Administração Pública
1 ANSR 88.8
3 DGRM 84.4
Ministério da Educação23.6
Direção Geral da Educação

Ministério da Educação e da Ciência – Financiamento do ensino Artístico Especializado de Música no Conservatório de Sintra

Monica Andrade Vieira Braga
Monica Braga apresentou a reclamação
9 de setembro 2015

Na Qualidade de Encarregado de Educação e Mãe do aluno referido em epígrafe, venho por este meio expor e requerer:

A poucos dias do início do ano letivo fui confrontada com a impossibilidade de financiamento do meu educando/filha na escola de ensino artístico especializado de Música na qual a inscrevi atempadamente no regime articulado para o ano letivo 2015/2016, em virtude do corte no número de alunos financiados até então pelo Ministério que V Exas. dirigem.
Realço que estes resultados foram publicados em lista provisória no dia 27 de Agosto de 2015, ou seja, a menos de um mês da data prevista para o início das aulas, 14-21 de Setembro de 2015. Salientando que a lista final dos alunos colocados no conservatório saiu a 10 de Julho de 2015 criando toda a expectativa nos alunos que vem agora o seu sonho quebrado.

Não tendo sido apresentadas quaisquer justificações ou critérios por parte do Ministério para a supressão deste apoio, venho apresentar a minha indignação perante esta situação que considero inaceitável num país democrático. E tão contraditório é a situação de fecharem escolas no interior e demais zonas do país e depois aumentarem o financiamento artístico para estas zonas e cortarem nas metrópoles.
Estes cortes cegos, anunciados dias antes do começo das aulas, são a prova do desprezo da tutela pelos alunos e famílias que deveriam constituir a sua preocupação principal.
Infelizmente, e tal como pode verificar-se com este entre muito exemplos que tem sucedido, tal não sucede. Esta atitude demonstra desinteresse do Ministério pelas expectativas, agora frustradas, das crianças que ansiaram durante meses pelo início de um novo ciclo nas suas vidas. Devido a um ato de deslealdade política do Governo para com os seus cidadãos, tal sonho deixa agora de ser possível de concretizar. E os sonhos dos alunos, ainda crianças, morrem na praia, sem perceberem muito bem porque lhes fizeram isto, porque a ‘mim’ dizem muitos!
Por tudo o acima exposto, e enquanto encarregado de educação de uma aluna diretamente prejudicada pelo Ministério da educação e da Ciência, venho solicitar a V. Exas. que me informem dos motivos pelos quais a minha filha deixou de poder contar com o apoio financeiro público para iniciar os seus estudos musicais em regime articulado, quando eu, como mãe e encarregado de educação sempre paguei os meus impostos e só agora vou usufruir dos apoios do estado no que refere a educação, pois até a data a minha filha esteve no ensino privado. Temos tanto direito ao apoio como os demais cidadãos que pagam a tempo e horas os seus impostos para que o nosso pais possa andar em frente e sair da crise em que foi colocado a anos atrás.
Enquanto cidadão, mãe e encarregado de educação apelo à consciência de V. Exa. para que, como é de elementar justiça, seja garantido a minha filha o financiamento que lhe possibilite o acesso ao ensino de Música, cumprindo a expectativa criada no final do ano letivo passado.
Nos termos do disposto da legislação em vigor solicito resposta ao presente requerimento.
Lisboa, 9 de Setembro de 2015
O encarregado de educação
Mónica Andrade Vieira Braga

Data de ocorrência: 9 de setembro 2015
24 de setembro 2015
Exmos(as) Srs(as)

Acusamos a receção do vosso e-mail que mereceu a nossa maior atenção e informamos que o encaminhamos para o respetivo serviço, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, afim de tratar o assunto exposto.

APR/AC

24 de setembro 2015
Exmo(a) Senhor(a),
Acuso a receção do email e informo que o mesmo foi reencaminhado para análise.

Cumprimentos

TEL + 351 218 433 900 FAX + 351 218 465 785
atendimento@dgeste.mec.pt
30 de setembro 2015
Boa Tarde,

Face ao email recebido do portal da queixa indico que a Reclamação se encontra ainda no estado não resolvida.

6 de outubro 2015
Exmos (as) Srs. (as),
Em resposta ao seu e-mail que mereceu a nossa melhor atenção, informamos que a Resolução do Conselho de Ministros n.º 68/2015 – Diário da República n.º 176/2015, Série I de 2015-09-09 foi alterada através da publicação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 83/2015 - Diário da República n.º 192/2015, Série I de 2015-10-01, que autoriza a realização de despesa para apoio financeiro do Estado a estabelecimentos de ensino artístico especializado que celebrem contratos de patrocínio para os anos letivos de 2015-2016, 2016-2017 e 2017-2018.

/RC

12 de outubro 2015
Boa Tarde,

Lamento mas a minha queixa não se encontra resolvida pois não recebi até À data qualquer indicação deste entidade sobre valores finais atribuídos ao conservatório.

13 de outubro 2015
Exmos (as) Srs. (as),

MC/RC

13 de outubro 2015

Face a resposta: 'publicação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 83/2015 - Diário da República n.º 192/2015, Série I de 2015-10-01, que autoriza a realização de despesa para apoio financeiro do Estado a estabelecimentos de ensino artístico especializado que celebrem contratos de patrocínio para os anos letivos de 2015-2016, 2016-2017 e 2017-2018.' isto concretiza que o Conservatório de Sintra terá de colocar todos os meninos aceites na lista final de audições para o ensino articulado, uma vez que até instrumentos lhes foram atribuídos por terem sido aceites?
É que já estamos a um mês de aulas e nenhuma resposta temos.

Mónica Braga
14 de outubro 2015
Na resposta esqueci de mencionar o seguinte:
Como pode ser aberto vagas e concretiza-las e depois puxarem o tapete a crianças de 9 anos?
Como se atribuem bolsas e nos fazem mudar toda a nossa vida em prol dum sonho dos nossos filhos e agora vamos fazer o que?

16 de outubro 2015
Exmos(as) Srs(as),

Na sequência de e-mail anterior, mais se informa que está para breve a abertura do concurso extraordinário no âmbito do financiamento do Ensino Artístico Especializado, para o qual os estabelecimentos de Ensino Artístico Especializado se candidatam, pelo que, deverá aguardar a informação pretendida junto do estabelecimento de frequência.

APR/RC

cirep@sec-geral.mec.pt

Conhece os nossos serviços?
Boletim Informativo
Centro de Caparide