88.3
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Falta de apoio na resolução de enganos e AVISO

Viriato Marques
Viriato Marques apresentou a reclamação
20 de junho 2014

Há cerca de 15 dias adquiri um artigo no OLX e, dada a sua espeficidade - uma locomotiva Marklin, marca de modelos da qual existe uma grande comunidade de aficionados internacionais e honestos - e valor relativamente baixo, paguei por transferência bancária antecipada, isto é, antes de o artigo ser enviado. Contudo, o artigo não foi enviado até hoje pelo vendedor - cujo NIB corresponde a João Miguel Esteves da Silva Neto, banco BPN. Enviei vários mails, aos quais ele tem vindo a responder a alguns, e me confirmou a receção da transferência e prometeu o envio paradias atrás (o que nunca aconteceu). A reclamação em relação ao OLX tem a ver com o fato de, contactada esta empresa, não se disponibilizarem para me dar o telefone ou morada do referido senhor nem, ao menos, o contactarem no sentido de tentar resolver o problema. Ficar-lhes-ia bem e seria bom para o negócio, como é evidente. É pela garantia das aquisições, salvaguarda dos clientes e avaliação dos vendedores que sites como o eBay atingiram a dimensão que têm. Deveriam aprender esta lição e colaborar com quem utiliza os serviços OLX para comprar.

Data de ocorrência: 20 de junho 2014
OLX
23 de junho 2014
Verificámos que indica já ter contactado o OLX sobre esta situação.

No entanto, caso tenha alguma dúvida ou questão adicional sobre como proceder neste tipo de situação, e os motivos pelos que legalmente não lhe podemos dar os dados que solicita, teremos todo o gosto em esclarecê-la.

Recomendo que comece a comprar locomotivas Marklin no Ebay...podem ser mais caras...mas secalhar recebe-as

Boa noite a todos e obrigado pelos vossos comentários. Então é assim: o OLX não tem culpa nenhuma relativamente à burla que o dito senhor cometeu. O OLX é um site onde estou farto de comprar e de vender sem problema nenhum e funciona muito eficazmente. Mas funciona porque (quase) todos os anunciantes são pessoas honestas e dignas. E é por isso que acho que é do interesse do OLX varrer do site aqueles que o não são e colaborarem com os que foram enganados no sentido de resolver os seus problemas. A minha queixa em relação ao OLX é simplesmente porque não compreendo como é que não estão dispostos a ajudar a resolver o problema, porque acho que é do interesse deles também. Pela legislação em vigor, sei que não podem divulgar-me dados do senhor em questão, mas poderiam pelo menos enviar-lhe m e-mail no sentido de chamar a atenção para a sua atitude. Poderiam e deveriam, essa é que é a questão! Culpado e responsável pela burla é apenas e só o referido senhor. A minha queixa é em relação à atitude do OLX (ignorar o problema) e relativamente ao vendedor (esse sim, responsável). Notar que o pagamento à cobrança não é garantia pelas razões apontadas: pode abrir-se a caixa e estar vazia (ou qq coisa desse tipo). Ou seja: o comércio eletrónico, seja em que modelo for, pressupõe confiança e honestidade. E as entidades que o praticam ou promove, devem zelar por que assim seja. Caso contrário ficaremos circunscritos à compra e venda presencial, isto é, troca presencial de produto por dinheiro o que, dadas as caraterísticas do comércio eletrónico - abrangência geográfica e temporal - é no mínimo ridículo... Quanto ao eBay sim, funciona muito bem. Uma das razões é o feedback dos utilizadores e a vigilância que os gestores dele fazem. De tal modo que alguns vendedores pedem - discretamente - que lhes atribuam as 5* comentadas e não menos do que isso...antes de se tentar resolver qq problema que possa surgir. Há ainda a garantia do Paypall, que sempre é melhor que nada. Voltando à questão do pagamento à cobrança ou por transferência, note-se que mesmo por transferência antecipada é possível ter acesso aos dados do vendedor, desde que o banco (através do NIB), o OLX (ou outro) ... colaborem. Em qq caso serão obrigados a fornecer esses dados quando solicitados pelas autoridades o que, no meu caso, creio que virá a acontecer. Obrigado ao Portal da Queixa e a todos os que participaram neste pequeno debate.