4.4

Kiwi.com - Politica de reembolso contra o cliente

Sara Assunção
Sara Assunção apresentou a reclamação
21 de agosto 2022
Fizemos a nossa reserva de viagem através da Kiwi.com, uma vez que a viagem teria varias escalas, perfazendo 4 voos no total (dois de ida, dois de retorno). A viagem por si só ficou quase 1400 euros para duas pessoas.

A Kiwi pedia mais 200 euros, denominada de "Garantia Kiwi" para o caso de haver problemas com os voos (cancelamentos, mudanças de horario de voos, entre outros) , garantindo que dariam opções de reembolso ou de alternativas que não se pagariam. Sem essa "Garantia Kiwi", a Kiwi daria apenas alternativas pagas ou a possibilidade de requerer um "reembolso assistido" à companhia aérea e ficariamos dependentes da politica de reembolsos da companhia aérea. Contudo, achámos um exagero pagar 200 euros adicionais por direitos que deviam de ser nossos. Também nunca pensámos que nos seria retirado o direito a pedir reembolsos individuais, ou seja, por voo cancelado, por exemplo, caso nao pagassemos esses 200 euros. E, como referi, a viagem já estava nos 1400 euros...

2 dos 4 voos sofreram alterações - 1 foi cancelado e o outro modificaram o horario do voo para 5 horas antes.

Pedimos o reembolso assistido após muito batalharmos com a Kiwi, contestando que nao fazia sentido não permitirem pedir o reembolso de apenas os voos que se encontravam com modificações! Mas nao nos permitiram pedir reembolso apenas a esses dois voos, entao aceitamos o reembolso assistido sabendo que iriamos perder a hipotese de ir aos voos que não sofreram alterações....

Recebemos 300 euros de reembolso de 1400! Fecharam o reembolso assim. Perdemos 1100 euros pela politica contra o cliente da Kiwi! Como é possivel termos ficado com menos 1100 euros? Claro que esperavamos perder algum dinheiro dos voos que nao tinham sofrido alterações (ate porque lemos a politica deles e não devolviam o dinheiro), mas os voos com alterações pertenciam à mesma companhia aérea e esta devolvia sempre o dinheiro caso as alteraçoes fossem TANTO do lado deles COMO do lado dos clientes!

Nem sequer sabemos de que voo estamos a ser reembolsados, nada. Zero transparencia nesse aspeto. Usar a Kiwi para marcar a viagem foi o motivo de perdermos tanto dinheiro, caso contrário não o teriamos perdido!

A Kiwi serve como empresa que auxilia a escolher estes voos com imensas escalas e depois tira-nos toda a possibilidade de sermos reembolsados justamente, so se pagarmos uns adicionais 200 euros é que temos o que ja devia ser nosso por direito.

Isto é uma queixa contra a Kiwi pela politica totalmente contra os clientes! Isto não pode ficar assim nem imagino que seja caso unico!
Data de ocorrência: 4 de agosto 2022