MHR - Venda de Material Informático Lda

MHR Informática - Danos em artigo / ausência de resposta a reclamação

Gil Alexandre
Gil Alexandre apresentou a reclamação
25 de janeiro 2021
No dia 16/11/2020 efectuei a encomenda de uma máquina de lavar/secar LG F4DV910H2, estando incluído o serviço de transporte e entrega do equipamento na minha morada. Recepcionei o equipamento e quando o fui retirar da embalagem verifiquei que a embalagem se encontrava externamente danificada, com o cartão rasgado e o esferovite partido, contudo a máquina aparentava não apresentar danos.
Após montagem do equipamento reparei que no canto inferior direito da máquina existia uma zona de tinta pintada à mão, por cima da pintura original da máquina. Ao limpar a máquina com um pano húmido constatei que essa tinta tinha sido usada para esconder alguns danos estéticos na pintura (vulgo zonas "arranhadas" sem tinta) facto que depois verifiquei se estender a diversas zonas do rebordo inferior do painel frontal da máquina.
Enviei de imediato (23/11/20) um e-mail para a MHR reportando a situação e demonstrando a minha insatisfação, uma vez que a existência deste tipo de danos estéticos não é de todo desejável num equipamento com custo elevado e vendido em condição de novo e não recondicionado ou em segunda mão, contudo aquilo que considero bastante grave é a intenção de quem causou os danos e obviamente os identificou, tentar deliberadamente ocultar o facto do cliente, usando para isso uma estratégia arcaica de pintar à mão os danos causados na máquina, achando que o cliente não iria reparar.
Juntamente com a reclamação anexei as fotos quer dos danos da embalagem exterior, quer da máquina, onde era perfeitamente visível a tinta usada para ocultar os danos.
Recebi resposta no dia 30/11, dizendo que deveria ter assinalado os danos na embalagem aquando da recepção da encomenda, embora a situação reportada fosse muito mais grave do que os danos exteriores na embalagem, mas que teriam feito uma exposição da situação à transportadora. Dia 08/12/2020 solicitei actualização do estado da minha reclamação, sem que tenha obtido resposta. Voltei a solicitar esclarecimentos em 06/01/2021, novamente sem qualquer resposta. Decorridos mais de 2 meses desde a minha reclamação inicial, a MHR persiste em não dar ao cliente uma satisfação sobre uma situação que considero bastante grave.
Data de ocorrência: 25 de janeiro 2021
MHR Informática
17 de fevereiro 2021
Exmos. Senhores, acusamos a receção do V/ comunicado, referente á reclamação nº53742721, do senhor Gil Dinis Lopes de Matos Alexandre, que mereceu a N/ melhor atenção.
Informamos que dada a fragilidade do processo e uma vez negadas as acusações á transportadora foi necessário escalar superiormente.
As imagens foram minuciosamente analisadas e concluímos que os danos assinalados foram provocados pela fita plástica que envolve/sela a embalagem.
Segundo as imagens enviadas existe um dano visível na embalagem, que contrariamente ao que é solicitado nas nossas condições de venda, não foi descrito á descarga. Pelo que não podemos provar que os danos existiam á descarga.
Nesta imagem é possível verificar a falta de uma parte da embalagem. (anexamos copia da guia)
A falta de cartão permite o contacto direto com as fitas plásticas que selam o equipamento. O fato da fita "rossar" diretamente na tinta, provocou o levantamento do "verniz" de acabamento da pintura, pelo que parece que a pintura foi retocada.
Desta forma, depois de analisar sob este posto de vista, esposemos a N/ opinião ao cliente e concordou que não houve omissão nem tentativa de enganar ou prejudicar o cliente.
É para a MHR extremamente importante fidelizar cada um dos nossos clientes, pelo dado a morosidade do processo a título de compensação oferecemos ao cliente mais um ano de garantia do equipamento em geral. O cliente aceitou e o processo ficou concluído.

ATENTAMENTE
mhr.pt