51.6
  • geral@nsa.pt

Gras Savoye NSA - Recusa de pagamento da reparação

Ivan Mascarenhas apresentou a reclamação
19 de janeiro 2021
Adquiri o meu veículo em segunda mão no dia 30/07/2020 no stand AutoHub e que possui a garantia da Gras Savoye NSA.
Em Setembro , mais ou menos, a garantia teve de ser accionada pois a distribuição e o turbo do veículo já não estavam em condições. Toda esta situação foi tratada numa oficina escolhida pelo Stand, e demorou cerca de pouco mais de um mês.
Após esta reparação (em que a garantia apenas cobriu o Turbo, fazendo com que o stand tivesse de pagar a Distribuição, que também foi colocada nova), o carro voltou a dar problemas, passado cerca de uma semana, em que eu então decidi ligar para a NSA a pedir que o carro fosse assistido noutra oficina que se situa mais perto de mim e que eu tenho conhecimento de que eles trabalham com imensos carros idênticos ao meu. O carro foi então colocado nesta outra oficina e foi dado como causa do problema, a bomba de óleo que gripou e causou a libertação de umas limalhas metálicas que acabou por também danificar o turbo(turbo esse que foi colocado novo na reparação anterior) . O carro encontra-se parado nessa oficina há mais de um mês outra vez, a NSA já realizou a peritagem e decidiu acusar a oficina anterior por motivos de má montagem. Dadas as circunstâncias, pedi à oficina onde o carro se encontra para que fizessem um pequeno "depoimento" em que fosse então avaliada a situação e que me comunicassem se esta questão realmente era ou não culpa da dita má montagem. A realidade é que então a oficina comunicou-me por escrito que o sucedido com a bomba de óleo em nada teve a haver com a montagem da distribuição (ou do turbo) na oficina anterior, mas sim com um problema comum do carro que tenho, que é exatamente a questão da bomba de óleo original tender a gripar. Tendo então esta confirmação, voltei a expôr a situação à NSA, afirmando então (com provas) que o problema da bomba de óleo é um problema "habitual" e que então, como consta no contrato, a garantia tem de se responsabilizar. A resposta que tive foi que a garantia não vai cobrir nada e que insistem que o problema é completamente culpa da dita má montagem, e que não vão mudar a sua decisão independentemente do que for dito.
Tendo em conta o que consta no contrato da garantia, isto que estão a fazer é completamente contra a lei, pois estão-se a recusar a cumprir com o contrato, utilizando uma justificação que já foi refutada pelos mecânicos da oficina atual.
Decidimos então entrar em ação judicial, e tentar que as coisas se resolvam da melhor maneira.
Data de ocorrência: 19 de janeiro 2021
Gras Savoye NSA
21 de janeiro 2021
Antes demais, apresentamos os nossos cordiais cumprimentos esperando que este email o encontre bem de saúde.
No que concerne ao reportado por V.ª Ex.ª, lamentamos se algo não correu dentro do expectável, pois é nosso prepósito desenvolver a nossa atividade com rigor e profissionalismo, mas mais somos a informar que após a receção do vosso descontentamento o mesmo foi alvo da nossa melhor atenção e análise.
Em conformidade com a situação reportada por V.ª Exª somos a informar que tal como é de seu conhecimento a nossa resposta teve como base o Relatório de peritagem realizado por uma empresa idónea.
Contudo consideramos importante apresentar o histórico dos processos de avaria geridos pela Gras Savoye NSA durante a vigência da garantia:
Em 25/08/2020 somos contactados pelo Sr. Ricardo a informar que a distribuição fazia barulho, informámos que a distribuição não está coberta pelo contrato de garantia, desconhecemos a data e qual a oficina que procedeu à substituição da distribuição.
Em 24/09/2020 Rececionámos orçamento por parte da oficina VolantPrudente para substituição do Turbo, a viatura foi peritada, o perito confirmou a necessidade de substituição do Turbo, a Gras Savoye NSA assumiu o pagamento de 1.170Euros .
Em 03/11/2020 - Sr. José António contacta-nos a informar que a bomba de óleo tem problema faz ruído no fim de quente, foi enviado um perito da Dekra o qual após desmontagem do Cárter analisou os danos na bomba de óleo que está gripada com riscos profundos. A Dekra sugere que o motor seja também desarmado para inspeção, porque pode estar também gripado, decorrente da distribuição que foi mudada anteriormente em local incerto, tenha libertado partículas metálicas para o motor e por esse motivo, desenvolvido as gripagens na bomba já verificadas e no motor, que deve ser investigado. O Perito foi ainda alertado pelo responsável da oficina relativamente a existência de folgas anormais do veio da turbina do turbocompressor, folga essa que foi verificada a existência de uma folga radial já significativa. O turbo novo substituído em 24/09/2020 e está já com anomalias, relacionadas com o problema que a distribuição teve anteriormente e
que foi mal intervencionada/reparada. Não foram acautelados as extensões das anomalias no motor, limitando-se apenas a troca uma distribuição que motivou agora os danos observados.
Face a declaração apresentada pela oficina , a qual analisamos e agradecemos , apenas refere que não considera que os danos tenham sido causados pela montagem da corrente, não sendo conclusiva retrativamente a origem dos danos na Bomba de óleo.
Não obstante, resta-nos lamentar o transtorno que V.ª Ex.ª se encontra exposto.
Estaremos incondicionalmente disponíveis para qualquer esclarecimento ou apoio necessário.
Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com elevada estima e consideração

Serviço Apoio Técnico NSA
Gras Savoye NSA
2 de fevereiro 2021
A declaração apresentada pela oficina mencionou o facto de que nenhum dos problemas que se sucederam após a montagem da distribuição foram causados pela suposta "má montagem".
Isto foi mencionado várias vezes.
Fiz ainda questão de vos indicar que este problema da bomba de óleo é um problema recorrente destes veículos (Scirocco 1.4 TSI) daí as mesmas tenderem a gripar por si mesmas.
Em momento algum decidiram sequer refazer a peritagem para averiguar então o que realmente se passava.
Apenas se recusaram a qualquer intervenção e pagamento.
Ivan Mascarenhas avaliou a marca
18 de outubro 2021

Nunca pensei que uma marca fosse capaz de entrar em constante recusa de cumprimento de ações propostas.