Instituto Português de Oncologia do Porto

IPO Porto - Falta de aviso

Pacheco Paula
Pacheco Paula apresentou a reclamação
4 de julho 2023
Hoje, dia 4, faz um mês que a minha Tia Fátima Pacheco faleceu nos cuidados paliativos.

No dia 2 de Julho, aquando da minha última visita, pelas 18 horas, tive uma reunião com a enfermeira que ficou nessa noite de serviço ( eu, tias e irmã) no sentido de ficar o meu contacto, em primeiro lugar, uma vez que as tias ( Margarida e Cristina) não queriam ser incomodadas das 00.00 às 7.00 da manhã.

No domingo pelas 7.30 quando tive conhecimento do seu falecimento, liguei de imediato para o ipo no sentido de saber como se processava a partir daí.
A enfermeira que estava de serviço , sem que nada lhe perguntasse, confirmou ter ligado primeiro para a Cristina que não atendeu, depois para tia Margarida que atendeu, confirmando que o meu nome não existia nessa folha com as instruções a seguir.
Muito estranhei a falta de cuidado dessa profissional, que me deixou em vigília 2 noites.

Agradeço que seja explicado, e que de futuro não aconteça a familiares que estão em sofrimento e à espera de receberem a qualquer momento a triste noticia...

Agradecendo desde já a vossa melhor atenção.
Melhores cumprimentos,
Paula Pacheco
Data de ocorrência: 4 de junho 2023
IPO Porto
8 de agosto 2023

Acusamos a receção da sua exposição e após análise por parte da Direção de Enfermagem e do serviço visado, temos a informar o seguinte:
"Confirmou-se a existência de um pedido para não ligar às tias (Margarida e Cristina) em caso de falecimento da doente durante a noite, uma vez que não queriam ser incomodadas das 00h00 às 07h00. Como o óbito foi declarado e verificado às 07h00 do dia 04 de junho, o mesmo foi comunicado à D.ª Margarida visto passar das 07h00 da manhã. A família tinha conhecimento do agravamento clínico da doente e inclusive tinham passado a noite no IPOP dois dias antes do óbito.
Compreendemos o constrangimento referido e salientamos que não houve qualquer intenção de não responder ao solicitado pela D.ª Paula, mas sim manter o que estava decidido previamente com as irmãs da doente, uma vez que o óbito ocorreu às 07h00.
Lamentamos a ocorrência e desejamos que, juntamos com toda a família, consigam ultrapassar esta fase difícil da melhor forma possível.
Ao dispor.

Com os melhor cumprimentos,
Direção de Enfermagem"
Pacheco Paula
Pacheco Paula avaliou a marca
10 de outubro 2023

Bom dia, Certa de que não entenderam a minha reclamação. Sim, meu nome ficou em primeiro, uma vez que não queriam ser incomodadas. Na reunião tida com enfermeira, na presença das duas pessoas responsáveis pela Tia e minha irmã, ficou acordado que me informariam fora do horário autorizado pelas responsáveis. O facto de ter sido pelas 7 da manhã, e terem ligado para Cristina que não atendeu e de seguida à irmã que atendeu, não explica o desaparecimento desse registo, feito na presença de todas. Assim, reitero o meu pedido de explicação: Aquando do meu telefonema pelas 7,30 da manhã a enfermeira que me atendeu, sem que perguntasse, foi buscar o registo dos familiares a serem avisados. O meu nome não constava nesse registo, como referido. Qual o motivo? A decisão foi da enfermeira em retirar o meu nome sem conhecimento de ninguém? Será que não há respeito pelos familiares que ficam de vigília? A Tia morreu sozinha, lamentavelmente…. Só lá ficou uma sobrinha apenas uma noite. Aguardo resposta precisa quanto à enfermeira( alta, de cabelo comprido escuro) que fez desaparecer esse registo. Agradeço célere resposta no sentido de considerar este assunto encerrado. Obrigada Cumprimentos Paula Pacheco