GMS-Store, Informação e Tecnologia, S. A.
  • Rua Sanches Coelho, 2
  • geral@gms-store.com

GMS-Store - Equipamento com garantia

João apresentou a reclamação
10 de maio 2023
Boa tarde, Hoje desloquei-me à loja GMS Store no Cascaishopping, onde adquiri 3 IPhones 14 Pro Max à cerca de 6 meses para a empresa. O motivo da deslocação deveu-se ao facto de um dos equipamentos ter deixado de funcionar, simplesmente não o conseguia ligar. Para surpresa minha, foi-me dito por um colaborador que para verem qual era o problema teriam de cobrar 50€. Expliquei que tinha sido lá que tinha comprado o equipamento e que o mesmo deveria estar salvaguardado com a garantia. O colaborador insistiu no argumento que para ver o que se passava teriam de cobrar os 50€. Sem grande alternativa, mesmo demonstrando o meu desagrado pedi que vissem o que se passava. Acabaram por fazê-lo e 10 minutos depois entregaram-me o equipamento argumentando que o problema poderia ser de software mas aparentemente estava resolvido. Paguei os 50€ e trouxe o equipamento. A pergunta que gostaria de ver respondida é até que ponto, mais do que o valor cobrado, pode uma loja fazer isto. Para que servem as garantias então? Senti-me verdadeiramente enganado, com um sentido de oportunismo que achava eu que por vários motivos não fosse possível acontecer, mas aconteceu. Definitivamente perderam um cliente, a menos que haja uma explicação/justificação para este episódio. Cumprimentos, João Martins
Data de ocorrência: 10 de maio 2023
GMS-Store
16 de maio 2023
Exmo(s). Senhor(es),

Em resposta à reclamação apresentada, esclarecemos em primeiro lugar que não foi detetado no equipamento qualquer defeito ou avaria e que foi devidamente explicado na loja que não havia obviamente lugar a qualquer reparação em garantia ou fora de garantia.

Efetivamente foi explicado na loja que não se tratava de defeito mas simplesmente de um problema no software resultante da utilização do equipamento e que a problema devia ser resolvido com a reposição do sistema operativo e respetivas definições de fábrica.

E foi explicado o procedimento para a referida operação, tendo o Sr. Martins optado por ser a loja a resolver o problema depois de ter sido informado do respetivo preço, acrescentando-se que a intervenção foi concluída em 20 minutos.

Aproveitamos para referir que de acordo com o protocolo celebrado com a Apple a assistência após-venda se pauta por rigorosos critérios de qualidade e de reporte e controlo junto da marca.

Apresentamos os nossos cumprimentos.

Serviço de Apoio ao Cliente
16 de maio 2023

Agradeço a vossa resposta, mas vou tentar ser mais rigoroso do que aquilo que fui na primeira mensagem que vos enviei. Porque das duas uma, ou não tiveram o cuidado de informarem-se sobre aquilo que efetivamente se passou, ou então a situação é ainda mais irresponsável da vossa parte do que aquilo que eu imaginei.

Primeiro ponto, quando me dirigi à vossa loja no Cascaishopping, o equipamento nem se quer ligava, o que por si só qualquer leigo na matéria, saberá que não tem forma de perceber se o problema é de software ou de hardware. De qualquer modo, antes de ser efetuado fosse o que fosse, informaram-me que teriam de ligar o equipamento ao computador para perceber se o problema era de software ou de hardware e que só isso teria um custo de 50€. Logo aqui quanto a mim, o procedimento está incorreto. Pergunto eu, então e se o problema fosse efetivamente de hardware? Teria de pagar na mesma os 50€?

Segundo ponto, eu não fui informado em momento algum, que aquilo que fizeram na vossa loja, seria um procedimento que eu próprio poderia fazer. Se foi essa a mensagem que vos passaram, mentiram. Até porque convenhamos, se assim fosse e dada a minha indignação pelo valor que estavam a cobrar, eu próprio teria esgotado primeiro essa possibilidade.

Terceiro ponto, se não foram 10 minutos como eu indiquei na reclamação e foram 20 conforme escreveram na resposta que me deram, porque de facto eu não estive a cronometrar o tempo que esperei, eu acrescento que o tempo indicado na fatura e associado aos 50€ que paguei foram 30 minutos.

Por último, é de lamentar de facto a vossa resposta. Até porque se a vossa política rege-se por rigorosos critérios, deveriam ter em conta que o software carregado nos equipamentos é software disponibilizado pela própria Apple (com atualizações frequentes), não são os clientes que carregam indiscriminadamente softwares.

E permitam-me também que vos diga que não são tão rigorosos quanto isso, por outro episódio que se passou na mesma loja e com dois colaboradores diferentes. Na aquisição de dois equipamentos para os meus filhos, em momentos diferentes, num cobraram-me a passagem dos dados do equipamento antigo para o novo, noutro não me cobraram absolutamente nada. E a culpa da dualidade de critérios será de quem? Não será dos colaboradores certamente.

Ganharam 50€, mas perderam um cliente.

João Martins
João avaliou a marca
17 de maio 2023

Fico satisfeito que após ter sido contactado pela gerência da loja, o problema tenha ficado resolvido.