que vou receber a encomenda? Ou é mais uma mentira para a GLS se des-responsabilizar? Será que a encomenda voltou a passar num scan automático que a colocou novamente em transito?!?..
Duma vez por todas: contactam o expedidor ou dão a encomenda como perdida para que possa resolver eu o problema junto do expedidor!
31 de janeiro 2020
Estimado cliente,

A GLS Portugal não pode atualizar o sistema sendo que o volume nunca esteve nos nossos armazéns, não é de todo possível.

Mais indicamos que segundo as regras gerais de transporte qualquer anomalia no decorrer do trânsito tem que ser verificada pela origem.

Podemos da nossa parte informar que nos é possível verificar que os parceiros em Espanha já se encontram a verificar a situação, não sabemos se a pedido do expedidor, para mais esclarecimentos deverá contactar o mesmo novamente.

31 de janeiro 2020
Se a encomenda não está, nem nunca esteve em Portugal, como é possível, ao fazer o rastreamento na app da GLS, aparecer a informação que "está a caminho do destinatário?!?" ( Ver anexo com essa informação). Se não foi a GLS Portugal quem foi?!? Foram os parceiros em Espanha? Essa informação não deveria aparecer só quando a encomenda já está em distribuição e em Portugal? Sim ou não? Então a GLS Portugal assume que essa informação é falsa e desta forma está a enganar os clientes!.. em vez de ajudar a resolver os problemas só está a complicar!
Porque nunca respondem aos meus e-mails?
3 de fevereiro 2020

Relativamente ao tracking o mesmo é possível de aceder assim que o volume dá entrada num armazém GLS, mesmo não sendo o de Portugal, com excepção dos envios Royal Mail (Inglaterra). Assim sendo verifica-se que o volume deu entrada em Espanha mas nunca chegou a Portugal.

Relativamente aos emails não nos podemos pronunciar não sabendo qual o endereço utilizado.

Estimado cliente,

Solicitamos encerramento da presente reclamação.

Boa dia,
Fico contente por finalmente a GLS Portugal reconhecer que a minha encomenda se extraviou depois de ter dado entrada nas instalações em Espanha e estar sob responsabilidade da GLS. É o que eu tenho afirmado desde o início e uma das
razões de ser desta minha reclamação!
Pelo que eu me apercebi existem 3 "GLS" envolvidas neste processo: GLS Bélgica, GLS Espanha e GLS Portugal!.. a minha encomenda desaparece e a responsabilidade é de quem?.. de ninguém!!! Todo este relacionamento entre as várias"GLS" é no mínimo muito estranho e ( como já afirmei anteriormente) não passa de um esquema de fuga à responsabilidade e no qual nós clientes somos constantemente lesados e prejudicados! Adquiri um produto com um tempo de entrega de 5-14 dias, já passaram 53 dias!!.. e continuo sem receber nada!.. nem nenhuma justificação credível!. Paguei mais para ter rastreamento e apenas obtenho informação errada e falsa!.. é muita incompetência junta! Eu sei que é possível fazer o rastreamento a partir do momento que entra na GLS.. mas a informação "a caminho do destinatário" não devia aparecer só quando já está em Portugal depois de chegar "á agência de destino (GLS Leiria)" e em distribuição a caminho da minha morada? Verdade ou não? Sempre funcionou assim! Isto indica que a encomenda entrou em Portugal! É público que em entregas anteriores foi como estou a dizer, é assim que são as vossas normas, porque é que desta vez é diferente? Não é possível a GLS Portugal obter informação junto da GLS Espanha para me informar o que aconteceu? É a unica forma de ilibar a GLS Portugal...
Continuo sem receber qualquer resposta aos meus e-mails, o meu e-mail é o mesmo desta reclamação... Vou confirmar o meu contacto em anexo privado.
Fico a aguardar
Esta resposta tem um anexo privado
Estimado cliente,

Informamos que durante todo o trânsito indica que a encomenda está a caminho do destinatário.

