MEO

MEO - Serviço de valor acrescentado

Maria de Fátima Santos do Carmo Lopes
Maria Lopes apresentou a reclamação
24 de novembro 2015

Foi com grande admiraçãoque hoje, dia 24-11-2015, me deparei com a SMS recebida (por mero acaso, pois o cartão 4G em causa está sempre numa Pen acoplada a um router, e nunca acedo ou envio mensagens através do mesmo):
"Subscricao do servico BonecasSensuais concluida. Preco 4.99Eur/semana (IVA incl). Info: 800780297 ou clientes bonecasse 15-05-03 01:20:56 Subscricao do servic ..". No dia 9-11-2015 já havia recebido uma outra SMS idêntica que dizia: Subscrição do serviço Tu Jogas concluída. Preço 3.99 Eur/semana (IVA incl)+inf: 808102000 ou pt@vboxmobile.es,www.tujogas.mobi.
Informo que tais serviços nunca foram por mim solicitados ou subscritos! Entrei de imediato em contacto com o 1696 a solicitar esclarecimentos sobre esta questão: aí confirmaram que de facto, associado ao meu cartão, estava o referido Serviço de Valor Acrescentado! Perante a minha reclamação, disseram-me que eu deveria ter barramento de serviços de valor acrescentado e que o iriam fazer naquele momento.
Para mim não faz sentido solicitar o cancelamento de algo que não solicitei, e entendo que não tenho que lidar com nenhuma entidade que não seja apenas a MEO, que é a única com quem tenho um contrato de prestação de serviço (esse sim, realizado em termos legais, com documentação por mim assinada, inclusive com comprovativo de morada).
Isto é claramente abusivo, e manifestamente ilegal, pois não autorizei em momento nenhum a MEO, a subscrever em meu nome serviços com terceiras entidades. Mais: o simples facto de uma terceira entidade ter acesso ao número associado ao cartão SIM, um dado privado no contexto do serviço contratado, que é apenas de acesso Internet e portanto exclusivamente comunicação TCP/IP, é uma clara falha de segurança, e revela uma associação suspeita entre a MEO e estas entidades. A MEO deveria zelar pela segurança e privacidade dos seus clientes, e não utilizar estes como objecto de negócios pouco claros.

Data de ocorrência: 24 de novembro 2015
MEO
25 de novembro 2015
Bom dia Maria de Fátima Lopes.

Estamos a verificar o exposto.
Dar-lhe-emos feedback assim que possível.

Até breve,
Maria Santos