Bebidas - Café
Nestlé Portugal S.A.

Nespresso - Falha no débito automático da assinatura

Pedro Alves apresentou a reclamação
7 de abril 2019
A 28/02/2019 subscrevi pelo website da Nespresso a assinatura de uma máquina de café com a prestação mensal no valor de 24 euros e, atendendo às instruções disponíveis pela própria marca criei um cartão virtual MBway no valor de 25 euros para dar seguimento à encomenda. O débito da primeira prestação foi realizado sem quaisquer problemas e recebi a máquina passados alguns dias.

Volvido um mês recebo um e-mail da Nespresso a informar que não foi possível realizar o débito da segunda mensalidade. Estranhei pois haivia seguido escrupulosamente as instruções por eles disponibilizadas e havia dinheiro disponível para o pagamento não ser recusado, mas foi.

Assumi poder ter feito algo de errado aquando da criação do cartão virtual e decidi criar um novo, com especial atenção às instruções para me certificar que o fazia correctamente, no entanto, ao submeter o pedido de alteração de cartão de crédito obtinha a informação de que havia ocorrido um erro. Reportei a questão para o apoio ao cliente e fui informado que teriam alterado o número do cartão para esse último. Questionei se seria necessária mais alguma ação da minha parte, tendo sido informado pela Nespresso que não e que bastaria aguardar a análise da situação por parte da área responsável.

Aguardei uma nova tentativa de débito, sendo que passados 4 dias recebo um novo e-mail a informar que houve novamente um erro na tentativa de débito da mensalidade. Voltei a contactar o apoio ao cliente reportando a persistência da dificuldade e a solicitar dados de pagamento em multibanco, o que me foi negado na resposta que me deram invocando cláusulas contratuais e solicitando que contactasse a entidade emissora do cartão, o que me pareceu descabido uma vez que se a primeira mensalidade foi paga sem qualquer problema e não me foi comunicada qualquer alteração nas politicas de segurança da SIBS, o segundo débito deveria continuar a ser feito da mesma forma, sem qualquer problema.

Informei que iria tentar fazer a alteração do cartão de crédito para um outro, que não virtual para tentar mais uma vez que fosse feito o débito. Tentei fazer essa alteração a partir do browser no meu smartphone e, mais uma vez, obtenho a informação de que "ocorreu um erro". Tentei fazer a alteração no computador e obtenho outra messagem de erro, mais concretamente: "Pode guardar um máximo de XXX cartões de crédito. Por favor substitua ou remova um cartão."
No entanto só existe um cartão "guardado" e nem sequer tenho a opção de o remover.

Voltei a enviar um e-mail de resposta para a Nespresso a solicitar uma resolução urgente e definitiva na tarde de ontem mas ainda não obtive qualquer resposta.
Data de ocorrência: 7 de abril 2019
10 de abril 2019
Caro cliente Pedro Alves,
Permita-nos lamentar uma vez mais o sucedido e agradecer o seu feedback.
Esperamos numa próxima oportunidade ir ao encontro das suas expectativas.
Nespresso 24/7 Customer Service.
15 de abril 2019
Viva,

A situação acabou por ser resolvida em linha com o vosso serviço de atendimento utilizando um cartão de crédito físico em detrimento de um virtual (MB way) ainda que este último tenha sido utilizado sem quaisquer problemas na primeira prestação e utilizando as instruções disponibilizadas pela Nespresso tanto no website quanto via telefone.
Não tenho quaisquer questões a levantar acerca do atendimento por telefone. A pessoa em questão, cujo nome, infelizmente não recordo, foi bastante profissional, útil, diligente e disponível.

No entanto creio que caso tentasse repetir a subscrição de uma nova assinatura através do mesmo meio de pagamento conforme indicado no website da Nespresso a dificuldade iria igualmente repetir-se.

Pedro Alves.
Pedro Alves avaliou a marca
15 de abril 2019

Tal como referi na resposta à marca, não tenho qualquer reclamação a fazer acerca do apoio prestado pela representante da marca que me contactou. Embora a situação tenha sido resolvida, a dificuldade específica que foi encontrada não foi superada por parte da marca mas sim por mim, que utilizei um meio de pagamento diferente.