Serviço Nacional de Saúde

Centro Hospitalar das Caldas da Raínha - Parto traumatizante

Mara Santos Botas
Mara Botas apresentou a reclamação
22 de setembro 2017

Exmos. Srs . /ra venho por este meio apresentar o meu desagrado ,desilusão de certos funcionários no serviço nacional de saúde .
No dia 4 agosto dei entrada no hospital de caldas da rainha grávida para procederem a provocação do parto ,tudo se desenrolou normalmente durante o dia ,provocaram o parto as 11h da manha com comprimidos vaginais ,por volta das 17h começaram as contrações e pedi epidural ,a anestesia não fez efeito pois de hora a hora as contrações voltavam com muita força... as 20h da noite 3 dedos dilatação ,a 00h 3 dedos dilatação , as 3h da madrugada 5 agosto 3 dedos dilatação ,e as dores cada vez mais fortes e a epidural sem fazer efeito . a medica da equipe de serviço disse k so quando fizesse as 12 h de trabalho de parto e que iriam decidir se seria cesariana ou não . As 5h da madrugada vem o obstreta e diz que a dilatação esta feita e avanço pro bloco de parto ... começou o filme de terror ,chovia torrencialmente nessa madrugada.
Mudaram-me pra cama pra parir , meter em posição . O sr .Enfermeiro X meteu-me as mãos pela vagina a dentro e mandou-me fazer força e eu fazia força mas não tinha contrações, o sr enfermeiro x virou-se pro medico e disse ,que seria melhor irem preparar as coisas ( penso k estava a sugerir a cesariana) disse isso ao medico 2 vezes ,e o medico dizia k não ,e o enfermeiro x insistia .A criança não tinha descido pro canal estava toda ca em cima , eu estava cheia de dores .Avançaram pro parto, meteram-me em posição e mandaram-me fazer força com a contraçao .tal não aconteceu pois na hora do parto eu não tive uma única contração e disse-lhes isso ,e eles perguntaram arrogantemente se não tinha tido aulas de preparação pro parto,eu disse que não .Como o enfermeiro não conseguia veio o Dr Y. pra fazer o parto , então o cenário era o enfermeiro deitado em cima da minha barriga a fazer força ,a auxiliar a agarrar-me do outro lado e o medico em baixo ,o medico como a criança não descia foi buscar os fórceps ,cortou-me toda em baixo e enfiou-me os fórceps ,as mãos eu senti uma dor de morte,pois senti ele a enfiar os ferros ,as mãos ,senti tudo ,a epidural não fez efeito .Eu em pânico tentei fugir ,eram 3 a agarrar-me,o medico mandou fechar as portas do bloco devido aos meus gritos ,depois de ter as mãos e os ferros dentro de mim ,o medico teve de me berrar pra eu parar de gritar e fazer força ....sei que berrava pis ajudava a força vir ,e nisto senti a cabecita da bebe a passar e depoi disso foi um aliviar da dor muito rápido ,pareceu que despejei toda e senti um alivio .O medico teve de mandar um berro pra eu me calar pois eu entrei em pãnico e continuava a berrar.
Tenho 38 anos foi o meu 1 parto , e o ultimo ,pois fiquei traumatizada pro resto da minha vida .
Eu estou bem estou a recuperar bem fisicamente ,emocionalmente e mais difícil. A bebe partiram-lhe a clavícula no parto ,mas fora isso esta de saúde e uma linda princesa .
Agora eu pergunto ,não teria sido melhor e mais seguro fazerem a cesariana...?. .... Nos dias de hoje nunca pensei que houvessem médicos carniceiros a fazerem sofrer mulheres assim, infelizmente não tive tempo pra fazer um seguro de saúde atempadamente pro parto e tive de me sujeitar. Toda a minha vida sempre tive medo de ter filhos com medo do parto ,com medo de morrer no parto.... e eis que passo por um autentico pesadelo em "elm street " com freddy cruguer de serviço.... obrigado dr y o que lhe desejo e o 3 do que me fez sofrer naquela noite
No fim o dr y disse que se eu tivesse colaborado ,o enfermeiro e que tinha feito o parto, devo ter estragado os planos de sossego do dr .y Ainda por cima eu e que estava mal Mas depois dos ânimos acalmarem veio me dar-me os parabéns ,e eu a pensar que vinha pedir me desculpa
No dia a seguir já era famosa no hospital ,devido ao parto horrível ,toda gente comentava ....também sei k o medico e famoso pois e o único nos dias de hoje que consegue usar os fórceps .
Na maternidade ,so tenho é de elogiar as enfermeiras e auxiliares ,que são excelentes ,muito queridas e muito humanas ,foram 5 estrelas pra mim .
Obrigado

Data de ocorrência: 22 de setembro 2017
28 de novembro 2019

Os partos em si são dolorosos por natureza mas a hora da expulsão é sempre a pior. mas no entanto não podemos culpabilizar os medicos. se ele achasse que seria necessário a cesariana teria feito. tem de ver que o facto da expulsão ter sido dolorosa é porque é mesmo dolorosa , não é pq o médico quis que fosse doloroso. eu tive tres no hospital de Caldas da Rainha, o primeiro também foi bastante doloroso até porque tive um parto muito complicado, perdi muito sangue, levei algumas transfusoes para sair do coma que estava e no entanto não posso culpar por isso porque acontece , o primeiro filho é como a virgindade , só custa a primeira vez , dos outros dois só me posso queixar da hora da expulsão que foi o mais doloroso de tudo