52.9
Kontrolsat, Unipessoal Lda
  • Rua das Lages, Nº 792
    4410-272 Vila Nova de Gaia
  • suporte@kontrolsat.com

Kontrolsatelite - NVR de sistema CCTV que nunca funcionou como deve ser.

Nelson Santos apresentou a reclamação
3 de maio 2018 (editada a 5 de agosto 2018)
Comprei um NVR e duas camaras CCTV a esta empresa no dia 27/12/2017. Contactei a empresa logo no dia 28/12/2017, denunciando os problemas do NVR (saída HDMI não funciona), onde recebi a resposta de que seria contactado após a passagem de ano. Este contacto nunca foi efetuado por parte da empresa.

Após muita insistência da minha parte, e apenas uma tentativa de atualização do firmware (que não resolveu nada) em 4 meses de reclamações, ainda não tenho o NVR a funcionar corretamente.

Venho por este meio, apresentar uma reclamação formal à incompetência e atitude desonesta e ilegal desta empresa, não respeitando os direitos do consumidor.

Para esta empresa, a venda é tudo, e a satisfação do cliente não tem qualquer valor.

Após eu ter proposto várias soluções de troca do equipamento, que não foram aceites pela empresa, venho exigir a devolução do meu dinheiro do NVR.

É uma empresa a evitar nas vossas compras online!

Aproveitando o carácter de site de utilidade aos consumidores do portal da queixa, aconselho a leitura do último comentário para uma explicação mais reveladora.
Data de ocorrência: 3 de maio 2018
8 de maio 2018
Desde já pedimos desculpa por qualquer incómodo que esta situação lhe tenha causado. Estou a par da sua situação, visto que já falámos por telefone e e-mail anteriormente.
O Sr. Nelson disse-me que tinha falado com um colega meu da parte técnica em meados de dezembro, pouco depois de ter adquirido os equipamentos de video vigilância, mas não tenho qualquer registo desse contacto (a nível de e-mail, por exemplo). Entretanto contactámos também a fábrica, acerca dos problemas do gravador, e pelo que o senhor me disse as soluções apresentadas não resolveram a situação.
É importante termos os equipamentos avariados em mão, de forma a analisarmos, por vezes em contacto direto com a fábrica, e despistarmos/confirmarmos avarias ou más configurações, pelo que lhe tinha pedido anteriormente que enviasse o gravador para as nossas instalações.
O nosso apoio telefónico destina-se a tirar dúvidas relativamente aos equipamentos; se os mesmos apresentarem avaria, precisamos mesmo de os ter aqui em loja para análise técnica.
Temos todo o interesse em resolver a sua situação, e ficamos a aguardar o seu contacto.

8 de maio 2018
Boa noite,
No dia 28/04/2017, enviei o seguinte email para vocês:

"Bom dia,

O envio do NVR para reparação não é solução por vários motivos:

• Não posso ficar sem um NVR, porque apesar não fazer a saída através de HDMI, o equipamento está a gravar. Retirando o NVR inviabiliza o resto do equipamento e a segurança do espaço.

• Eu reportei a avaria bem dentro do prazo de troca de equipamento (no dia 27/12/2017), e por este motivo também, não devo ficar prejudicado com a inactivação do meu sistema devido ao tempo de recolha e reparação do equipamento.

Estou disposto a chegar a um compromisso, quer através de um empréstimo de um NVR enquanto o adquirido está a ser reparado, ou então através da troca do equipamento por um novo que garanta toda a funcionalidade, mesmo que isso signifique um acerto de valor da minha parte.

Nelson Santos"

Infelizmente, não obtive qualquer resposta da vossa parte.

*Em anexo segue um "print-screen" do email.
Esta resposta tem um anexo privado
18 de maio 2018
Boa tarde, estivemos a verificar a situação dos emails.
Concluimos que foi lhe foi dito para enviar o gravador com a avaria para as nossas instalações. Uma vez que não foi efetuado o envio não nos seria possível fazer o despiste/diagnóstico para remetermos o gravador para a fábrica no âmbito de solucionar o problema e/ou efetuar a troca por um equipamento novo.
Enviamos assim os emails trocados que comprovam a insistência da nossa parte para o envio do gravador para pudermos ativar a garantia/troca ou devolução como tal não aconteceu não conseguimos dar suporte ao sucedido.

