Hospital Vila Franca de Xira
Escala Vila Franca - Sociedade Gestora do Estabelecimento
  • Estrada Nacional Nº1, Povos
    2600-009 Vila Franca de Xira
  • geral@hvfx.pt

Hospital Vila Franca de Xira - Falta de assistência, empatia e de paciência no parto

Daniela Alexandra Modesto Fragoso de Alves Dias
Daniela Dias apresentou a reclamação
14 de junho 2022
Comecei a ser seguida no Hospital de Vila Franca de Xira no final da minha gravidez e era para ter começado a fazer CTG's semanais desde as 36 semanas mas só me marcaram a primeira consulta para o dia previsto do parto. Reclamei e disseram que o melhor que conseguiam era 1 semana antes.
Fui posteriormente semanalmente fazer CTG e marcaram me indução para dia 20. Fiz teste Covid no hospital e foi me informado que o meu namorado também faria lá quando fosse internada. Neste dia 20 cheguei ao hospital e foi-nos informado que não só não tinham vaga para eu la ficar (marcaram 5 induções e só podiam fazer 3) e até me foi dito por um médico para "voltar a tentar vir amanhã" ( como se fosse barato andar a pagar uber e andar com malas feitas de um lado para o outro) e ainda, que afinal o pai tinha de fazer o teste fora.
Entrei em trabalho de parto espontâneo nessa tarde e decidi ficar em casa até o trabalho avançar mais. No outro dia de manha estávamos no hospital (dia 21) e já entrei com 4 dedos de dilatação e com pouco liquido. Perguntei se havia algum problema com isso mas foi me dito que como ia ficar lá não. Por sorte, o pai conseguiu teste covid para essa manha e as pessoas da farmácia deixaram-no ir primeiro. Entrei às 11h no bloco e só às 16h é que 2 médicos e uma estagiaria (que tinha dito especificamente no meu plano que não queria) me vieram examinar. A médica que fez o toque foi super bruta e disse que eu já tinha a bolsa rota. Mandara-me fazer análises, descobriu-se que estava com uma infeção já, comecei antibiotico e aconselharam-me oxitocina para acelerar o parto e proteger o bebe. Prontamente concordei e optei por levar logo a epidural que já lá iam bastantes horas de dores e sempre a vomitar. Só por volta da meia noite é que começou a indução e comecei logo com dores enormes, não conseguia parar quieta, a enfermeira Joana (que estava de serviço) sempre de cara trancada e a fazer o maior frete da vida lá vinha à minha sala colocar bem o CTG e pedir-me para ficar quieta mas não conseguia. Disse-me que era IMPOSSIVEL estar a sentir dores porque a oxitocina demora 2h a fazer efeito, ainda me deu 2 reforços da epidural. Depois comecei a sentir vontade de fazer força, montou tudo para me fazer o parto, ralhou comigo várias vezes que não estava a fazer força bem (como se fosse algo que tivéssemos sido treinadas a) e que "tinha que deixar de pensar em mim e começar a pensar no meu bebé" (como se tivesse feito algo se não isso), que se não fizesse força tinha de ser cortada e o bebe tirado com ventosas (algo que ela sabia pelo menu plano que não queria). Veio uma médica e juntas tiraram o bebé com recurso a episiotomia. Durante isto ainda tive as 2 auxiliares a rirem-se da situação. Tive 1h a ser cosida com 2 médicas (teve que vir outra), a enfermeira e uma auxiliar de roda da minha vagina porque fiz laceração do colo. Deixaram um monte de compressas enormes cá dentro e só 1h depois foram para tirar e foi complicado porque secaram a vagina e foi extremamente doloroso. Quando fomos para o quarto, perto da hora de jantar, vieram buscar à pressa o meu bebé porque tinha que ir "com urgencia e sem ter tempo para acabar de mamar" para a Neo. Nem me foi explicado nada e ficámos em panico. Na Neo lá explicaram tudo e ajudaram-nos a acalmar. O meu bebe teve que ficar 1 semana na Neo a fazer antibiotico e por sorte não ficou com sequelas
Data de ocorrência: 21 de dezembro 2021
Daniela Alexandra Modesto Fragoso de Alves Dias
Daniela Dias avaliou a marca
21 de setembro 2022

A minha reclamação é uma reclamação mais ao nível do SNS do que do hospital. Não fomos bem atendidos pelos profissionais que nos fizeram o parto e foram bastante negligentes. Por sorte acabou tudo em bem mas não se pode continuar a confiar na sorte. Também tivemos contacto com excelentes profissionais aquando da nossa estadia