Hospital da Luz

Hospital da Luz - Serviço de urgência

Teresa
Teresa apresentou a reclamação
12 de abril 2016

Partilho para conhecimento publico a resposta que obtive da reclamação escrita efetuada no Hospital da Luz na sequência de um episódio de urgência que tive com a minha Mãe de 80 anos e paciente de Allzheimer.

- "Tomámos conhecimento do desagrado de V. Exa., cujo conteúdo mereceu a nossa melhor atenção. As exposições dos nossos clientes representam oportunidades de melhoria dos serviços e atendimento prestado pelo Hospital da Luz.

No caso em análise, a presente reclamação foi motivada pelo atendimento médico no âmbito do nosso serviço de Atendimento Médico Permanente (AMP).

Permita-nos esclarecer que ao abrigo das orientações, nacionais e internacionais, de boas práticas médicas, procuramos que seja efectuado um acompanhamento presencial da evolução de sintomas e do quadro clínico, bem como na prescrição de medicação. Deste modo, privilegiamos que o resultado de análises, como é o caso da urocultura, seja comunicado em âmbito de consulta.

Lamentando o incómodo descrito, informamos que a Coordenação da área respectiva teve conhecimento da reclamação de V. Exa. numa perspectiva de melhoria contínua dos serviços prestados.

Por último, agradecemos o elogio às colaboradoras da Recepção Principal. As manifestações de apreço como a de V. Exa. permitem-nos avaliar, de forma informal, os nossos serviços e a prestação dos mesmos, sendo de grande importância para a motivação dos nossos colaboradores.

Na expectativa de termos contribuído para o esclarecimento de V. Exa., bem como de continuar a merecer a confiança com a qual nos tem privilegiado, estamos ao dispor para o que julgar necessário. "
- Resposta da filha da paciente:
Agradeço a resposta, mas devo referir de novo a vossa incompetência no que diz respeito a:

- Falta de honestidade e desleixo do Dr. Leandro que me pediu claramente que fosse ao balcão no domingo à tarde para saber o resultado do exame da minha Mãe (Sr.ª de 80 anos com Alzheimer) e com base nesse resultado, seria dada a indicação do antibiótico adequado;

- Falta de ética e de empenho profissional por parte da Dr.ª Patricia Duarte que “escudada” pela suas assistentes mandou dizer que os procedimentos obrigavam a que a minha Mãe (Sr.ª de 80 anos com Alzheimer) se deslocasse de novo às urgências para saber o resultado do exame;

- Falta de informação e/ou competência dos serviços de apoio que deram resposta ao pedido das análises por email 10 dias depois do pedido efetuado pela colaboradora da receção;

- Falta de organização e desleixo amplamente provado pelo fato das análise me terem sido entregues em mão no dia 4 de abril e me terem telefonado ontem a dizer que se as quisesse levantar teria levar a minha Mãe (Sr.ª de 80 anos com Alzheimer) às urgências;

Por fim devo informa-la Exma. Senhora que as boas praticas a que se refere são cumpridas apenas por alguns dos vossos colaboradores, porque infelizmente o meu Pai já esteve aí internado e sempre recebi os resultados dos exames por mail (que estão arquivados e constam do dossier clinico do meu Pai).

Lamento acrescentar que a frágil credibilidade dos vossos serviços é assim posta à prova e as consequências são infelizmente o agravamento dos cuidados de saúde levados a cabo por uma industria fria e calculista que visa única e exclusivamente o lucro e se está “borrifando” para o bem estar dos pacientes, ou clientes como os Senhores fazem questão de referir. Tenho consciência de que neste processo as únicas pessoas lesadas foram a minha Mãe e eu própria e que independentemente desta exposição, os senhores vão continuar a somar as contas(€) dos vossos Clientes sem a ética e brio profissional que devia pautar uma instituição de saúde.

É triste mas vocês são péssimos.

Data de ocorrência: 12 de abril 2016