-EMAILS TROCADOS:

Estive a verificar a situação com o gerente, e se mesmo depois de tentar todos os passos indicados pela fábrica o problema persiste, o gravador deve ter mesmo uma avaria no HDMI.

Poderia encaminhar o gravador para as nossas instalações, para que o possamos analisar?

Melhores cumprimentos / Saludos / Best Regards,

O conteúdo e anexos desta mensagem eletrónica é confidencial e de uso reservado.
Se não é o destinatário, pedimos que a apague e informe de imediato o remetente. A Kontrolsat Unip. Lda não se responsabiliza por mensagens não entregues ou potenciais vírus presentes.
Para mais informações, por favor entre em contacto connosco, em www.kontrolsat.com.

This e-mail and related attachments are confidential and legally privileged information.
If you are not the intended recipient, please delete it and notify us by e-mail. Kontrolsat Unip. Lda. Declines any responsibility on undelivered messages or any potential viruses.
For more information, please get in touch with us, in www.kontrolsat.com.

De: Nelson Santos [mailto:nsantos@...]
Enviada: segunda-feira, 9 de abril de 2018 12:34
Para: suporte@kontrolsat.com
Assunto: RE: NVR 9816A

Fiz todos os passos indicados no email, mas o problema da saída HDMI persiste. Após algum tempo, o NVR deixa de enviar sinal através da saída HDMI.

Agradeço que me informem como podemos proceder para a troca do aparelho, quer por um do mesmo modelo, ou por outro que garantam a compatibilidade e o correcto funcionamento.

Sent from Mail for Windows 10

________________________________________
From: Suporte Kontrolsat <suporte@kontrolsat.com>
Sent: Tuesday, March 27, 2018 2:44:21 PM
To: nsantos@...
Subject: FW: NVR 9816A

Recebemos hoje a resposta da Amiko relativamente ao problema do seu gravador. Aqui fica o texto traduzido:

Por favor faça download deste firmware:

Copie o firmware para uma pen USB formatada em FAT32 (colocar na raíz da pen). Colocar a drive USB no gravador.
Ir ao menu de manutenção (maintain menu) e escolher a opção update manuak.

Depois de atualizar, por favor desative a função de update automático (autoupdate).
Depois da atualização, tem que formatar o HDD, manualmente, no menu HDD.

Gostaria de sugerir que faça download das gravações do gravador via Interface * PROIBIDO * via Ethernet LAN para o seu computador, é bastante mais rápido.
A velocidade do interface USB pode por vezes baixar até ao USB1.0, que origina cópias bastante lentas.
Inicie o Internet Explorer em Modo não protegido „None Protected Mode”
Entre no interface web do gravador (tem que instalar/ativar o plugin HVS), e depois indo ao menu de reprodução (Playback), pode salvar a cópia diretamente para o HDD do seu computador.

Se estes passos não corrigirem o problema, tem que se efetuar a reparação ou troca do aparelho.

Melhores cumprimentos / Saludos / Best Regards,

For more information, please get in touch with us, in www.kontrolsat.com.
27 de maio 2018

Podem organizar a recolha do NVR para reparação. Agradeço que seja informado da data da recolha com um prazo razoável.

Espero igualmente, que a reparação não demore mais do que o prazo legal de 30 dias, a contar a partir da data da recolha.

Obrigado
7 de junho 2018

Pedimos desculpa pela demora da resposta. Será possível enviar-nos um email para agendarmos a recolha e ser facultado os dados para o mesmo ?
Seguidamente o gravador será para a fábrica.

Obrigado,

7 de junho 2018

Peço desculpa, consegui confirmar agora que temos acesso ao seu correio eletrónico através deste portal. Vamos enviar-lhe um e-mail no decorrer do dia de hoje para que a recolha possa ser agendada com a maior brevidade possível.

