Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública
  • Av. da República, 57 - 6º
  • info@igcp.pt

IGCP - Sem aviso prévio o fim da série e dos certificados de aforro

Vítor Brandão
Vítor Brandão apresentou a reclamação
5 de junho 2023
Não houve um aviso prévio para o fim da série E dos Certificados de Aforro.
A notícia na "home page" do site IGCP relativamente às taxas de juro dos C.A. Série E foi pouco clara, engana os aforradores. O entendimento para quem lê a notícia é que a série E dos Certificados de Aforro se mantinha ativa durante o mês de Junho 2023 com taxa de 3,5%. Não esclarece que era só durante o dia 1 de Junho.
O fim da série E podia ter sido também comunicado pelo IGCP nos meios de comunicação social com a devida antecedência.
Segue a notícia pouco clara que está ainda disponível no site do IGCP: " Juro dos Certificados de Aforro das Séries A, B, C, D e E em junho de 2023...
A taxa de juro bruta para novas subscrições de Certificados de Aforro, Série E, em junho de 2023 foi fixada em 3,500%.

[+] 2023-05-31"

O fim da Série E foi uma decisão que eu não contesto e acho que até podia ter sido feita mais cedo mas com a devida comunicação de pelo menos um mês de antecedência.
Assim só os aforradores com informação privilegiada conseguiram programar os seus investimentos. O restante povo fica de fora.
Data de ocorrência: 5 de junho 2023
Vítor Brandão
Vítor Brandão avaliou a marca
27 de julho 2023

O IGCP respondeu diretamente á reclamação para o meu e-mail. Eu acho que os Certificados de Aforro continuam a ser o melhor investimento face á concorrência. No entanto o nosso capital está a ser destruido porque as taxas Euribor Reais nunca estiveram tão negativas. Bom para quem tem dívidas pior para os aforradores. A inflação reduz a dívida automaticamente se os juros do crédito não forem iguais á taxa de inflação. Talvez a solução seja retirar o dinheiro de Portugal e investir na economia norte americana por exemplo no índice S&P 500. Mas aí para prazos maiores.

Exponha a sua reclamação no livro de reclamações online.
Envie também para os diferentes grupos parlamentares da assembleia da republica. Pode fazer tudo online.

Exponha a sua reclamação no livro de reclamações online.