Serviço Nacional de Saúde
1 ANSR 88.8
3 DGRM 84.4
Serviço Nacional de Saúde13.5
Ministério da Saúde

Centro Saúde Moita - Administrativa com indiferença antipatia e má criação para os utentes

Irina Salgado
Irina Salgado apresentou a reclamação
12 de maio 2016

No passado dia 27 Abril dirigi-me ao Centro de Saúde da Moita para fazer marcação de vacina para o meu filho. Dirigi-me ao local habitual onde costuma estar uma funcionária que trata desse assunto.
A mesma não se encontrava e no seu balcão de atendimento estava um papel a dizer para me dirigir ao atendimento geral. Ainda esperei que aparecesse a enfermeira a chamar alguma criança que estava á espera de vacinação para que me pudesse dar algum esclarecimento onde deveria marcar a vacina, visto que a mesma tardava em aparecer dirigi-me ao atendimento geral tirei a minha senha e aguardei mais de 10 números á minha frente.
Quando chega a minha vez dirijo-me á funcionária (que nem me manda sentar nas cadeiras para o efeito) disse-lhe o que pretendia depois da mesma nem bom dia me responder ou olhar nos meus olhos! A senhora prontamente empurra o boletim de vacinação do meu filho da sua secretária dizendo-me num tom e nuns modos nada amistosos que "Isto não é aqui!" "Tem que ir á enfermeira" neste instante já tinha chamado a senha seguinte e o outro utente já se encontrava sentado á frente da funcionaria! Com todo o direito que me assiste enquanto cidadã que paga os seus impostos questionei a funcionaria sobre o papel que se encontra no local de vacinação a dizer "Dirija-se ao atendimento geral" a mesma super irritada com a minha questão elevou a sua voz e repetiu que era com a enfermeira nem me olhando na cara! Visto que aquela situação estava já a desagradar-me virei costas e vim embora ao que oiço a funcionaria a dar o seu "showzinho" para os restantes utentes a dizendo que "Era o que me faltava ter que dar justificações sobre o que dizem os papeis" . Voltei a trás exigindo á mesma explicações sobra brilhante afirmação! A mesma continuou a atender o outro utente num tom de voz elevado vendo-se na sua expressão corporal uma enorme "raiva" contra a minha pessoa. Não me deu mais nenhuma justificação ignorando por completo a minha presença! Exigi á mesma respeito pela sua profissão e pelos utentes que dependem do seu atendimento sem obter nenhuma resposta mais uma vez! Todas as vezes que me dirijo ao centro de saúde observo a mesma funcionária a falar com os utentes (maioritariamente idosos) com indiferença antipatia e má criação! Desta vez cheguei ao meu limite e peço que a mesma seja sancionada de alguma forma para que repense as suas atitudes enquanto cidadã e funcionara de uma instituição pública. Desde já informo que a mesma funcionaria não se encontrava identificada como é obrigatório e vim mais tarde a saber que o seu nome é Iolanda.
Agradeço o tempo dispensado.
Atensiosamente

Data de ocorrência: 12 de maio 2016