Administração Pública

EB1 Fernando José dos Santos - Atitude imprópria

Vanda Silva
Vanda Silva apresentou a reclamação
7 de outubro 2017

Venho por este meio expor a situação em que se encontram os meus filhos e todos os alunos na escola referida. Ha cerca de 3 anos os meus filhos entraram na escola acima referida, sendo que o desagrado iniciou passados uns meses, quando a minha filha na altura no 1o ano, comecou a chegar a casa num estado de grande stress, tendo inclusivé perdido alguns kilos. Comecei a estar mais atenta para tentar aferir o que se passava.
Pude então constatar que era alvo (não só a minha filha mas várias crianças) de diversos maus tratos verbais, num tom agressivo por parte da professora Fátima (não tenho conhdcimento do apelido), sendo que não tinhamos conhecimento de que a senhora fazia substituições ou que tinha qualquer outra função na escola. Depois de diversas reuniões na escola com as professoras a situação mantém-se de momento mais agravada, ao fim de 15 dias das aulas terem iniciado, temos conhecimento de nomes abusivos, asneiras, gritos, com meninos do 1o ano, do 2o ano e do 3o ano, que de momento ja não querem frequentar a escola com medo de maus tratos. Esta situação tem sido reportada aos respetivos pais pelos meninos, há vários anos, pelo que não se pode considerar coincidência, Reunimos 4 mães há mais de uma semana para tentar esclarecer a situação, não tendo sido dada qualquer tipo de resposta a não ser "que é uma situação interna".
Sendo que esta semana a situação piorou bastante, ao sabermos que a referida professora,se dirigiu a meninos do 1o ano e passo a citar "esta * PROIBIDO * está horrivel" (ao ver um desenho de um dos meninos) "essa miuda é uma burra" (ao perceber que uma aluna faltou por estar doente) estas situações foram comunicados por alunos aos pais individualmente.
Gostariamos assim da vossa ajuda para resolver esta situação grave, que está a deixar os nossos filhos com medo de ir á escola.
Nâo só é imperativo ver esta situacao esclarecida, como principalmente, resolvida!
A conivência de quem sabe e nada faz é igualmente condenatória pois está em causa não só a vertente pedagogica como o bem estar emocional das crianças.

Data de ocorrência: 7 de outubro 2017
12 de outubro 2017
Exmos. (as). Senhores(as)

Acusando a receção da vossa comunicação com a referência n.º 13342117 informamos que procedemos a um contacto direto com o cidadão signatário, para que através desse atendimento personalizado lhe sejam prestadas as adequadas informações e/ou orientação para os serviços competentes.

Gratos pelo vosso serviço.
MJJ/

Com os melhores cumprimentos