88.3
OLX Portugal SA
    Aqui vais encontrar de tudo. Vá, quase tudo.

• Edificio Atrium Saldanha,
    Praça Duque de Saldanha, 1 - 3º Piso
    Fracção H

OLX - Vítima de engano

Isabel Sousa
Isabel Sousa apresentou a reclamação
12 de fevereiro 2019

No passado dia 9 de fevereiro, pelas 00:22, entrei em contacto com uma vendedora através da minha conta OLX. Através do sistema de mensagem do portal, coloquei algumas questões sobre o preço e estado do produto.
O produto em causa era um telemóvel da marca iPhone, modelo 8 Plus, pelo preço de 200€. Questionei a razão da venda do produto por um valor tão baixo e a vendedora referiu tratar-se de uma necessidade financeira urgente. Ainda neste contacto trocámos os nossos números de telemóvel. Combinei voltar ao contacto ao início da manhã seguinte.
Pelas 07:50 fui contactada pela vendedora, agora por telemóvel, que insistiu na urgência em dar seguimento à venda. Pedi um comprovativo da fatura mas foi recusado por alegar ter o NIF que não queria divulgar antes de finalizar a venda. Combinámos então que enviaria imagem da fatura e comprovativo de envio pela transportadora depois de pagar metade do valor. Ficou ainda combinado que o pagamento seria realizado pelo sistema MBWAY e enviei por SMS a minha morada postal.
Procedi ao pagamento de 100€ através do meu MBWAY, pelas 08:13h, e fiquei a aguardar novo contacto da vendedora que iria proceder ao envio do produto de imediato.
Passados alguns minutos tentei contactar a vendedora que não atendeu. Após várias insistências e não tendo conseguido contacto comecei a apreceber-me que tinha sido vítimia de uma burla.
Voltei ao site olx.pt para verificar os produtos dessa vendedora e todos eles estavam no estado "inativo", sem possibilidade de entrar em contacto pela plataforma.

No dia 10 de fevereiro, um pouco depois da meia noite, encontrei outra vendedora no olx.pt, chamada Maria Pires, de Bragança, com exatamente os mesmo anúncios, em que alguns produtos, inclusive o iPhone 8 plus, se encontravam com o mesmo preço e descrição.
Pouco depois de estes novos anúncios terem sido colocados na plataforma OLX recebi um SMS a dizer que o telemóvel já se encontrava ligado (na sequência da minhas tentativas de contacto estando o telemóvel desligado).
Entrei em contacto, por mensagem OLX, em relação a um desses produtos. O discurso usado foi o mesmo que teve no dia anterior, com a mesma justificação da necessidade financeira urgente. Referiu que só aceitava pagamentos através de MBWAY. Estes produtos ficaram inativos na manhã seguinte.

Data de ocorrência: 12 de fevereiro 2019
OLX
12 de fevereiro 2019
Olá, Isabel Sousa.

Lamentamos desde já a situação ocorrida. Garantimos que internamente a já tomamos as devidas ações para que este tipo de situações não se volte a repetir.

Sugerimos-lhe duas alternativas: como nos indica que efectuou metade do pagamento através de MbWay, sugerimos que analise junto da respectiva entidade qual a possibilidade de reaver o valor pago.

Caso a situação não se resolva recomendamos que apresente uma queixa formal (PSP ou GNR) junto das autoridades.

Asseguramos que estamos totalmente disponíveis para colaborar em qualquer investigação decorrente, sendo que qualquer tipo de dados só pode ser facultado após requisição das autoridades policiais.

Estamos disponíveis para mais informações ou esclarecimentos através do nosso Formulário de contacto ou através da nossa linha através do número: 210 738 068*, onde a nossa equipa o poderá ajudar.

Horário de funcionamento: Dias úteis das 09h às 19h.

Até Já

A Equipa do OLX