Administração Pública

Agrupamento de escolas poeta Joaquim Serra - Impedimento á inscriçao escolar

Ana Patricia Rodrigues Teixeira
Ana Teixeira apresentou a reclamação
4 de abril 2016

Sou mãe da Cristiana Filipa Teixeira Oliveira.

Estive a trabalhar na Escócia desde janeiro de 2015 até março de 2016. Em Junho do ano passado levei a Cristiana para lá, na expetativa de ficar lá por algum tempo, o que não se verificou porque, no inicio deste ano a empresa para a qual trabalho ofereceu-me colocação em portugal, que eu aceitei.

Colocava-se o problema de ter de transitar a Cristiana de escola.

Ela frequentou a primary class em St Charles, Paisley.
Para além da dificuldade de aprender uma lingua nova, ao fim de 6 meses, a Cristiana já respondia muito bem a tudo quanto lhe era exigido pelo programa escolar local.

Chegadas a Protugal vejo-me na eminência de a Cristiana não poder frequentar a escola, por causa do despacho normativo nº7-B/2015, alinea b, do ponto 3, do artº 5º.
Esta foi a resposta dada á pretenção que preenchi junto do agrupamento de escolas poeta Joaquim Serra a 28MAR16 e indeferida a 31MAR16 pela Profª Aurora Macau, adjunta da Diretora.
O resultado será que a Cristiana, vai perder um ano de escola e ficar em casa até ao começo do novo ano escolar!

Não dou esta questão por perdida.
A minha filha tem direito/dever a ter escola!

Não é do superior interesse da criança, que os pais garantam a sua formação?
Não é dever do estado garantir que isso aconteça?

Recorro por isso desta ferramenta, apelando ao bom senso e á ajuda, para que de alguma forma, a Cristiana possa frequentar a escola até ao final deste ano letivo.

atentamente
Ana Patricia Teixeira

Data de ocorrência: 4 de abril 2016
8 de abril 2016
Exmo. (a). Senhor(a)

Acusamos a receção da sua comunicação eletrónica, que mereceu toda a nossa atenção, e informa-se que procedemos ao envio da mensagem para a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), organismo deste Ministério cujo endereço de correio eletrónico é o seguinte: atendimento@dgeste.mec.pt.

/RC

Com os melhores cumprimentos