PCDIGA

PCDiga - Péssima Assistencia Técnica

Tiago Santos
Tiago Santos apresentou a reclamação
11 de julho 2018

Venho por este meio reclamar a assistência Técnica da empresa PCDiga. Acontece que comprei a esta loja um primeiro computador portátil, HP Pavilion 15-ck011np, no valor de 799€, porém teve de ser analisado poucos dias depois pela PCDiga uma vez que apresentava ecrãs azuis, situação esta que acontecia muito frequentemente. Após não conseguirem resolver o problema, atribuíram-me uma nota de crédito com o valor do PC. Como pretendia um computador daquele modelo e uma vez que os técnicos da PCDiga referiram que se tratava de uma situação singular, voltei a adquirir um PC igual, porém apresentou o mesmo problema técnico, além de ter uma marca estética profunda na moldura do ecrã, e a PCDiga, a meu pedido, já que eu queria tentar uma última vez, trocou-me o PC por outro do mesmo modelo. Neste último PC o ecrã azul só apareceu 9 dias depois de receber o computador mas, além dos ecrã azuis, notava-se que, quando fechava a maioria das aplicações, como por exemplo o Google Chrome ou o Word, permanecia no ecrã uma sombra negra durante um período de 1 a 2 segundos. Assim, reportei a situação à PCDiga e o computador foi enviado para os serviços de reparação. À chegada aos serviços de reparação, enviaram-me um mail a contestar uma falha de tinta com cerca de 3 a 4 mm, numa aresta do PC, na parte traseira, junto à dobradiça e ainda uma ligeira "picada" junto ao DC-in, algo extremamente ligeiro. Nesse momento, informei que o PC já tinha estas marcas quando chegou até mim mas não as reportei uma vez que as considerei insignificantes e estavam em locais muito pouco visíveis. Posto isto, percebi que não iriam proceder à atribuição de uma nota de crédito, mas esperava que no mínimo reparassem o computador e o enviassem sem problemas técnicos. Mas não aconteceu, enviaram-me o PC com os mesmos problemas, já que não efetuaram qualquer intervenção técnica, informaram que não tinham detetado qualquer anomalia com o equipamento e apresentaram como solução das sombras negras predefinir para todos os programas o uso da placa gráfica de alto desempenho, o que é totalmente descabido. Uma vez que a PCDiga não quer solucionar o problema e não é normal ter este tipo de falhas com um PC novo e com um hardware de elevada qualidade, resolvi contactar a assistência técnica da HP. Assim, o fabricante, a HP, explicou-me que se tratava de uma questão relacionada com os DPI's e com o Refresh do ecrã, pelo que não fazia qualquer sentido a PCDiga aconselhar a definir a utilização da placa gráfica de alto desempenho para todos os programas. Para concluir, quero com isto apresentar o meu profundo desagrado com a PCDiga, uma vez que não procederam à atribuição da nota de credito por razões pouco relevantes e pelas quais não sou responsável, já que sempre usei o PC com bastante cuidado e nunca o danifiquei, além de não me terem reparado o PC nem me terem apresentado qualquer solução correta a fim de suspender os problemas técnicos do PC. Aguardo agora para que não voltem a aparecer ecrãs azuis e que as sombras no ecrã deixem de ser exibidas.

Data de ocorrência: 11 de julho 2018
PCDIGA
24 de julho 2018
Exmo. Sr. Tiago Manuel Pinho dos Santos,

Agradecemos o tempo que aguardou pela nossa resposta por esta via.

Relativamente à situação exposta, serve o presente meio para informar que o equipamento adquirido, respectivamente registado no nosso documento vinculativo FT Nº 1815019672 de 28.05.2018 (Portátil HP Pavilion Notebook 15-ck011np 15.6" – S/N: 5CD80208C1) deu entrada nos nossos serviços no dia 11 de Junho identificado com o RMA #3462.

Após inerente inspecção visual foram detectas incongruências, ficando o processo automaticamente condicionado e classificado com não conformidade. O termo não conformidade retrata o estado do artigo à chegada dos nossos serviços, cuja descrição poderá ser encontrada nas respectivas comunicações anteriores e novamente em anexo.

Neste caso em particular, não só não foi detectado um defeito de fabrico nos nossos serviços utilizando os testes disponibilizados pelo fabricante, como o artigo não se encontrava na condição original de venda. É importante referir que é impreterível que o artigo esteja rigorosamente novo (em perfeita condição), com todos os acessórios imaculados, completo e sem qualquer tipo de dano/marca para que possamos dar continuidade ao processo de troca (no período de 14 dias).
Caso contrário, e assim se justifique, o artigo terá sempre de seguir os trâmites normais no âmbito da activação de garantia junto do fabricante/centro técnico autorizado.

Após contactarmos o fabricante HP, onde foi exposta toda a situação inerente a este processo, foi-nos indicado e confirmado por fonte oficial que não existe registo de qualquer situação dessas mesmas sombras tratarem-se de um defeito anómalo de fabrico, sendo algo que poderá ser regularizado com futuras atualizações disponibilizadas pelo fabricante ou por terceiros.

Conforme já referido, e de forma a minimizar o comportamento descrito, poderá utilizar a placa gráfica de alto desempenho, ou desativar a opção especificada no sistema operativo Windows “Animar janelas ao minimizar e maximizar”, sendo que qualquer outra solução e/ou configuração teria de ser fornecida pelo fabricante.

É de salientar também que, em todas as comunicações registadas entre PCDIGA e fabricante, nunca foi fornecido pelo mesmo qualquer resolução para essa ocorrência, não sendo assim possível atender ao seu pedido pelos motivos supra mencionados.

Grato pela atenção dispensada.