OLX
Escolha do Consumidor
Março 2021
Escolha do Consumidor
Março 2021
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Queixa de fraude no site

Maria Lisboa apresentou a reclamação

Este caso já Vos foi colocado em mãos para análise, mas parece que, com os dados que tinham, não foram "convencidos" da minha legitimidade para fazer a queixa. Pelo que, só posso acreditar que não compreenderam o caso na sua totalidade.

Ora, passou-se o seguinte: tinha colocado à venda, no site da olx, uma máquina de fitness. Passado muito pouco tempo tive alguém interessado em comprar este objecto. O dito comprador perguntou se aceitava fazer a transferência de bens e do material através do olx. Aceitei após me enviar um "copy-paste" (falso, sei agora) do site olx, com as regras para esta transacção ser bem sucedida. Pareceu-me bem ter o certificado de segurança do olx. Assim sendo, este sujeito, após ter creditado o valor, por mim pedido, do objecto, enviou-me um link onde tinha de clicar para comprovar que a transferência, a meu favor, tinha sido feita. Assim o fiz, e, ao clicar, abre uma página que
me pede, para que a transacção seja feita, para inserir os dados do meu cartão multibanco. E deu erro. Comuniquei o sucedido ao "comprador", que estranhou a situação, e disse para experimentar clicar de novo. Aqui comecei a achar estranho e contactei o apoio técnico, por chat, do olx.

Entretanto acedo à minha conta e reparo que tinham sido debitados €'s.

No apoio técnico, após explicar o que se passava, informaram - me que tinha havido um erro no sistema e que, para ser reembolsada, deveria carregar num link. O link desta vez foi enviado pelo apoio técnico olx. Claro que também deu erro (digo-o hoje, acreditando que também o apoio técnico era esquema de fraude).
Voltei a contactar este técnico a contar o que havia sucedido mas nunca mais disse nada. Tentei outro diferente, nunca respondeu. E outro. E fiquei sem direito ao apoio do olx. Teria excedido os pedidos por dia?! Indaguei.
Parece que não se pode confiar no apoio técnico olx, é desculpem, mas já corri tudo, e não há uma palavra no site olx que nos alerte para este problema...gravei todas as conversas, que aliás estão incluídas no processo de queixa feito à polícia.
06 abr 2021
OLX adicionou uma resposta

Olá, Maria Lisboa.
Agradecemos o seu contacto referente à reclamação #58104121 (2021-04-06).

Até já,
A equipa OLX.

09 abr 2021
OLX adicionou uma resposta

Olá, Maria Lisboa.

Agradeço o seu contacto.

Como indicado no contacto que teve com a nossa equipa com o registo nrº 677499, temos conhecimento que esta situação é referente a casos que usam o nome do OLX indevidamente para cometer irregularidades, sendo que, os pagamentos não são realizados ao OLX, mas sim, diretamente aos utilizadores.

O serviço "Entregas OLX", é realizado em parceria com os CTT, e as notificações oficiais, são enviadas através dos emails:

noreply@olx.pt ou noreply@ctt.pt, e caso tenha alguma dúvida, poderá ainda, verificar de como funciona o estas situações irregulares clicando no link https://help.olx.pt/hc/pt/articles/360002774138-O-que-%C3%A9-phishing.

Para mais informações sobre o serviço de entregas OLX poderá consultar a seguinte página: https://www.olx.pt/lp/entregas-olx/.

Uma vez apresentada a queixa as autoridades vão investigar todo o processo de forma a que legalmente consigam ajudar na resolução desta situação.

Tudo o que seja necessário de informação durante o decorrer da queixa, devido à proteção de dados, não lhe podemos facultar, serão sempre fornecidas essas informações ao tribunal ou polícia, quando solicitadas pelas mesmas formalmente.

Agradecemos o seu contacto, e, sempre que tenha algumas dúvidas, não hesite em contactar-nos.

Até já!
Equipa OLX.

09 abr 2021
OLX alterou o estado para Resolvida