Lusitaniagás Comercialização SA

Lusitaniagás - A empresa está a cobrar a taxa por falta de pagamento

Vitor A Araujo
Vitor Araujo apresentou a reclamação
12 de março 2024
a empresa está a cobrar a taxa por falta de pagamento de faturas desde outubro de 2013 até hoje, como tenho reclamado a empresa está todos os meses a fazer a nota de crédito. agora recebi um email que anexo:
Estimado Vítor Araújo,
Agradecemos desde já o seu contacto de dia 23 de fevereiro, que recebeu a nossa melhor atenção.
Na sequência da reclamação apresentada na linha de apoio comercial, referente ao pagamento das faturas associadas ao contrato de fornecimento de gás natural para a morada Av. Manuel Remígio 35 Var. Naz. A 2º D., 2450-106 Nazaré, confirmamos que a situação foi esclarecida telefonicamente em 26/02/2024.
Nesse contacto informámos que a integração dos valores em sistema, regularizadas através de referências de multibanco, poderá demorar até 72 horas úteis após o pagamento da fatura de gás natural, pelo que ao regularizar a fatura no último dia da data limite de pagamento, irá ser cobrado o encargo de atraso de pagamento.
Contudo, para evitar a cobrança do valor, sugerimos que regularize a fatura de gás natural, 2 a 3 dias úteis antes da data limite de pagamento ou em alternativa poderá aderir ao serviço de Débito Direto, um serviço que lhe permite assegurar o pagamento das suas faturas, diretamente junto do seu banco, assim como receber os valores a crédito de uma forma mais célere.
Caso verifique que o encargo de atraso de pagamento é faturado, solicitamos que entre contacto através dos seguintes meios:
Linha de Apoio Comercial: 808 502 324 (dias úteis das 9h às 21h);
E-mail: lusitaniagas@galp.com;
Balcão Digital;
Balcões de Atendimento da Lusitaniagás.
Confirmamos que o encargo de atraso de pagamento no valor de 1,25 €, refletido na fatura emitida em 05/02/2024, foi anulado, tendo sido refletido em conta corrente um crédito de igual montante.
Deste modo, o valor a crédito compensou parcialmente a fatura emitida em 05/02/2024, encontrando-se a pagamento o valor remanescente de 2,90 €, que poderá regularizar através dos seguintes dados:
Entidade: 21092
Referência: 131 659 561
Valor: 2,90 €
Data limite de pagamento: 11/03/2024
Informamos ainda que se encontra a pagamento a fatura emitida em 04/03/2024 no valor de 3,89 €, cuja 2ª via remetemos em anexo.
Para sua comodidade, poderá aderir à modalidade de pagamento Conta Certa com um valor fixo mensal durante 12 meses, através de débito em conta bancária. O valor pode ser ajustado 2 vezes por ano, sendo a data do débito mensal definido pelo Cliente.
O acordo prevê a emissão de um documento anual de ajuste a crédito ou a débito, resultante do acerto entre o total liquidado mensalmente e os valores correspondentes ao termo fixo e consumo registado através da recolha de leituras.
Encontramo-nos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional, através do email lusitaniagas@galp.com ou do número 808 502 324 (dias úteis das 9h às 21h).
Luís Alves
Lusitaniagás Comercialização

No seguimento deste email pergunto o que eu devo da fazer sabendo que: pretendo continuar a pagar as faturas por MB e continuar a ser cliente desta empresa. Pergunto se a data de ultimo dia de pagamento coincidir com o sábado, domingo ou feriado, como indica o banco de Portugal os pagamentos podem ser feitos no 1º dia útil seguinte esta empresa pode também cobrar a taxa de atraso de pagamento.
por favor informe-me o que devo de fazer.
Data de ocorrência: 12 de março 2024
Lusitaniagás
14 de março 2024
Caro Vítor Araújo,

Informamos que a situação que nos reportou foi devidamente esclarecida através de e-mail no dia 14/03/2024.

Serviço a Clientes

Gás Natural
16 de março 2024
Não percebi a resposta da empresa pois a reclamação já é a resposta ao email da empresa datado de 14 de Março de 2024. Pois é a empresa que deve de falar com o cliente, mas não é propondo outras formas de pagamento ou propondo que o cliente abdique dos meus direitos consagrados na legislação.
A resposta da empresa não responde à reclamação pois não diz que passa a consederar a data de pagamento o dia do efetivo pagamento no MB. Pois o atraso até às 72 horas é resolvido entre a empresa e a SIBS ou a entidade que gere o MB nunca com os clientes.Também não dá resposta quanto ao pagamento, que a data coincide com o feriado, sábado e domingo conforme RJSME ponto 124- i) do Decreto-lei 91/2018 de 12 de novembro. No sentido de consederar o 1° dia útil como dia de pagamento. É esta a resposta que se pretende que é como todas as outras operadoras inter-pares operam com os pagamentos através do MB. Aguardo uma resposta pela empresa de forma clara sobre o este asunto que provavelmente está a acontecer com muitos outros clientes ou se é só comigo então a coisa ainda é mais grave no meu entendimento.
31 de março 2024
Não ainda aguardo resposta da empresa, bem como da unibanco que é a empresa que serve de meio de pagamento.
14 de abril 2024
O Banco imissor do cartão de débito respondeu " os pagamentos são de imidiato comunicadas à identidade" , asim deu- razão às reclamações, de futuro as reclamações deste processo vão ser baseadas na resposta do banco que é a identidade do cartão de pagamento.
Vitor A Araujo
Vitor Araujo avaliou a marca
14 de abril 2024

Isto é um abuso de poder pela empresa. Os clientes são sempre os mais fracos.