A GLS Portugal não se pode responsabilizar por um volume que não chegou à nossa posse, não obstante, o procedimento correto é a reclamação junto do expedidor. Sendo uma importação qualquer anomalia no transporte deve ser verificada pelo mesmo.

Em termos internacionais não nos é permitido intervir neste tipo de situações, sendo o país de destino.

Relativamente aos emails enviados não conseguimos localizar os mesmos, caso tenha utilizado o formulário online não conseguimos rastrear os mesmos por este meio. Também poderá utilizar o livro de reclamações online caso seja do seu interesse, não podemos indicar um email especifico sendo que o volume não está com nenhum parceiro em Portugal.

Lamentamos não poder auxiliar,

6 de fevereiro 2020
Não é de todo verdade que: "durante todo o trânsito indica que a encomenda está a caminho do destinatário."
Essa afirmação é falsa! A GLS Portugal está a omitir a verdade para não admitir a responsabilidade que tem. Desde o início do rastreamento a informação foi sendo atualizada de acordo com a situação da encomenda (ver 2 anexos).
No dia 08-01-2020 aparece " a caminho do centro de entregas"
No dia 31-01-2020 aparece " a caminho do destinatário"...

Se a GLS Portugal diz que o volume nunca esteve na sua posse, como é isto possível?!?..
Só pode haver uma razão a GLS Portugal está a mentir! Pelo que, independentemente da reclamação que já fiz junto do expedidor e que se encontra em pausa por causa de falta de informação por parte da GLS!.. exijo mais uma vez, que esta assuma as suas responsabilidades e permita que se avance para uma solução!
Nos meus e-mails eu usei o formulário online, com este link:
Não percebo! Este link vai para onde? Não funciona? Não é GLS Portugal? Nunca respondem? Mais uma armadilha para enganar os clientes?
É caso para dizer que até parece que os e-mails foram entregues pela GLS... ninguém sabe onde estão! Perderam-se!
Porquê esta alteração?
7 de fevereiro 2020
Estimado cliente,

As atualizações em sistema existem, no entanto nenhuma foi efetuada no domínio da GLS Portugal.

Resta-nos lamentar as ocorrências destas incidências e todos os transtornos que as mesmas causaram.

7 de fevereiro 2020
Volto a fazer a mesma pergunta, e desta vez quero uma resposta objectiva, se o volume nunca esteve na posse da GLS Portugal porque é que a informação muda de " a caminho da agência de destino" para " a caminho do destinatário"?!?
Estimado cliente,

Qual o método utilizado para efetuar o tracking da encomenda? No site GLS não temos a indicações acima mencionadas.

Em anexo verifica o histórico retirado do site da GLS Portugal.

Esta resposta tem um anexo privado
10 de fevereiro 2020
A informação foi retirada da APP GLS.
O histórico que apresentam hoje já foi "tratado" ver anexos!.
Informação em 08-01-2020
10 de fevereiro 2020
Convenientemente o link que está no e-mail que recebi inicialmente a agendar a entrega deixou de estar activo... porquê?
Como se vê pelas provas e ao contrário do que afirmam a informação mudou e quero saber porquê! Continuam sem responder a isto porque é que aparece "a caminho do destinatário"?
11 de fevereiro 2020

A indicação de "a caminho do destinatário" aparece porque a encomenda estava em trânsito, é uma atualização automática até a encomenda ter outro tipo de picagem, que não teve porque foi perdida durante o trânsito em Espanha.

O histórico enviado não foi "tratado" apenas é diferente da aplicação que está a verificar.

O link em questão deverá estar inutilizado porque a encomenda foi considerada extraviada, tendo uma atualização "final".

12 de fevereiro 2020

Para simplificar e evitar fugas vou colocar 4 simples questões e agradeço que respondam usando a minha ordem e numeração:

1- A informação dada pela APP GLS é verdadeira e fidedigna ou não?

2- Volto a perguntar e expliquem-me duma vez por todas, ao contrário do que a GLS afirma, a informação dada passou de " a caminho do centro de entregas" para " a caminho do destinatário", porquê? Que picagem automática provocou isso? Se a encomenda se perdeu em trânsito, como é isso possível?

