Portal do Cidadão

Portal do Cidadão - Cartão de cidadão em tempo de pandemia

manuela.af
manuela.af apresentou a reclamação
10 de julho 2020
O meu cartão de cidadão (CC) caducou em maio de 2020, tendo feito a renovação online. Já recebi a carta com os códigos, mas a 1ª data disponível para levantamento é em setembro. Como o meu filho, de 20 anos, agendou a renovação do CC dele, para dia 14 de julho, para o mesmo local onde deverei levantar o meu CC, procurei obter informação se o meu filho poderia levantar o meu CC. Após ligar para vários números e depois de longa espera, consegui ser atendida no nº 210990111, que tinha um problema na linha tornando praticamente impossível ouvir o meu interlocutor. Tive de elaborar as questões de forma a ouvir apenas Sim ou Não, incluindo “Onde posso reclamar”. Uma aventura! Pelo que consegui perceber, o CC que caducou, apenas é válido em Portugal, mesmo neste tempo “excecional” e mesmo não estando escrita essa informação nas mensagens que aparecem nos vários sites da Ad. Pública “Os cartões de cidadão expirados a partir de 24 de fevereiro continuam válidos até 30 de outubro. Após 30 de outubro, só são considerados válidos se o titular tiver agendado a sua renovação.” Além disso, a renovação online só permite o levantamento pelo titular e não há forma de antecipar o levantamento. Contudo, quando renovei o cartão, nenhum dos sites tinha explícita as limitações da renovação online, nem que os comprovativos de renovação não eram válidos dentro da Europa, no atual momento excecional em que vivemos.
Como a Ad. Pública online tinha de colocar a cereja no topo do bolo, acedi ao livro amarelo para reclamar e no 4º passo "Validar" dá sempre erro.
Acho lamentável que a informação digital e o atendimento online, dos cidadãos, seja tão ineficiente. Excesso de sites para, pouco usáveis e acessíveis, com a mesma informação e nenhuma refere que a validade excecional é apenas em território nacional e que a renovação online obriga ao levantamento exclusivo pelo titular: https://justica.gov.pt/Servicos/Renovar-online-o-Cartao-de-Cidadao | https://www.autenticacao.gov.pt/cartao-cidadao/pedir-renovar-cancelar | https://eportugal.gov.pt/servicos/renovar-o-cartao-de-cidadao | https://agendamento.irn.mj.pt/steps/step1.php
Data de ocorrência: 10 de julho 2020
manuela.af