Performance da Marca
9.5
/100
Insatisfatório
Insatisfatório
Índice de Satisfação nos últimos 12 meses.
Taxa de Resposta
3,7%
Tempo Médio de Resposta
0%
Taxa de Solução
4,3%
Média das Avaliações
30%
Taxa de Retenção de Clientes
25%
Ranking na categoria
Bilhética e Títulos de Mobilidade
1 Ubirider 82.8
2 Andante 66.5
3 VIVA 44.9
...
Navegante9.5
TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, E.M.T., S.A.
Esta é a sua empresa? Clique aqui

Navegante - Falta de cumprimento da lei

Resolvida
2/10
Susana Mendes Silva
Susana Silva apresentou a reclamação
30 de janeiro 2023
Desde setembro de 2021 que o meu cartão lisboa viva está desactivado pela TML por uma alegada dívida de alguns euros no sistema viva go, relativamente à qual nunca conseguiram apresentar prova da notificação. Apesar do cartão ter saldo, simplesmente, e sem qualquer aviso prévio, bloquearam o mesmo assim como o acesso aos meus dados no site.

O pedido de intervenção junto da Autoridade de Mobilidade e Transportes não resolveu nada.
Mas de acordo com a Lei n.º 51/2019 de 29 de julho, art. 1º, alínea h, que incluiu no elenco dos serviços públicos essenciais o serviço de transporte de passageiros, a alegada dívida já se encontra prescrita pelo que a TML deveria retirar imediatamente o meu cartão da lista negra, proceder à sua activação, e repôr os meus dados no site. Julgo que também seria curial um pedido de desculpas por todo o dano moral causado.
Esta reclamação tem um anexo privado
Data de ocorrência: 30 de janeiro 2023
Susana Silva
13 de fevereiro 2023
Continuo a aguardar uma resposta!
Susana Silva
22 de julho 2023
Continuo a aguardar a resolução deste caso e o cumprimento da lei em vigor.
Susana Silva
5 de agosto 2023
Passaram quase dois anos e ainda não tenho acesso a usar o meu cartão, aos meus dados e ao saldo que está no cartão...!
Susana Silva
3 de outubro 2023
Passaram dois anos sem poder usar o meu cartão! A Lei n.º 51/2019 de 29 de julho, art. 1º, alínea h, que incluiu no elenco dos serviços públicos essenciais o serviço de transporte de passageiros, não foi cumprida por vós. Continuo sem acesso aos meus dados pessoais e ao saldo do cartão.
Susana Silva
1 de novembro 2023
Lamentavelmente esta questão não está resolvida e ainda não tive uma resposta por parte da TML. Voltei a telefonar esta semana e não há quem me possa dar uma resposta ou uma explicação para este comportamento. Já tentei todos os meios para resolver o problema diplomaticamente e sem usar os meios legais e mas relembro que desde Setembro de 2021 que não posso usar o meu cartão ou usar o saldo que este tem (o meu dinheiro está assim retido de modo ilegal)
Vou aguardar até esta sexta-feira, dia 3 de Novembro, e se nada acontecer terei que accionar outras instâncias e entrar em litígio... Não deveria ser assim num Estado verdadeiramente democrático!
Susana Silva
15 de novembro 2023
Já se encontra prescrito o direito da TML vir cobrar valores em dívida, por terem decorrido mais de 6 meses após a data dos factos. É incompreensível a falta de resolução deste caso: uma empresa pública que não respeita a lei vigente!
Susana Silva
4 de janeiro 2024
A TML opta por ignorar a lei vigente e nem sequer responde a carta registada.
É incrível pensar que estou a lidar uma empresa pública...
Susana Silva
1 de fevereiro 2024
Dada a falta de cumprimento da lei e a não resposta da TML apesar de todas as tentativas para resolver de forma amigável, a reclamação seguiu para tribunal.
Susana Silva
8 de março 2024
A decorrer...
Susana Silva
22 de março 2024
O Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa já me enviou a proposta de acordo com a TML que revi e aceitei.
Agora aguardo o envio de um novo cartão — com a validade actualizada com o saldo que tinha na altura em que foi colocado na lista negra — e um pedido de desculpas.
Susana Mendes Silva
Susana Silva avaliou a marca
10 de abril 2024

Todo o processo demorou mais de dois anos e só consegui resolver o diferendo com a mediação do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa.

Esta reclamação foi considerada resolvida
Comentários
22 de março 2024

O Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa já me enviou a proposta de acordo com a TML que revi e aceitei.
Agora aguardo o envio de um novo cartão — com a validade actualizada com o saldo que tinha na altura em que foi colocado na lista negra — e um pedido de desculpas.

Continuo a aguardar o envio do novo cartão e do pedido de desculpas.

Já recebi, por carta registada, o pedido de desculpas e o novo cartão Navegante activo.