3- Em todas as aplicações a informação posterior a 29-12-2019 desapareceu, depois de ter sido publicada, ver os anexos anteriores, se o histórico não foi"tratado", foi o quê?!?.. como é que a GLS justifica esse desaparecimento?...

4- Se a encomenda foi considerada extraviada e dada como "final", como paguei o rastreamento, onde posso obter essa informação?!?.. porque não actualizam essa informação em lado nenhum? Se perderam a minha encomenda porque não assumem as responsabilidades e incompetência neste caso perante o expedidor para que este possa solucionar o meu problema?
14 de fevereiro 2020
Continuo à espera de resposta às minhas questões!
O que se passa? Não têm nada para dizer? Ou fazem questão de mostrar diariamente que além de serem incompetentes e irresponsáveis na entrega de encomendas também são incompetentes no atendimento aos clientes?...
Estimado cliente,

Foi solicitado o encerramento da presente reclamação uma vez que está já fora do nosso alcance a sua resolução ou intervenção.

Poderá dar seguimento à mesma da forma que considerar mais correta e vantajosa no seu ponto de vista.

14 de fevereiro 2020
É evidente que irei agir de forma a ser reembolsado pelos prejuízos que estou a ter, isto não pode ficar assim!
Apenas pretendia que o problema se resolvesse de uma forma mais simples, dada a evidência e culpa da GLS neste processo perante um conjunto de irregularidades que apresentei e não foram justificadas pela GLS.

A conclusão é óbvia: além de irresponsáveis e incompetentes são hipocritas!

Desde o início, passam o tempo a fugir da responsabilidade e agora dizem: "... está já fora do nosso alcance a sua resolução ou intervenção." Isto é o quê?!?.. é assumir a culpa?

Mas o cúmulo do absurdo e hipocrisia é o final:
" Resta-nos lamentar as ocorrências destas incidências e todos os transtornos que as mesmas causaram, garantindo que tudo faremos para que situações idênticas não se repitam no futuro."

Mas, então em que é que ficamos? ... A GLS é responsável ou não?!?.. passam o tempo a fugir e a dizer que não e agora isto? Se não têm culpa qual a razão de ser desta frase? Se este problema não teve nada a ver com a GLS o que é que vão fazer para que "
situações idênticas não se repitam no futuro."?
Realmente é absurdo e ridículo tanta hipocrisia junta!
Fazem uma coisa e dizem outra. Não passam de palavras ocas e de circunstância, apenas para despachar a situação!.
É ofensivo intelectualmente e um atentado à minha inteligência este tipo de respostas e tratamento!

Mas pensando melhor, estão de acordo com o comportamento, desempenho e posicionamento da GLS no ranking da categoria e de satisfação dos clientes!

De qualquer forma, tenho a certeza de que a informação que fui recolhendo ao longo deste processo ainda me vai ser útil no futuro, para provar em sede própria, a responsabilidade da GLS no extravio da minha encomenda e ser reembolsado do meu prejuízo.
17 de fevereiro 2020
Estimado cliente,

O envio em questão nunca esteve na GLS Portugal, por essa razão não existe qualquer indicação adicional que possamos fornecer, ou responsabilidade a ser assumida da nossa parte.

A indicação final ("Resta-nos lamentar as ocorrências destas incidências e todos os transtornos que as mesmas causaram, garantindo que tudo faremos para que situações idênticas não se repitam no futuro") foi dada devido à sua reclamação relativa ao tracking, passámos os seus comentários ao respectivo departamento por forma a tentar alterar as atualizações automáticas que podem causar alguma confusão.

Carlos Humberto Gomes e Silva
Carlos Silva avaliou a marca
5 de março 2020

Não recomendo

Carlos Silva, faça também uma reclamação em "www.livroreclamacoes.pt".
As reclamações são também enviadas para respectiva entidade reguladora.
Pode ser que com um grande volume de reclamações esta empresa aprenda a trabalhar e deixe de ser a lástima que é.

11 de fevereiro 2020

Obrigado pela ideia, irei fazer isso também. Realmente chega de tanta incompetência!.