59.1
  • info@igcp.pt

IGCP - Falta de atendimento

Paulo C apresentou a reclamação
1 de maio 2021
No passado dia 19 de abril enviei um mail a solicitar resposta a uma questão efetuada por mim. Para efeitos de englobamento de rendimentos na declaração de IRS, necessitava de apurar os valores recebidos e o imposto pago relativamente a certificados de aforro e de tesouro nos anos de 2018 e 2019, visto que as lojas CTT atualmente só cedem a informação correspondente ao ano de 2020.
Neste mail questionei qual o procedimento que devo tomar para poder apurar estes valores, mas dada a ausência de resposta voltei a enviar novo mail no dia 29 de abril no sentido de procurar um esclarecimento.
Até hoje ainda não tive qualquer resposta tanto por mail, como por telefone pois após várias tentativas ninguém atende as minhas chamadas.
Perante este mau serviço terei infelizmente que recorrer a este meio para tentar um esclarecimento do IGCP, lamentando ainda que esta é uma das muitas reclamações que facilmente se podem verificar sobre esta entidade. Como é possível isto ocorrer quando em causa estão assuntos de grande responsabilidade para as pessoas?
Com a expetativa que possa ser esclarecido, agradeço desde já o seguimento desta minha exposição.
Data de ocorrência: 1 de maio 2021
12 de maio 2021
Exmo. Sr.,
No seguimento dos emails já trocados diretamente com V.Exª. consideramos este assunto tratado.
Uma vez mais lamentamos o atraso verificado na nossa resposta e isso apenas se justifica pelo aumento exponencial de emails que temos vindo a receber neste período cheio de condicionalidades, pelo que contamos com a compreensão de V.Exª.
18 de maio 2021
Ex.mos senhores,

Agradeço desde já a resposta à minha reclamação.

Confirmo que recebi um mail dos vossos serviços no dia 5 de maio, tendo respondido com os dados solicitados no dia 6 de maio após me informarem que iriam enviar as declarações para a morada respetiva.
No entanto, desde aí já passaram quase 2 semanas e até agora estas declarações não foram rececionadas. Como tal não poderei dar o assunto como tratado e mais uma vez tenho de lamentar toda esta demora, não conseguindo compreender como este problema se arrasta já há um mês...

Melhores cumprimentos
19 de maio 2021
Exmo. Sr.,
As declarações de IRS de anos anteriores são automaticamente emitidas pelo IGCP aquando a receção do pedido por email, com indicação do NIF e número da conta aforro.
Essas declarações são expedidas por correio para a morada registada na conta do aforrista titular.
Apelamos à compreensão de V.Exª. a possíveis demoras e/ou constrangimentos na distribuição postal, embora sejamos alheios aos mesmos.
Caso pretenda podemos emitir novas vias das declarações já enviadas.
20 de maio 2021
Ex.mo senhores,

Reforço uma vez mais que a 6 de maio foi enviado um mail com os dados que foram solicitados. Estes dados foram precisamente a indicação de NIF e números das contas aforro.
Desde essa data que continuo a aguardar a receção destas declarações...acreditando que terão recebido o meu mail, agradeço que a expedição destas declarações seja breve. Dada a demora e caso não tenham recebido o mail com esses dados, solicito que me informem para poder reenviar o mail com os NIF's e números das contas aforro em causa (se possível indicarem um endereço de e-mail, através do qual poderão tratar deste assunto com maior celeridade, agradeço desde já).

27 de maio 2021
Ex.mos senhores,

Dada a ausência de resposta à minha última publicação voltei a enviar mail para o e-mail info@igcp.pt, de modo a lembrar que os titulares das contas-aforro em causa ainda não receberam as suas declarações.
Passado mais de um mês depois do meu primeiro pedido de esclarecimentos e 3 semanas após o mail que vos enviei com os dados dos titulares em causa, agradeço que, caso se confirme que haja problemas na distribuição postal, possam expedir segundas vias das declarações respetivas visto não se compreender tanta demora dos vossos serviços.

28 de maio 2021
Exmo. Sr.,
Informamos que as declarações de IRS são desde logo emitidas e expedidas aquando a receção de email com pedido.
As declarações emitidas pelo IGCP são enviadas para a morada que está registada na conta aforro do titular.
Acusamos a receção do seu email com indicação de NIF e conta aforro, em que as declarações pretendidas foram desde logo expedidas.
Considerando o conteúdo da exposição de V.Exª. através deste portal, informamos que na data de hoje serão expedidas novas vias das declarações para a morada.
10 de junho 2021
Ex.mos senhores,

Venho de novo por este meio mostrar a minha insatisfação, visto que desde a vossa última publicação a 28 de maio, há duas semanas, em que garantiam a expedição das novas vias das declarações nesse dia, ainda não foram rececionadas as mesmas...
Uma vez mais solicito que me possam indicar um contacto direto que possa ajudar na célere resolução do problema, pois parece que pelos contactos gerais de telefone e por e-mail, bem como por esta via, as coisas não estão a ser tratadas com normalidade e chego mesmo a pensar que tudo está a ser tratado de uma maneira irresponsável e que não se devia coadunar com o IGCP.
É lamentável que desde 19 de abril este problema se arraste e prejudique os titulares das contas aforro em causa.

18 de junho 2021
Ex.mos senhores,

Serve este mail para confirmar a receção das declarações referentes a um dos titulares no início da semana, agradecendo desde já.
No entanto, continua a ser aguardada a receção das declarações de 2018 e 2019 dos restantes titulares mencionados em mail que vos foi enviado e que foram lembrados em novo mail enviado hoje. Assim agradeço que confirmem com urgência se estas declarações foram mesmo expedidas.

7 de julho 2021
Ex.mos senhores,

Após ser solicitado pelos vossos serviços que alterasse o estado desta reclamação para resolvido, reforço a informação já prestada em publicações anteriores que continuam em falta as declarações referentes aos titulares de contas-aforro mencionados no último mail que vos foi enviado.
Dada esta situação, a reclamação continuará em aberto até ser efetivamente resolvida.

13 de agosto 2021
Ex.mos senhores,

Venho por este meio reforçar a informação, já prestada em publicações anteriores, de que continuam em falta as declarações referentes aos titulares de contas-aforro mencionados no último mail que vos foi enviado.

21 de setembro 2021
Ex.mos senhores,

Uma vez mais venho por este meio reforçar a informação, já prestada em publicações anteriores, de que continuam em falta as declarações referentes aos titulares de contas-aforro em causa.
Mais acrescento que a 5 de agosto enviei novo mail a solicitar declarações...desde aí nem uma resposta.
Chego à conclusão que da parte do IGCP há má fé neste processo ou nenhuma vontade de trabalhar, quando estou há meses a aguardar as declarações solicitadas!!!

12 de outubro 2021
Ex.mos senhores,

Venho por este meio informar que no final da passada semana recebi as declarações que tinham sido solicitadas por mim.
Agradeço a expedição, mas uma vez mais lamento toda a demora na resolução desta questão...que se arrastou de há 5 meses para cá e que por isso acabou por prejudicar em parte os seus destinatários.
Não se compreende de algum modo como os serviços do IGCP agem desta maneira. Se a culpa é da falta de recursos, é muito grave o que se passa e a imagem deste organismo fica claramente manchada.
Com este lamento da minha parte dou como resolvida a minha reclamação, mas com uma avaliação muito negativa que faço aos serviços do IGCP.

Paulo C avaliou a marca
12 de outubro 2021