Obrigado,

22 de junho 2018
Boa tarde, enviamos hoje um gravador novo para resolvermos a situação de uma vez por todas o processo. Para referencia futura agradecíamos que enviasse o equipamento com antecipadamente.
O tracking number da encomenda é
Pedimos desculpa qualquer incomodo.
Qualquer duvida disponha.

23 de julho 2018

Informamos que, à data, o segundo aparelho com anomalia se encontra já nas nossas instalações, e que nos encontramos em contacto direto com o cliente.

24 de julho 2018
Boa noite,

Ainda aguardo a transferência do valor do NVR, como ficou acordado.

Obrigado

25 de julho 2018

De acordo com o que tínhamos falado via telefone, iremos proceder à devolução do seu dinheiro.
No entanto, fica aqui a indicação de que em nenhum dos gravadores que teve foi detetada qualquer anomalia.

27 de julho 2018
Em continuação à resposta anterior, em anexo enviamos imagens que mostram os gravadores a funcionar sem qualquer problema. Não foi detetada qualquer avaria em ambos os gravadores, tanto na nossa loja como no fabricante (temos também relatórios que comprovam isso mesmo). Todos os testes efetuados tiveram uma duração de pelo menos 48H, não havendo qualquer falha de sinal HDMI.

Por cortesia da empresa, e para evitar o descontentamento do nosso cliente. iremos efetuar a devolução dos 90€ (valor pago pelo gravador Amiko 9816A, e tendo em conta que ambos os gravadores se encontram em excelentes condições) assim que nos enviar a Nota de Crédito de Devolução assinada.

Esta resposta tem um anexo privado
1 de agosto 2018

Eu considero que o portal da queixa tem um carácter informativo para os consumidores, como tal, considero que devo dar as informações mais esclarecedoras da empresa da qual apresentei uma reclamação, e dos motivos.

Como indiquei na reclamação inicial, comprei o equipamento no dia 27/12/2017 à Kontrolsatelite. Essa encomenda foi de duas camaras e um NVR da marca Amiko. Apesar de ser comprado em conjunto, apenas pedi a devolução do valor do NVR, visto o NVR não funcionar corretamente.

No dia 31/12/2017, criei este vídeo que divulguei à empresa: https://www.youtube.com/watch?v=FqgSCoGUjCY
Este vídeo prova sem sombra de dúvida, de que o NVR tinha defeito de fabrico. Apesar disso, apenas no dia 27/3/2018 é que recebi um email da empresa com uma atualização de "firmware", na tentativa de solucionar o problema.

Avançando no tempo, depois de uma troca de NVR no dia 25/6/2018, e depois de mais outra atualização de "firmware" no dia 26/6/2018 (Aparentemente sugerido pelo fabricante), tive que voltar a insistir na devolução do meu dinheiro do NVR. A resposta da Kontrolsatelite foi o silencio, terminando qualquer comunicação comigo via email.

Só voltei a receber uma resposta via chamada telefónica no dia 18/07/2018, após terem tido conhecimento que esta questão estava a ser tratada pelo Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa (CACCL), ao qual alegaram, “que tinham feito a troca do equipamento sem garantia”. Equipamento esse que tinha 7 meses, devido à “ineficácia” para resolverem a questão. A minha resposta, foi “de que o equipamento ainda estava na garantia, e que se eles não aceitassem uma resolução através do CACCL, que eu ia avançar para uma resolução pela via legal”.

Dez minutos depois, recebi nova chamada telefónica, onde aceitaram fazer a devolução do dinheiro.

Empresas como esta, não estão para respeitar os direitos dos consumidores. Farão tudo para que o seu lucro seja o único fator de relevância no seu modelo de negocio. Depois apresentam como provas do bom funcionamento do equipamento, imagens estáticas com datas diferentes nos écrans. Até parece que essa data não é alterável em 10 segundos.

Aqui está um vídeo de um NVR que funciona sem problemas e de modo estável, com a apresentação do seu log de funcionamento, onde aparece todos os comandos recebidos pelo NVR: https://www.youtube.com/watch?v=RNAvOphHMA4

Em anexo segue uma imagem do primeiro video, com a data da sua criação.
2 de agosto 2018

Não temos qualquer registo que nos tenha sido enviado um e-mail à primeira data, pelo que só voltamos a entrar em contacto consigo quando o Sr. Nelson nos ligou, já em meados de março. Estávamos, nesta altura, simplesmente alheios à situação que nos reportou.

