RNA – Rede Nacional de Assistência
RNA – Rede Nacional de Assistência Marca Recomendada
RNA - Rede Nacional de Assistência, S.A.
  • A RNA é uma empresa vocacionada para a prestação de serviços de assistência a pessoas e bens nas suas mais variadas vertentes. Oferece soluções personalizadas ao mercado segurador e corporate com inovação, qualidade, diferenciação e sobretudo demonstrando uma grande preocupação com o seu cliente.
    Apoiada num vasto conjunto de meios onde se incluem redes convencionadas, nacionais e internacionais, uma equipa com profunda experiência, aliada a um moderno e dinâmico sistema de informação e comunicação, tornam a RNA uma referência no mercado de Assistência, disponível 24h/dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano em Portugal ou qualquer parte do mundo.

Seja qual for o imprevisto, o nosso objetivo é ajudar aqueles que de nós mais precisam!

Aconteça o que acontecer, estamos lá! É o nosso lema.

• Alameda Fernão Lopes, 16, 6º
    Miraflores
    1495-190 Algés
  • comercial@rna.com.pt

RNA – Rede Nacional de Assistência - Tratamento sem reembolso e ocultação de condições gerais

João Santos apresentou a reclamação
13 de dezembro 2022
Como cliente das rações Barkyn, propuseram-me a realizar seguro à minha cadela Mali, de raça Pug, através do seguro Barkyn, em parceria com a RNA seguros.
O formulário de adesão foi feito online através do site no dia 07/07/2022, sob gestão da Barkyn.
Transferi a Mali para a Clínica Veterinária Quinta do Covelo, devido ao protocolo (verificado no site da Barkyn), onde constava a lista de hospitais e clinicas protocolados.
No dia 15/09 a Barkyn comunica que a gestão passa a ser feita pela RNA Seguros a partir de 01/10, obrigando a assinar nova proposta de adesão que envio em anexo.
Não enviaram as condições gerais no seguro, apenas a proposta e documento com informação do que incluía a apólice. Tudo isto tratado por e-mail.
Paguei o trimestre e segui normalmente.
No passado dia 10/11 a Mali acordou a vomitar constantemente e com cariz muito baixo. Ligámos para a Clínica onde é acompanhada e indicaram-nos que poderia ter engolido algum objeto e que seria necessário encaminhá-la para um hospital onde pudesse ser observada e tratada, e que a Clinica não tinha forma de assegurar o tratamento da Mali. Recomendaram o Hospital Veterinário Montenegro, onde era acompanhada antigamente. Face à agonia da Mali, tentámos contactar a RNA seguros e a chamada não foi atendida. Entrámos no site da RNA seguros para ver os protocolos e não encontrámos qualquer informação. Voltámos a ir ao site da Barkyn que já não tinha informação dos protocolos por ter perdido a gestão do seguro.
Face ao mau estar e risco de vida da Mali, deslocamo-nos então ao hospital mais próximo. E o resultado foi que a Mali engoliu um objeto de elevadas proporções e apesar de terem tentando induzir o vómito, teve de ser sujeita a uma endoscopia. O resultado do tratamento foi muito positivo, e a conta ascendeu dos 600 euros.
Voltei a contactar o apoio ao cliente da RNA seguros para perceber se o hospital estava ao abrigo dos hospitais protocolados, e de facto não estava. Confirmei que na proposta de adesão e apólice não constava nenhuma exclusão fora da rede e então solicitei reembolso, conforme foi sugestão da gestora de atendimento da RNA.
As respostas foram de negação e enviaram-me as condições gerais que não tinham enviado por e-mail no momento da transferência de gestão da Barkyn para RNA seguros.
Realçaram a cláusula 5 dessas mesmas condições, onde continua a não ser claro que não existe reembolso fora da rede de parceiros, como acontece com outros seguros, onde o reembolso é feito à posteriori.
Reforço ainda que a Mali estava em agonia e a clinica onde era acompanhada não tinha forma de a tratar, correndo risco de vida.
Consideramos uma falta de transparência da seguradora, que não encaminhou as condições gerais aquando da transferência de gestão do seguro e não tem razão face às cláusulas que constam nessas condições gerais, que só recebi após manifestar o pedido de reembolso do tratamento da Mali. A rede de parceiros não foi facultada em momento algum para consulta – não consta no site nem sequer foi enviada a lista por e-mail.
Em anexo remeto as condições gerais que enviaram no dia 23/11, após a minha reclamação. Envio também, conforme já referido, a proposta de adesão e apólice. Envio também a fatura da Mali, emitida pelo hospital onde foi felizmente tratada.

