Ministério da Educação

Ministério da Educação e da Ciência - Inscrição pré-escola

PEDRO GOMES
PEDRO GOMES apresentou a reclamação
14 de agosto 2019

No próprio dia em que saíram as listagens de alunos colocados referentes ás inscrições da pré-escola na minha área de residência fui informado por parte do Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva que o meu filho, não teria sido colocado e aguardava colocação. Uma vez que tinha seleccionado como segunda opção (dado trabalhar em Caneças) escolas do Agrupamento de Caneças, tentei igualmente, no próprio dia, verificar qual o ponto de situação. Segundo o mesmo teria de aguardar até todas as listas serem afixadas e só então me poderiam dar mais informação.
Aguardei alguns dias, sem verificar qualquer alteração no Portal das Matriculas. Decidi novamente tentar obter mais informação junto do Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva, ao qual me responderam que o Processo não teria sofrido alterações e teria de aguardar....

Uma vez que tive conhecimento de que um menino, filho de um casal amigo (2 meses mais novo que o meu filho) foi colocado na Pré-escola de Caneças, estranhei esse facto e liguei para o Agrupamento de Caneças. Aquando esse contacto fui informado que o meu Educando NEM SEQUER CONSTAVA NO SISTEMA. Que provavelmente se devia ao facto, de o processo de Matricula não ter sido libertado pelo Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva e por isso se encontrava BLOQUEADO.
Liguei de imediato para o respectivo Agrupamento em Casal de Cambra, que após algumas verificações detectou o lapso cometido, pedindo desculpa pelo processo não ter sido libertado como devia ter sido feito uma vez que não tinha sido colocado em nenhuma escola do Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva.
Lamentavelmente foi isso que levou a que crianças mais novas tivessem sido colocadas e o meu filho não. O próprio Agrupamento de Escolas de Caneças nos confirmou isso, uma vez que ele não constava no Sistema, não tinham como saber que tinha prioridade perante os outros meninos que foram colocados.

​​​​​​​É de facto lamentável, quando se cumpre os prazos estipulados e todos os procedimentos impostos e mesmo assim somos penalizados por algo que não temos como intervir.

​​​​​​​Face ao exposto, subscrevo-me com o melhores cumprimentos, na expectativa de conseguir obter uma solução positiva para o problema actual ou saber como podemos resolver esta questão.

Informo que também fiz reclamação por escrito no livro de reclamações no Agrupamento de Escolas Professor Agostinho da Silva, à data de hoje. De igual-modo enviei um e-mail a reportar o exposto à Inspecção Geral da Educação e Ciência, na esperança de conseguir obter uma solução.

Data de ocorrência: 14 de agosto 2019