9.6
IBERIA LAE SA Operadora Unipersonal

Iberia - Reembolso de voucher

Orlando Eduardo apresentou a reclamação
13 de junho 2022
No inicio da pandemia, março 2020, a Iberia cancelou voos que tinha comprado de Santiago do Chile para Lisboa.
Após o cancelamento e face à situação que se vivia, fui informado (tal como todos os consumidores na mesma situação) que iriam enviar um voucher no valor das viagens canceladas, o que se veio a verificar mas como é sabido, não deram aos clientes outra hipótese nomeadamente, ser reembolsado em dinheiro, pelo valor das viagens canceladas, que é o que determinam as normas europeias para este tipo de situação.
Por motivos pessoais, não pude até à data utilizar o voucher e também não será possível utilizar nos próximos tempos.
Tendo em conta que não posso utilizar os vouchers e tendo sabido que em setembro de 2021, a Iberia e outras 15 companhias aéreas europeias chegaram a um acordo com a UE, em que se comprometeram a reembolsar em dinheiro, caso os consumidores assim o desejassem, o valor dos vouchers do inicio da pandemia e que ainda não tinham sido utilizados - press release da UE de 30 setembro de 2021 - decidi fazer uso dos meus direitos.
Enviei emails (vários) à Iberia solicitando este reembolso mas, não recebi qualquer resposta: telefonei para o Serviço ao Cliente, mais do que uma vez e as respostas foram: vamos abrir uma ocorrência e respondemos logo que possível, a Iberia não faz reembolsos em dinheiro, não conhecemos esse acordo, isso só é válido para as compras em Espanha, etc, etc.

A minha reclamação tem a ver com o seguinte: 1) como consumidor mereço uma resposta, escrita, da Iberia; 2) o press release da UE não descrimina consumidores ou situações: é quanto a mim claro, no direito dos consumidores serem reembolsados em dinheiro se assim o desejarem e 3) a validade do voucher termina em 18 julho 2022 e, de momento e porque não tenha resposta, arrisco perder o voucher e o dinheiro, o que não é justo.

Face ao exposto, exijo uma resposta escrita e a solução desta situação, o mais rápido possível e sempre antes de 18 julho, data em que expira o voucher.
Data de ocorrência: 13 de junho 2022
27 de junho 2022
Ainda estou a aguardar resposta da empresa e já passaram 2 semanas.
12 de julho 2022
Estou a aguardar resposta ao meu último email e, aguardo reembolso
11 de agosto 2022
Esta situação ainda não está totalmente resolvida - estou a aguardar restante reeembolso
26 de agosto 2022
A situação ainda não está resolvida - contigo a aguardar resolução: neste caso, continuo a aguardar o reembolso.
20 de setembro 2022
Ainda estou a aguardar o reembolso, conforme garantido por vocês por email de 1 agosto
4 de outubro 2022
Ainda aguarda a resolução desta situação - o reembolso ainda não efetuado
20 de outubro 2022
Depois de vários telefonemas e emails, esta situação ainda não está resolvida - os emails não têm resposta e os telefonemas para o Serviço a Clientes, têm como resposta "vamos abrir novo processo" mas, a situação, continua por resolver, não sei quantos meses depois de iniciar o processo - lamentável.
3 de novembro 2022
Infelizmente, este assunto já se arrasta há demasiado tempo e nem uma resposta digna desse nome da Iberia. Voltei a falar com o Serviço Cliente que abriram novo processo: vamos ver se é desta mas tenho as minhas dúvidas.

A Iberia tem um mau Serviço ao Cliente e é inadmissível que não respondam aos clientes - é uma falta de consideração.
Se não for desta, irei reclamar doutras formas, nomeadamente nas redes sociais
11 de dezembro 2022
Lamentavelmente e ao fim deste tempo todo, ainda não recebi uma resposta concreta e esclarecedora a esta situação.

A Iberia continua a insistir que o reembolso que fizeram no valor de 753,92€ está correto, é tudo a que tenho direito sem no entanto esclarecer porque é que enviaram um voucher 2.015,74€ em abril de 2020, devido ao cancelamento de viagens e até julho de 2022, era este o valor do voucher e do "crédito" que tinha na minha conta no site.

Quando pedi o reembolso do voucher, respondendo a um email recebido da Iberia, o valor deixou de ser os tais 2.015,74€ que sempre disseram que ra, para passar a ser 753,92€: o que é que está errado? Serei eu que não sei ler e fazer contas ou a empresa que se enganou ou a empresa que está a me enganar?
E porque é que respondem, esclarecendo a situação seja qual for a resposta?
8 de janeiro 2023
Continuo à espera de resposta - ou não sabem o que responder?
Orlando Eduardo avaliou a marca
18 de fevereiro 2023

Péssimo serviço de relação com o consumidor - durante vários meses não responderam convenientermente às questões que lhes coloquei e, só depois da intervenção da ANC e da Deco é que responderam a dizer que se enganaram.