Caso seja necessário, poderei fazer de prova de todos os e-mails enviados pela RNA seguros.

Obrigado.
Data de ocorrência: 10 de novembro 2022
Bom dia estimado João,

A apólice Barkin contratada por V. Exa é uma apólice que permite o acesso `a rede ANIMADOMUS, conforme expresso em toda a documentação, nomeadamente nas condições particulares que tem em seu poder.
O acesso à rede faculta um conjunto de actos médicos veterinários a preços convencionados, não existindo lugar a qualquer tipo de reembolso de outros prestadores fora da rede.
Reforço que o seguro contratado é um seguro de acesso e não de reembolso, a factura remetida não identifica a pessoa segura, mas sim um terceiro o qual desconhecemos.
Departamento jurídico
14 de dezembro 2022

A documentação com as condições gerais do seguro foi ocultada pela RNA, conforme troca de e-mails enviada já para a ASF, sendo uma prática ilegal de transparência no vosso serviço.

A fatura é do meu cônjuge, pelo microship e pelo nome da cadela, conseguem confirmar que é o animal segurado. No entanto posso sempre pedir retificação com o meu nome.

A clinica onde é a Mali é seguida, com o vosso protocolo, não tinha forma de a tratar. E procurei no vosso site a lista de protocolos e não tinhamos acesso aos mesmos, por não existerem nem terem sido comunicados.

Lamentável todo este vosso serviço e apoio ao cliente.
Estimado conforme informado em comunicações anteriores, o seguro é de acesso a condições especiais, e não de reembolso. O senhor tem em seu poder as condições da apólice contratada, poderá consultar e comprovar a indicação remetida por diversas vezes.

A RNA pauta-se por um serviço de proximidade e de informação clara e esclarecedora .

Departamento jurídico
16 de janeiro 2023

A informação esclarecedora e transparente que vocês indicam só chegou quando reclamei o reembolso das despesas. Entretanto expus a situação à ASF pela prática pouco transparente onde ocultam os dados essenciais das condições do seguro.

Reforço ainda que nem essas condições são claras quanto ao reembolso fora da rede.

Lamentável todo o vosso serviço e apoio.
16 de janeiro 2023
Continuam sem responder à transparência, dado que as condições do seguro só foram enviadas após contratação do mesmo e essas mesmas condições não são claras para fora da rede, não excluindo.
Estimado Cliente,

As condições contratuais são entregues e explicadas no momento da contratação, sendo de leitura simples e acessível.
Departamento Juridico
17 de janeiro 2023
A informação não foi enviada no momento do contrato, enviado só a proposta com as clausulas gerais.
17 de janeiro 2023
Aguardo que façam prova de que enviaram as condições gerais do seguro antes da sua contratação. Tenho provas em como apenas enviaram-me a proposta de seguro com as clausulas e sem exclusão em parceiros em fora da rede. Continuam a mentir, e isto é punível pela lei.
Estimado cliente,

As condições gerais são entregues no exacto momento da contratação, reiteramos as comunicações efectuadas anteriormente, verifique junto dos documentos entregues.
Departamento Jurídico
13 de fevereiro 2023

As condições gerais não foram enviadas conforme e-mails que tenho e que comprovam isso. Estão a mentir deliberadamente.
João Santos avaliou a marca
20 de fevereiro 2023

Respostas que não respondem à falha tremenda da RNA.