Entrámos em contacto com a fábrica, que nos forneceu versões de firmware que despistariam qualquer bug ou erro de configuração. Mas a partir do momento em que um cliente deteta uma avaria no seu equipamento, tem que nos encaminhar o mesmo para análise e, caso seja necessário, para reparação, e não aguardar que entremos em contacto com soluções quando a reparação "à distância" se torna muito difícil, se não impossível.

Nunca tivemos qualquer problema em resolver o problema do Sr. Nelson; pelo contrário, temos todo o gosto em manter os nossos clientes satisfeitos. O que até nos levou a efetuar uma troca do primeiro NVR que comprou de forma imediata, sem aguardar pelo tempo de envio e reparação no fabricante. Esse primeiro NVR foi testado e enviado para o fabricante, e em qualquer momento foi detetada uma avaria. Algum tempo depois recebemos contacto de que a segunda unidade se encontrava exatamente com o mesmo sintoma, o que nos leva a crer que o problema se encontra sim na montagem/configuração do equipamento, e não no hardware. Temos, inclusive, vários clientes que usam o mesmo modelo de gravador sem qualquer problema (bem como vários clientes por todo o mundo, visto que o fabricante vende estes mesmos produtos em imensos países).

A troca direta ou devolução do montante pago pelo equipamento acontece apenas nos primeiros 15 dias úteis após a sua receção, pelo que a nossa solução passaria pela troca por outra unidade ou modelo de gravador, e não a devolução do dinheiro. Quando fomos contactados pelo CACCL, decidimos, por boa fé, devolver o valor devido a uma situação aborrecida, e que se arrastava há já vários meses, havendo consenso entre a nossa empresa e o fabricante em devolver o valor do gravador ao Sr. Nelson. Não dissemos que o equipamento estava fora do prazo de garantia, como o cliente afirma, mas que o mesmo se encontrava fora do período de troca direta (como sabem, o período de garantia legal em Portugal é de, pelo menos, 2 anos).

Já dissemos anteriormente, e voltamos a repetir, que em NENHUM MOMENTO, quer na nossa loja quer no fabricante (Amiko) foi detetada avaria tanto na primeira como na segunda unidade. E, tal como o Sr. Nelson, não temos qualquer problema em filmar o gravador a funcionar em perfeitas condições, (já que as "imagens estáticas" não são suficientes), acedendo a capturas de ecrã e gravações sem qualquer problema (podem confirmar que o Número de Série do gravador é correspondente): https://youtu.be/gjnGWO-V2Eg

A devolução do dinheiro foi efetuada há alguns dias, tendo o cliente com certeza recebido o valor em questão. Queremos, no entanto, defender a nossa imagem, que se encontra a ser difamada sem motivo para tal. Tentámos sempre resolver a questão da melhor forma e, uma vez que o cliente não considerou isso suficiente, efetuámos a devolução do seu dinheiro.

3 de agosto 2018
Desculpas, desculpas e mais desculpas! Estou a ver que vocês já têm muita prática.

Na realidade não sinto qualquer necessidade de vos prestar satisfações, nem de refutar o vosso texto que é uma pura deturpação dos factos. Mas por questões informativos, aqui vai alguns pontos.

PRIMEIRO PONTO: “Não temos qualquer registo que nos tenha sido enviado um e-mail à primeira data, pelo que só voltamos a entrar em contacto consigo quando o Sr. Nelson nos ligou, já em meados de março”.

Fiz chamadas telefónicas antes de passar para os emails na tentativa de resolver a questão. 14 chamadas para ser exato, mais uma mensagem que não obteve resposta através de whatsapp. Cinco dessas chamadas foram em dezembro. Sabendo que o NVR funciona numa plataforma que é facilmente atualizável, na minha boa fé, pensei que podia ser uma questão resolvida facilmente com uma atualização. E para ser sincero, por que motivo é que eu iria fazer um vídeo a explicar a avaria do equipamento no dia 31/12/2017 e continuar a vos contactar por telefone, a não ser para vos dar a conhecer o problema.
Curioso que vocês não tenham visto o vídeo, acho que isso é uma prova evidente da importância que vocês dão aos pedidos de suporte dos vossos clientes.

