Computadores e Serviços de Informática, S.A.
  • Especialista em computadores e serviços de informática há 24 anos.

• Rua Antero de Quental nº 351
    4455-586 Perafita
  • provedor@mbit.pt

Mbit - Encomenda indevidamente cancelada

Filipe Costa apresentou a reclamação
4 de maio 2020
No dia 9 de Abril de 2020 efectuei no site da Mbit a encomenda No. 2000106060, do produto EPSON - Escaner FF680W FastFoto, pelo valor de 449 Euro, tendo pago através de paypal.
No dia 17 de Abril recebi, da Mbit, uma mensagem, propondo reembolso, e afirmando que "o artigo entrou em rutura de stock e neste momento, devido a problemas de fornecimento por parte dos distribuidores por causa do COVID-19 ainda não temos data prevista para reposição de stock. Existe algum outro artigo que tivesse interese para se fazer troca? Caso não tenha pf indique-nos o seu Iban para ser solicitado o reembolso."
O motivo invocado (falta de disponibilidade devido "ao COVID-19") era aparentemente falso (a julgar pela informação fornecida no site), pois o produto continuava, na altura e ainda hoje, à venda e indicado como disponível:
Apenas está agora mais caro (na altura, cerca de 100 Euros mais caro; neste momento, um pouco menos).
Comuniquei então à Mbit que não aceitava este cancelamento, por o motivo não ser aparentemente verdadeiro, expliquei que as vendas online constituem um contrato de compra e venda como qualquer outro; a partir do momento em que o cliente paga preço estabelecido, e o vendedor recebe o pagamento, ambas as partes estão vinculados à transação. E que não é aceitável quebrarem o contrato apenas por entretanto terem subido o preço do produto.
Solicitei então que me enviassem uma das unidades indicadas no site como disponíveis do equipamento que adquiri, ao preço a que adquiri.
No dia 20 de Abril, recebi esta segunda resposta da Mbit:
"A Mbit inseriu uma observação na sua encomenda com referencia (2000106060).
Observação: Boa tarde, dada a impossibilidade de satisfazer a encomenda pelos motivos já explicados iremos proceder ao cancelamento da encomenda. O reembolso foi solicitado para a sua conta Paypal. Lamentamos os incómodos causados."

Entendo que este procedimento é incorrecto, deplorável até, pois estive quase duas semanas à espera de uma encomenda que depois cancelaram, com uma justificação que, a fazer fé na indicação do site, não é verdadeira (ou então insistem em manter à venda no site, indicados como disponíveis, produtos que, na realidade, não têm para venda). O produto continua no site, à venda e indicado como disponível, e com um preço que vai sendo actualizado (semanalmente, ao que parece):
Data de ocorrência: 4 de maio 2020
Mbit
5 de maio 2020
Prezado cliente,

infelizmente não foi possível satisfazer a sua encomenda devido a ruptura de stock. Dada a impossibilidade de satisfazer a encomenda, a mesma foi cancelada e o reembolso já foi devolvido para a sua conta no dia 23/04.
6 de maio 2020
Caros(a) Srs(a)
Cancelar uma encomenda depois de receber o pagamento, e fazer o cliente esperar quase duas semanas, argumentando ruptura de stock, quando mantêm o produto à venda e indicado como disponível no vosso site, e inclusive vêm sucessivamente actualizando o preço do mesmo (ainda esta semana o fizeram), é, para além gozar com a sua inteligência, uma total falta de respeito com os vossos clientes.
A única coisa aceitável que podem fazer (e a única que espero de vós), é que me enviem o produto que adquiri (uma dessas unidades que dizem ter disponível), pelo preço a que o adquiri.
Filipe Costa avaliou a marca
5 de agosto 2021

Cancelar uma encomenda depois de receber o pagamento, e fazer o cliente esperar quase duas semanas, argumentando ruptura de stock, quando mantêm o produto à venda e indicado como disponível no vosso site, e inclusive vinham sucessivamente actualizando o preço do mesmo, é, para além gozar com a sua inteligência, uma total falta de respeito com os clientes.

Cara eu tou esperando desde dia 1 de maio e ate agr nada minha encomenda eu preciso dela pra concluir meus trabalhos, meu cooler do cpu do meu pc deu o pau então ja enviei e-mails pra eles mas nunca me respondem e mesmo que pergunte se vai demorar um pouco eles não me respondem

o prazo é de 8 dias mas se não concluirem amanha ou pra semana eu abro uma reclamação