SEGUNDO PONTO: “Mas a partir do momento em que um cliente deteta uma avaria no seu equipamento, tem que nos encaminhar o mesmo para análise”

Não cabe a mim (o consumidor), pagar os custos de envio de equipamento com defeito na garantia para as vossas instalações. Está estipulado no DL nº 67/2003, de 08 de Abril Artigo 4, “1 - …sem encargos para o consumidor… 3 - A expressão «sem encargos», utilizada no n.º 1, reporta-se às despesas necessárias para repor o bem em conformidade com o contrato, incluindo, designadamente, AS DESPESAS DE TRANSPORTE, de mão-de-obra e material.” Dai devem ser VOCÊS a providenciar a recolha, ou a sugerir uma solução que não me traga encargos.

Terceiro ponto: "A troca direta ou devolução do montante pago pelo equipamento acontece apenas nos primeiros 15 dias..." "Quando fomos contactados pelo CACCL, decidimos, por boa fé, devolver o valor..."

Denunciei o problema no dia seguinte à receção do NVR, mas mesmo assim, no mesmo DL nº 67/2003, de 08 de Abril Artigo 4, está estipulado no nº1 “ Em caso de falta de conformidade do bem com o contrato, o consumidor tem direito a que esta seja reposta sem encargos, por meio de reparação ou de substituição, à redução adequada do preço ou à RESOLUÇÃO DO CONTRATO.” “Artigo 5 nº1 - O consumidor pode exercer os direitos previstos no artigo anterior quando a falta de conformidade se manifestar dentro de um prazo de dois ou de cinco anos a contar da entrega do bem”. Resolução essa que eu pedi desde o ponto em que percebi que vocês não tinham solução para o problema. Mesmo assim, aceitei que o equipamento fosse recolhido para reparação, mas para meu “espanto”, esse aparelho sofria do mesmo defeito.

Quarto ponto: “em NENHUM MOMENTO, quer na nossa loja quer no fabricante (Amiko) foi detetada avaria…”

Do que é que me serve um NVR que APENAS funciona nas vossas instalações e nas do fabricante!? Vocês receberam o backup das minhas configurações, e não reportaram qualquer problema com elas.

Mais desculpas porquê? Por-favor ganhem um pouco de seriedade mental e sejam profissionais. Eu iniciei esta queixa com o único propósito de incentivar a resolução do problema. Por mim, eu dou esta situação como resolvida, e não volto a colocar aqui mais nenhum comentário.

P.S. À data de publicação deste comentário, o vosso vídeo não funciona, aparecendo uma exclamação grande no vídeo. Talvez seja um problema de configuração!

3 de agosto 2018

Não temos nada a esconder até porque colocamos o histórico de e-mails todos trocados consigo nas respostas acima, para quem quiser ler e perceber realmente o que se passou.
A situação está resolvida, mesmo com todas as análises tanto do primeiro como do segundo gravador, nunca terem manifestado o problema que o Sr. Nelson reclamava.
O que temos a dizer em relação à continuação das suas acusações infundadas e não técnicas, basta ver o vídeo do link abaixo:

O nosso vídeo anula qualquer confusão assim como a suas acusações desde o 1 NVR. Para quem quiser ficar esclarecido das acusações do Sr Nelson, basta ver o nosso vídeo, usamos o gravador que esteve nas suas mãos como pode ser provado pelo SN apresentado, e podem ver o gravador trabalha na perfeição.

Se mesmo assim restar margem para dúvidas, temos o gravador em nosso poder e será enviado para uma empresa externa à Kontrolsat/Amiko para acabar com qualquer tentativa de difamação, tanto dos nossos serviços como do nosso equipamento.

A nossa empresa será sempre defendida, com provas como esta, não com acusações sem conhecimentos técnicos.

Os melhores cumprimentos
KONTROLSATELITE